EDUCAÇÃO (FÍSICA) INFANTIL: ENTRE “PARMÉNIDES E HERÁCLITO” - ALGUMAS PERGUNTAS PEDAGÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, António Camilo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Galvão, Zenaide
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12807
Resumo: A problemática da Educação (Física) Infantil é sempre uma questão em aberto para reflexões e olhares diferenciados.  Neste contexto, o ensaio, apoiando-se em dois filósofos da antiguidade - Parménides e Heráclito - vai encimar as duas representações iniciáticas destes autores sobre o mundo – o sentido estático e o sentido dinâmico.  Depois, através deles, far-se-á um exercício teórico/especulativo e analógico sobre as dinâmicas curriculares e formativas no campo da Educação (Física) Infantil, que, nas suas essências também se apresentam ora estáticos, ora dinámicos. No final, são deixadas algumas perguntas pedagógicas com o intuito de contribuir (uma tomada de consciência) para esta problemática.
id FURG-12_d706d4427ec312bdaec5b46c3a2a1813
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/12807
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO (FÍSICA) INFANTIL: ENTRE “PARMÉNIDES E HERÁCLITO” - ALGUMAS PERGUNTAS PEDAGÓGICASA problemática da Educação (Física) Infantil é sempre uma questão em aberto para reflexões e olhares diferenciados.  Neste contexto, o ensaio, apoiando-se em dois filósofos da antiguidade - Parménides e Heráclito - vai encimar as duas representações iniciáticas destes autores sobre o mundo – o sentido estático e o sentido dinâmico.  Depois, através deles, far-se-á um exercício teórico/especulativo e analógico sobre as dinâmicas curriculares e formativas no campo da Educação (Física) Infantil, que, nas suas essências também se apresentam ora estáticos, ora dinámicos. No final, são deixadas algumas perguntas pedagógicas com o intuito de contribuir (uma tomada de consciência) para esta problemática.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1280710.14295/rds.v23i1.12807Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL; 82-941809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12807/9237Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, António CamiloGalvão, Zenaide2024-02-22T22:47:27Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/12807Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:47:27Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO (FÍSICA) INFANTIL: ENTRE “PARMÉNIDES E HERÁCLITO” - ALGUMAS PERGUNTAS PEDAGÓGICAS
title EDUCAÇÃO (FÍSICA) INFANTIL: ENTRE “PARMÉNIDES E HERÁCLITO” - ALGUMAS PERGUNTAS PEDAGÓGICAS
spellingShingle EDUCAÇÃO (FÍSICA) INFANTIL: ENTRE “PARMÉNIDES E HERÁCLITO” - ALGUMAS PERGUNTAS PEDAGÓGICAS
Cunha, António Camilo
title_short EDUCAÇÃO (FÍSICA) INFANTIL: ENTRE “PARMÉNIDES E HERÁCLITO” - ALGUMAS PERGUNTAS PEDAGÓGICAS
title_full EDUCAÇÃO (FÍSICA) INFANTIL: ENTRE “PARMÉNIDES E HERÁCLITO” - ALGUMAS PERGUNTAS PEDAGÓGICAS
title_fullStr EDUCAÇÃO (FÍSICA) INFANTIL: ENTRE “PARMÉNIDES E HERÁCLITO” - ALGUMAS PERGUNTAS PEDAGÓGICAS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO (FÍSICA) INFANTIL: ENTRE “PARMÉNIDES E HERÁCLITO” - ALGUMAS PERGUNTAS PEDAGÓGICAS
title_sort EDUCAÇÃO (FÍSICA) INFANTIL: ENTRE “PARMÉNIDES E HERÁCLITO” - ALGUMAS PERGUNTAS PEDAGÓGICAS
author Cunha, António Camilo
author_facet Cunha, António Camilo
Galvão, Zenaide
author_role author
author2 Galvão, Zenaide
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, António Camilo
Galvão, Zenaide
description A problemática da Educação (Física) Infantil é sempre uma questão em aberto para reflexões e olhares diferenciados.  Neste contexto, o ensaio, apoiando-se em dois filósofos da antiguidade - Parménides e Heráclito - vai encimar as duas representações iniciáticas destes autores sobre o mundo – o sentido estático e o sentido dinâmico.  Depois, através deles, far-se-á um exercício teórico/especulativo e analógico sobre as dinâmicas curriculares e formativas no campo da Educação (Física) Infantil, que, nas suas essências também se apresentam ora estáticos, ora dinámicos. No final, são deixadas algumas perguntas pedagógicas com o intuito de contribuir (uma tomada de consciência) para esta problemática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12807
10.14295/rds.v23i1.12807
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12807
identifier_str_mv 10.14295/rds.v23i1.12807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12807/9237
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL; 82-94
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041938455592960