PERSPECTIVAS DE PROFESSORES ESPECIALISTAS SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cesar de Lucca Junior, Julio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nunes Souto Ramos, Glauco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12849
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi analisar as perspectivas de docentes de Educação Física sobre o ensino deste componente curricular na educação infantil da rede municipal de ensino de São Carlos/SP. A pesquisa qualitativa utilizou, como instrumentos de coleta de informações, questionário e entrevista semiestruturada com professores de Educação Física que ministravam aulas na educação infantil na rede pública em questão. Os dados foram analisados qualitativamente e através deles observamos que a Educação Física na educação infantil no município pesquisado apresenta distintos modos de ensinar e que, apesar de os professores assinalarem o preparo para a docência, percebemos por parte de alguns deles a falta de clareza ao distinguir e conceituar elementos essenciais para esse exercício. Destacamos a relevância de estudos desta natureza em prol de melhor circunscrever e potencializar as características do ensino da Educação Física na educação infantil.
id FURG-12_cffd7db5b61e66566c2219515108fd5d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/12849
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling PERSPECTIVAS DE PROFESSORES ESPECIALISTAS SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTILO objetivo do presente trabalho foi analisar as perspectivas de docentes de Educação Física sobre o ensino deste componente curricular na educação infantil da rede municipal de ensino de São Carlos/SP. A pesquisa qualitativa utilizou, como instrumentos de coleta de informações, questionário e entrevista semiestruturada com professores de Educação Física que ministravam aulas na educação infantil na rede pública em questão. Os dados foram analisados qualitativamente e através deles observamos que a Educação Física na educação infantil no município pesquisado apresenta distintos modos de ensinar e que, apesar de os professores assinalarem o preparo para a docência, percebemos por parte de alguns deles a falta de clareza ao distinguir e conceituar elementos essenciais para esse exercício. Destacamos a relevância de estudos desta natureza em prol de melhor circunscrever e potencializar as características do ensino da Educação Física na educação infantil.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1284910.14295/rds.v23i1.12849Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL; 109-1221809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12849/9280Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCesar de Lucca Junior, JulioNunes Souto Ramos, Glauco2024-02-22T22:47:27Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/12849Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:47:27Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv PERSPECTIVAS DE PROFESSORES ESPECIALISTAS SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title PERSPECTIVAS DE PROFESSORES ESPECIALISTAS SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle PERSPECTIVAS DE PROFESSORES ESPECIALISTAS SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Cesar de Lucca Junior, Julio
title_short PERSPECTIVAS DE PROFESSORES ESPECIALISTAS SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full PERSPECTIVAS DE PROFESSORES ESPECIALISTAS SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr PERSPECTIVAS DE PROFESSORES ESPECIALISTAS SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed PERSPECTIVAS DE PROFESSORES ESPECIALISTAS SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort PERSPECTIVAS DE PROFESSORES ESPECIALISTAS SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Cesar de Lucca Junior, Julio
author_facet Cesar de Lucca Junior, Julio
Nunes Souto Ramos, Glauco
author_role author
author2 Nunes Souto Ramos, Glauco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cesar de Lucca Junior, Julio
Nunes Souto Ramos, Glauco
description O objetivo do presente trabalho foi analisar as perspectivas de docentes de Educação Física sobre o ensino deste componente curricular na educação infantil da rede municipal de ensino de São Carlos/SP. A pesquisa qualitativa utilizou, como instrumentos de coleta de informações, questionário e entrevista semiestruturada com professores de Educação Física que ministravam aulas na educação infantil na rede pública em questão. Os dados foram analisados qualitativamente e através deles observamos que a Educação Física na educação infantil no município pesquisado apresenta distintos modos de ensinar e que, apesar de os professores assinalarem o preparo para a docência, percebemos por parte de alguns deles a falta de clareza ao distinguir e conceituar elementos essenciais para esse exercício. Destacamos a relevância de estudos desta natureza em prol de melhor circunscrever e potencializar as características do ensino da Educação Física na educação infantil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12849
10.14295/rds.v23i1.12849
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12849
identifier_str_mv 10.14295/rds.v23i1.12849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12849/9280
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL; 109-122
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041938456641536