A DISCIPLINA DE BASQUETEBOL NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7839 |
Resumo: | Este relato tem como fio condutor uma experiência docente na disciplina de Basquetebol do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS. O desenvolvimento do Plano de Ensino esteve centrado em produzir uma experiência com a modalidade que considerasse seus aspectos estruturais, as perspectivas de ensino e os debates sobre a heterogeneidade do esporte. Com desse mote, a disciplina foi dividida em quatro blocos: o primeiro estava relacionado à estruturação de uma modalidade esportiva; o segundo se referia às experiências táticas e técnicas conduzidas por diferentes perspectivas de ensino; o terceiro bloco considerava a verticalização das análises sobre metodologias; por fim, experimentamos a sistematização de processos de ensino-aprendizagem do basquetebol. A disciplina esteve centrada em produzir processos reflexivos sobre os conteúdos e, principalmente, sobre os significados de cada escolha docente, buscando deslocar o ensino do basquetebol de uma concepção fragmentada da Educação Física. |
id |
FURG-12_fdfc719b21cccb2ee280ad70068e6f4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7839 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
A DISCIPLINA DE BASQUETEBOL NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTEBasquetebol. Ensino Superior. Esporte. Educação Física.Este relato tem como fio condutor uma experiência docente na disciplina de Basquetebol do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS. O desenvolvimento do Plano de Ensino esteve centrado em produzir uma experiência com a modalidade que considerasse seus aspectos estruturais, as perspectivas de ensino e os debates sobre a heterogeneidade do esporte. Com desse mote, a disciplina foi dividida em quatro blocos: o primeiro estava relacionado à estruturação de uma modalidade esportiva; o segundo se referia às experiências táticas e técnicas conduzidas por diferentes perspectivas de ensino; o terceiro bloco considerava a verticalização das análises sobre metodologias; por fim, experimentamos a sistematização de processos de ensino-aprendizagem do basquetebol. A disciplina esteve centrada em produzir processos reflexivos sobre os conteúdos e, principalmente, sobre os significados de cada escolha docente, buscando deslocar o ensino do basquetebol de uma concepção fragmentada da Educação Física.Lepidus2018-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/783910.14295/rds.v19i2.7839Revista Didática Sistêmica; v. 19 n. 2 (2017); 41-541809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7839/5061Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, Ariane Corrêa2018-03-04T01:24:17Zoai:periodicos.furg.br:article/7839Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-03-04T01:24:17Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DISCIPLINA DE BASQUETEBOL NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE |
title |
A DISCIPLINA DE BASQUETEBOL NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE |
spellingShingle |
A DISCIPLINA DE BASQUETEBOL NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE Pacheco, Ariane Corrêa Basquetebol. Ensino Superior. Esporte. Educação Física. |
title_short |
A DISCIPLINA DE BASQUETEBOL NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE |
title_full |
A DISCIPLINA DE BASQUETEBOL NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE |
title_fullStr |
A DISCIPLINA DE BASQUETEBOL NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE |
title_full_unstemmed |
A DISCIPLINA DE BASQUETEBOL NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE |
title_sort |
A DISCIPLINA DE BASQUETEBOL NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE |
author |
Pacheco, Ariane Corrêa |
author_facet |
Pacheco, Ariane Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Ariane Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Basquetebol. Ensino Superior. Esporte. Educação Física. |
topic |
Basquetebol. Ensino Superior. Esporte. Educação Física. |
description |
Este relato tem como fio condutor uma experiência docente na disciplina de Basquetebol do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS. O desenvolvimento do Plano de Ensino esteve centrado em produzir uma experiência com a modalidade que considerasse seus aspectos estruturais, as perspectivas de ensino e os debates sobre a heterogeneidade do esporte. Com desse mote, a disciplina foi dividida em quatro blocos: o primeiro estava relacionado à estruturação de uma modalidade esportiva; o segundo se referia às experiências táticas e técnicas conduzidas por diferentes perspectivas de ensino; o terceiro bloco considerava a verticalização das análises sobre metodologias; por fim, experimentamos a sistematização de processos de ensino-aprendizagem do basquetebol. A disciplina esteve centrada em produzir processos reflexivos sobre os conteúdos e, principalmente, sobre os significados de cada escolha docente, buscando deslocar o ensino do basquetebol de uma concepção fragmentada da Educação Física. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7839 10.14295/rds.v19i2.7839 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7839 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v19i2.7839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7839/5061 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 19 n. 2 (2017); 41-54 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941355954176 |