AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
DOI: | 10.14295/rds.v23i2.13284 |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13284 |
Resumo: | Este trabalho diz respeito a uma proposta investigativa e interativa que ocorreu em uma Brinquedoteca Hospitalar de uma instituição de Ensino Superior do sul do Brasil antes da pandemia de COVID-19. A proposta teve a participação de estudantes dos Cursos de Pedagogia e Terapia Ocupacional e de profissionais vinculados ao hospital, tendo sido mediada pelos professores da instituição. O objetivo foi explorar ações formativas, interativas e lúdicas a partir do brincar/jogar, considerando o contexto daquele espaço limitado e de isolamento das crianças. Metodologicamente, o estudo possui aproximações com uma pesquisa-ação e foi organizado a partir dos dados coletados no espaço da pesquisa, com depoimentos e observações. Quanto aos resultados, percebeu-se a necessidade de avançar no que diz respeito às questões formativas, interativas e lúdicas. Além disso, as limitações de espaço e isolamento, impostas pelo contexto hospitalar, contribuíram para reflexões sobre o papel do brincar/jogar em espaços não formais de ensino. |
id |
FURG-12_ce0b0e5ce6a3c7e56fcab72a009b6583 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/13284 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
spelling |
AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAREste trabalho diz respeito a uma proposta investigativa e interativa que ocorreu em uma Brinquedoteca Hospitalar de uma instituição de Ensino Superior do sul do Brasil antes da pandemia de COVID-19. A proposta teve a participação de estudantes dos Cursos de Pedagogia e Terapia Ocupacional e de profissionais vinculados ao hospital, tendo sido mediada pelos professores da instituição. O objetivo foi explorar ações formativas, interativas e lúdicas a partir do brincar/jogar, considerando o contexto daquele espaço limitado e de isolamento das crianças. Metodologicamente, o estudo possui aproximações com uma pesquisa-ação e foi organizado a partir dos dados coletados no espaço da pesquisa, com depoimentos e observações. Quanto aos resultados, percebeu-se a necessidade de avançar no que diz respeito às questões formativas, interativas e lúdicas. Além disso, as limitações de espaço e isolamento, impostas pelo contexto hospitalar, contribuíram para reflexões sobre o papel do brincar/jogar em espaços não formais de ensino.Lepidus2022-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1328410.14295/rds.v23i2.13284Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 2 (2021): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS MODALIDADES REMOTAS E HÍBRIDAS: DISCUSSÕES, SITUAÇÕES POLÍTICAS, IMPLICAÇÕES E EFEITOS CURRICULARES; 169-1811809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13284/9508Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNeuenfeldt, Adriano EdoSchuck, Rogério JoséOliveira, Waléria Fortes DeRodrigues, Ariane Wollenhoupt Da Luz2024-02-22T22:45:22Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/13284Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:45:22Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR |
title |
AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR |
spellingShingle |
AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR Neuenfeldt, Adriano Edo Neuenfeldt, Adriano Edo |
title_short |
AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR |
title_full |
AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR |
title_fullStr |
AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR |
title_full_unstemmed |
AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR |
title_sort |
AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR |
author |
Neuenfeldt, Adriano Edo |
author_facet |
Neuenfeldt, Adriano Edo Neuenfeldt, Adriano Edo Schuck, Rogério José Oliveira, Waléria Fortes De Rodrigues, Ariane Wollenhoupt Da Luz Schuck, Rogério José Oliveira, Waléria Fortes De Rodrigues, Ariane Wollenhoupt Da Luz |
author_role |
author |
author2 |
Schuck, Rogério José Oliveira, Waléria Fortes De Rodrigues, Ariane Wollenhoupt Da Luz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neuenfeldt, Adriano Edo Schuck, Rogério José Oliveira, Waléria Fortes De Rodrigues, Ariane Wollenhoupt Da Luz |
description |
Este trabalho diz respeito a uma proposta investigativa e interativa que ocorreu em uma Brinquedoteca Hospitalar de uma instituição de Ensino Superior do sul do Brasil antes da pandemia de COVID-19. A proposta teve a participação de estudantes dos Cursos de Pedagogia e Terapia Ocupacional e de profissionais vinculados ao hospital, tendo sido mediada pelos professores da instituição. O objetivo foi explorar ações formativas, interativas e lúdicas a partir do brincar/jogar, considerando o contexto daquele espaço limitado e de isolamento das crianças. Metodologicamente, o estudo possui aproximações com uma pesquisa-ação e foi organizado a partir dos dados coletados no espaço da pesquisa, com depoimentos e observações. Quanto aos resultados, percebeu-se a necessidade de avançar no que diz respeito às questões formativas, interativas e lúdicas. Além disso, as limitações de espaço e isolamento, impostas pelo contexto hospitalar, contribuíram para reflexões sobre o papel do brincar/jogar em espaços não formais de ensino. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13284 10.14295/rds.v23i2.13284 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13284 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v23i2.13284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13284/9508 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 2 (2021): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS MODALIDADES REMOTAS E HÍBRIDAS: DISCUSSÕES, SITUAÇÕES POLÍTICAS, IMPLICAÇÕES E EFEITOS CURRICULARES; 169-181 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1822181980032204800 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/rds.v23i2.13284 |