EDUCAÇÃO (FÍSICA) INFANTIL: ENTRE “PARMÉNIDES E HERÁCLITO” - ALGUMAS PERGUNTAS PEDAGÓGICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12807 |
Resumo: | A problemática da Educação (Física) Infantil é sempre uma questão em aberto para reflexões e olhares diferenciados. Neste contexto, o ensaio, apoiando-se em dois filósofos da antiguidade - Parménides e Heráclito - vai encimar as duas representações iniciáticas destes autores sobre o mundo – o sentido estático e o sentido dinâmico. Depois, através deles, far-se-á um exercício teórico/especulativo e analógico sobre as dinâmicas curriculares e formativas no campo da Educação (Física) Infantil, que, nas suas essências também se apresentam ora estáticos, ora dinámicos. No final, são deixadas algumas perguntas pedagógicas com o intuito de contribuir (uma tomada de consciência) para esta problemática. |
id |
FURG-12_d706d4427ec312bdaec5b46c3a2a1813 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/12807 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO (FÍSICA) INFANTIL: ENTRE “PARMÉNIDES E HERÁCLITO” - ALGUMAS PERGUNTAS PEDAGÓGICASA problemática da Educação (Física) Infantil é sempre uma questão em aberto para reflexões e olhares diferenciados. Neste contexto, o ensaio, apoiando-se em dois filósofos da antiguidade - Parménides e Heráclito - vai encimar as duas representações iniciáticas destes autores sobre o mundo – o sentido estático e o sentido dinâmico. Depois, através deles, far-se-á um exercício teórico/especulativo e analógico sobre as dinâmicas curriculares e formativas no campo da Educação (Física) Infantil, que, nas suas essências também se apresentam ora estáticos, ora dinámicos. No final, são deixadas algumas perguntas pedagógicas com o intuito de contribuir (uma tomada de consciência) para esta problemática.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1280710.14295/rds.v23i1.12807Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL; 82-941809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12807/9237Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, António CamiloGalvão, Zenaide2024-02-22T22:47:27Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/12807Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:47:27Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO (FÍSICA) INFANTIL: ENTRE “PARMÉNIDES E HERÁCLITO” - ALGUMAS PERGUNTAS PEDAGÓGICAS |
title |
EDUCAÇÃO (FÍSICA) INFANTIL: ENTRE “PARMÉNIDES E HERÁCLITO” - ALGUMAS PERGUNTAS PEDAGÓGICAS |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO (FÍSICA) INFANTIL: ENTRE “PARMÉNIDES E HERÁCLITO” - ALGUMAS PERGUNTAS PEDAGÓGICAS Cunha, António Camilo |
title_short |
EDUCAÇÃO (FÍSICA) INFANTIL: ENTRE “PARMÉNIDES E HERÁCLITO” - ALGUMAS PERGUNTAS PEDAGÓGICAS |
title_full |
EDUCAÇÃO (FÍSICA) INFANTIL: ENTRE “PARMÉNIDES E HERÁCLITO” - ALGUMAS PERGUNTAS PEDAGÓGICAS |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO (FÍSICA) INFANTIL: ENTRE “PARMÉNIDES E HERÁCLITO” - ALGUMAS PERGUNTAS PEDAGÓGICAS |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO (FÍSICA) INFANTIL: ENTRE “PARMÉNIDES E HERÁCLITO” - ALGUMAS PERGUNTAS PEDAGÓGICAS |
title_sort |
EDUCAÇÃO (FÍSICA) INFANTIL: ENTRE “PARMÉNIDES E HERÁCLITO” - ALGUMAS PERGUNTAS PEDAGÓGICAS |
author |
Cunha, António Camilo |
author_facet |
Cunha, António Camilo Galvão, Zenaide |
author_role |
author |
author2 |
Galvão, Zenaide |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, António Camilo Galvão, Zenaide |
description |
A problemática da Educação (Física) Infantil é sempre uma questão em aberto para reflexões e olhares diferenciados. Neste contexto, o ensaio, apoiando-se em dois filósofos da antiguidade - Parménides e Heráclito - vai encimar as duas representações iniciáticas destes autores sobre o mundo – o sentido estático e o sentido dinâmico. Depois, através deles, far-se-á um exercício teórico/especulativo e analógico sobre as dinâmicas curriculares e formativas no campo da Educação (Física) Infantil, que, nas suas essências também se apresentam ora estáticos, ora dinámicos. No final, são deixadas algumas perguntas pedagógicas com o intuito de contribuir (uma tomada de consciência) para esta problemática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12807 10.14295/rds.v23i1.12807 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12807 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v23i1.12807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12807/9237 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL; 82-94 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041938455592960 |