Gestão e planejamento em EAD: modelo de sistema de informações da Matriz do Design Educacional (MADE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima Santiago, Livia Maria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Liberato Arruda Hissa, Débora, Ribeiro Joye, Cassandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7756
Resumo: Neste artigo, apresentamos um sistema de gestão e planejamento para as disciplinas dos cursos na modalidade a Distância (Made). Trata-se de um sistema de informações que atua como ferramenta de apoio na elaboração e no planejamento da Matriz de Design Educacional das disciplinas a distância. Ele possibilita a seus usuários (alunos, professores e gestores) sistematizar os processos educacional, gerenciar os trabalhos acadêmicos e organizar o fluxo de mensagens entre os sujeitos envolvidos nas disciplinas. Como base teóricas, estudamos os modelos pedagógicos de Behar (2009); a metodologia colaborativa de Joye e Young (2013); o Design instrucional de Filatro (2003); a Engenharia Pedagógica de Paquette (2002) e a Engenharia de Requisitos de Pressman (2010). Para o desenvolvimento do sistema, foram realizadas reuniões periódicas com a equipe de desenvolvimento.
id FURG-2_00a31d657d39ca68a2963df9533a5a61
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7756
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Gestão e planejamento em EAD: modelo de sistema de informações da Matriz do Design Educacional (MADE)Neste artigo, apresentamos um sistema de gestão e planejamento para as disciplinas dos cursos na modalidade a Distância (Made). Trata-se de um sistema de informações que atua como ferramenta de apoio na elaboração e no planejamento da Matriz de Design Educacional das disciplinas a distância. Ele possibilita a seus usuários (alunos, professores e gestores) sistematizar os processos educacional, gerenciar os trabalhos acadêmicos e organizar o fluxo de mensagens entre os sujeitos envolvidos nas disciplinas. Como base teóricas, estudamos os modelos pedagógicos de Behar (2009); a metodologia colaborativa de Joye e Young (2013); o Design instrucional de Filatro (2003); a Engenharia Pedagógica de Paquette (2002) e a Engenharia de Requisitos de Pressman (2010). Para o desenvolvimento do sistema, foram realizadas reuniões periódicas com a equipe de desenvolvimento.Universidade Federal do Rio Grande2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/775610.14295/momento.v27i1.7756Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 148-167Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 148-1672316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7756/5238Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima Santiago, Livia MariaLiberato Arruda Hissa, DéboraRibeiro Joye, Cassandra2018-09-14T17:22:03Zoai:periodicos.furg.br:article/7756Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:22:03Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão e planejamento em EAD: modelo de sistema de informações da Matriz do Design Educacional (MADE)
title Gestão e planejamento em EAD: modelo de sistema de informações da Matriz do Design Educacional (MADE)
spellingShingle Gestão e planejamento em EAD: modelo de sistema de informações da Matriz do Design Educacional (MADE)
de Lima Santiago, Livia Maria
title_short Gestão e planejamento em EAD: modelo de sistema de informações da Matriz do Design Educacional (MADE)
title_full Gestão e planejamento em EAD: modelo de sistema de informações da Matriz do Design Educacional (MADE)
title_fullStr Gestão e planejamento em EAD: modelo de sistema de informações da Matriz do Design Educacional (MADE)
title_full_unstemmed Gestão e planejamento em EAD: modelo de sistema de informações da Matriz do Design Educacional (MADE)
title_sort Gestão e planejamento em EAD: modelo de sistema de informações da Matriz do Design Educacional (MADE)
author de Lima Santiago, Livia Maria
author_facet de Lima Santiago, Livia Maria
Liberato Arruda Hissa, Débora
Ribeiro Joye, Cassandra
author_role author
author2 Liberato Arruda Hissa, Débora
Ribeiro Joye, Cassandra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lima Santiago, Livia Maria
Liberato Arruda Hissa, Débora
Ribeiro Joye, Cassandra
description Neste artigo, apresentamos um sistema de gestão e planejamento para as disciplinas dos cursos na modalidade a Distância (Made). Trata-se de um sistema de informações que atua como ferramenta de apoio na elaboração e no planejamento da Matriz de Design Educacional das disciplinas a distância. Ele possibilita a seus usuários (alunos, professores e gestores) sistematizar os processos educacional, gerenciar os trabalhos acadêmicos e organizar o fluxo de mensagens entre os sujeitos envolvidos nas disciplinas. Como base teóricas, estudamos os modelos pedagógicos de Behar (2009); a metodologia colaborativa de Joye e Young (2013); o Design instrucional de Filatro (2003); a Engenharia Pedagógica de Paquette (2002) e a Engenharia de Requisitos de Pressman (2010). Para o desenvolvimento do sistema, foram realizadas reuniões periódicas com a equipe de desenvolvimento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7756
10.14295/momento.v27i1.7756
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7756
identifier_str_mv 10.14295/momento.v27i1.7756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7756/5238
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 148-167
Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 148-167
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249830486016