A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8076 |
Resumo: | Observa-se atualmente, certa regressão das políticas públicas para formação docente e enfraquecimento das Licenciaturas nas Universidades. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva analisar como a baixa demanda e a evasão nos cursos de Licenciaturas do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia - Campus IX, localizado na cidade de Barreiras, no extremo oeste baiano pode interferir na disponibilidade e qualificação de profissionais para atuar nesta região. Trata-se de um estudo do tipo quantitativo, realizado a partir de análise documental e entrevista. Os resultados apontam para desvalorização da profissão docente com a migração de estudantes para cursos de Bacharelado, assim como, a implementação de ações internas e externas nos âmbitos administrativo e pedagógico. |
id |
FURG-2_0273094406c7e7183ffba0056fe24d9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8076 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da BahiaLicenciaturaevasãoDocente.Evaão nas Licenciatura e formação docenteObserva-se atualmente, certa regressão das políticas públicas para formação docente e enfraquecimento das Licenciaturas nas Universidades. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva analisar como a baixa demanda e a evasão nos cursos de Licenciaturas do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia - Campus IX, localizado na cidade de Barreiras, no extremo oeste baiano pode interferir na disponibilidade e qualificação de profissionais para atuar nesta região. Trata-se de um estudo do tipo quantitativo, realizado a partir de análise documental e entrevista. Os resultados apontam para desvalorização da profissão docente com a migração de estudantes para cursos de Bacharelado, assim como, a implementação de ações internas e externas nos âmbitos administrativo e pedagógico.Universidade Federal do Rio Grande2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/807610.14295/momento.v28i1.8076Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 367-380Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 367-3802316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8076/5799Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAnjos, Ana Paula Souza do PradoMartins, Nilza da SilvaPignata, Emilia Karla de Araujo Amaral2019-04-26T16:00:00Zoai:periodicos.furg.br:article/8076Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-04-26T16:00Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia |
title |
A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia |
spellingShingle |
A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia Anjos, Ana Paula Souza do Prado Licenciatura evasão Docente. Evaão nas Licenciatura e formação docente |
title_short |
A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia |
title_full |
A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia |
title_fullStr |
A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia |
title_full_unstemmed |
A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia |
title_sort |
A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia |
author |
Anjos, Ana Paula Souza do Prado |
author_facet |
Anjos, Ana Paula Souza do Prado Martins, Nilza da Silva Pignata, Emilia Karla de Araujo Amaral |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Nilza da Silva Pignata, Emilia Karla de Araujo Amaral |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anjos, Ana Paula Souza do Prado Martins, Nilza da Silva Pignata, Emilia Karla de Araujo Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciatura evasão Docente. Evaão nas Licenciatura e formação docente |
topic |
Licenciatura evasão Docente. Evaão nas Licenciatura e formação docente |
description |
Observa-se atualmente, certa regressão das políticas públicas para formação docente e enfraquecimento das Licenciaturas nas Universidades. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva analisar como a baixa demanda e a evasão nos cursos de Licenciaturas do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia - Campus IX, localizado na cidade de Barreiras, no extremo oeste baiano pode interferir na disponibilidade e qualificação de profissionais para atuar nesta região. Trata-se de um estudo do tipo quantitativo, realizado a partir de análise documental e entrevista. Os resultados apontam para desvalorização da profissão docente com a migração de estudantes para cursos de Bacharelado, assim como, a implementação de ações internas e externas nos âmbitos administrativo e pedagógico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8076 10.14295/momento.v28i1.8076 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8076 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v28i1.8076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8076/5799 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 367-380 Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 367-380 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249882914816 |