AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neuenfeldt, Adriano Edo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Schuck, Rogério José, Oliveira, Waléria Fortes De, Rodrigues, Ariane Wollenhoupt Da Luz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
DOI: 10.14295/rds.v23i2.13284
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13284
Resumo: Este trabalho diz respeito a uma proposta investigativa e interativa que ocorreu em uma Brinquedoteca Hospitalar de uma instituição de Ensino Superior do sul do Brasil antes da pandemia de COVID-19. A proposta teve a participação de estudantes dos Cursos de Pedagogia e Terapia Ocupacional e de profissionais vinculados ao hospital, tendo sido mediada pelos professores da instituição. O objetivo foi explorar ações formativas, interativas e lúdicas a partir do brincar/jogar, considerando o contexto daquele espaço limitado e de isolamento das crianças. Metodologicamente, o estudo possui aproximações com uma pesquisa-ação e foi organizado a partir dos dados coletados no espaço da pesquisa, com depoimentos e observações. Quanto aos resultados, percebeu-se a necessidade de avançar no que diz respeito às questões formativas, interativas e lúdicas. Além disso, as limitações de espaço e isolamento, impostas pelo contexto hospitalar, contribuíram para reflexões sobre o papel do brincar/jogar em espaços não formais de ensino.
id FURG-12_ce0b0e5ce6a3c7e56fcab72a009b6583
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/13284
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
spelling AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAREste trabalho diz respeito a uma proposta investigativa e interativa que ocorreu em uma Brinquedoteca Hospitalar de uma instituição de Ensino Superior do sul do Brasil antes da pandemia de COVID-19. A proposta teve a participação de estudantes dos Cursos de Pedagogia e Terapia Ocupacional e de profissionais vinculados ao hospital, tendo sido mediada pelos professores da instituição. O objetivo foi explorar ações formativas, interativas e lúdicas a partir do brincar/jogar, considerando o contexto daquele espaço limitado e de isolamento das crianças. Metodologicamente, o estudo possui aproximações com uma pesquisa-ação e foi organizado a partir dos dados coletados no espaço da pesquisa, com depoimentos e observações. Quanto aos resultados, percebeu-se a necessidade de avançar no que diz respeito às questões formativas, interativas e lúdicas. Além disso, as limitações de espaço e isolamento, impostas pelo contexto hospitalar, contribuíram para reflexões sobre o papel do brincar/jogar em espaços não formais de ensino.Lepidus2022-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1328410.14295/rds.v23i2.13284Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 2 (2021): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS MODALIDADES REMOTAS E HÍBRIDAS: DISCUSSÕES, SITUAÇÕES POLÍTICAS, IMPLICAÇÕES E EFEITOS CURRICULARES; 169-1811809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13284/9508Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNeuenfeldt, Adriano EdoSchuck, Rogério JoséOliveira, Waléria Fortes DeRodrigues, Ariane Wollenhoupt Da Luz2024-02-22T22:45:22Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/13284Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:45:22Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
title AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
spellingShingle AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
Neuenfeldt, Adriano Edo
Neuenfeldt, Adriano Edo
title_short AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
title_full AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
title_fullStr AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
title_full_unstemmed AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
title_sort AS CRIANÇAS BRINCAM QUANDO ESTÃO HOSPITALIZADAS? : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
author Neuenfeldt, Adriano Edo
author_facet Neuenfeldt, Adriano Edo
Neuenfeldt, Adriano Edo
Schuck, Rogério José
Oliveira, Waléria Fortes De
Rodrigues, Ariane Wollenhoupt Da Luz
Schuck, Rogério José
Oliveira, Waléria Fortes De
Rodrigues, Ariane Wollenhoupt Da Luz
author_role author
author2 Schuck, Rogério José
Oliveira, Waléria Fortes De
Rodrigues, Ariane Wollenhoupt Da Luz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neuenfeldt, Adriano Edo
Schuck, Rogério José
Oliveira, Waléria Fortes De
Rodrigues, Ariane Wollenhoupt Da Luz
description Este trabalho diz respeito a uma proposta investigativa e interativa que ocorreu em uma Brinquedoteca Hospitalar de uma instituição de Ensino Superior do sul do Brasil antes da pandemia de COVID-19. A proposta teve a participação de estudantes dos Cursos de Pedagogia e Terapia Ocupacional e de profissionais vinculados ao hospital, tendo sido mediada pelos professores da instituição. O objetivo foi explorar ações formativas, interativas e lúdicas a partir do brincar/jogar, considerando o contexto daquele espaço limitado e de isolamento das crianças. Metodologicamente, o estudo possui aproximações com uma pesquisa-ação e foi organizado a partir dos dados coletados no espaço da pesquisa, com depoimentos e observações. Quanto aos resultados, percebeu-se a necessidade de avançar no que diz respeito às questões formativas, interativas e lúdicas. Além disso, as limitações de espaço e isolamento, impostas pelo contexto hospitalar, contribuíram para reflexões sobre o papel do brincar/jogar em espaços não formais de ensino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13284
10.14295/rds.v23i2.13284
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13284
identifier_str_mv 10.14295/rds.v23i2.13284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13284/9508
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 2 (2021): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS MODALIDADES REMOTAS E HÍBRIDAS: DISCUSSÕES, SITUAÇÕES POLÍTICAS, IMPLICAÇÕES E EFEITOS CURRICULARES; 169-181
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1822181980032204800
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/rds.v23i2.13284