A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Ana Paula Souza do Prado
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martins, Nilza da Silva, Pignata, Emilia Karla de Araujo Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8076
Resumo: Observa-se atualmente, certa regressão das políticas públicas para formação docente e enfraquecimento das Licenciaturas nas Universidades. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva analisar como a baixa demanda e a evasão nos cursos de Licenciaturas do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia - Campus IX, localizado na cidade de Barreiras, no extremo oeste baiano pode interferir na disponibilidade e qualificação de profissionais para atuar nesta região. Trata-se de um estudo do tipo quantitativo, realizado a partir de análise documental e entrevista. Os resultados apontam para desvalorização da profissão docente com a migração de estudantes para cursos de Bacharelado, assim como, a implementação de ações internas e externas nos âmbitos administrativo e pedagógico.
id FURG-2_0273094406c7e7183ffba0056fe24d9e
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8076
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da BahiaLicenciaturaevasãoDocente.Evaão nas Licenciatura e formação docenteObserva-se atualmente, certa regressão das políticas públicas para formação docente e enfraquecimento das Licenciaturas nas Universidades. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva analisar como a baixa demanda e a evasão nos cursos de Licenciaturas do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia - Campus IX, localizado na cidade de Barreiras, no extremo oeste baiano pode interferir na disponibilidade e qualificação de profissionais para atuar nesta região. Trata-se de um estudo do tipo quantitativo, realizado a partir de análise documental e entrevista. Os resultados apontam para desvalorização da profissão docente com a migração de estudantes para cursos de Bacharelado, assim como, a implementação de ações internas e externas nos âmbitos administrativo e pedagógico.Universidade Federal do Rio Grande2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/807610.14295/momento.v28i1.8076Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 367-380Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 367-3802316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8076/5799Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAnjos, Ana Paula Souza do PradoMartins, Nilza da SilvaPignata, Emilia Karla de Araujo Amaral2019-04-26T16:00:00Zoai:periodicos.furg.br:article/8076Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-04-26T16:00Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia
title A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia
spellingShingle A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia
Anjos, Ana Paula Souza do Prado
Licenciatura
evasão
Docente.
Evaão nas Licenciatura e formação docente
title_short A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia
title_full A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia
title_fullStr A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia
title_full_unstemmed A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia
title_sort A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia
author Anjos, Ana Paula Souza do Prado
author_facet Anjos, Ana Paula Souza do Prado
Martins, Nilza da Silva
Pignata, Emilia Karla de Araujo Amaral
author_role author
author2 Martins, Nilza da Silva
Pignata, Emilia Karla de Araujo Amaral
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Ana Paula Souza do Prado
Martins, Nilza da Silva
Pignata, Emilia Karla de Araujo Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura
evasão
Docente.
Evaão nas Licenciatura e formação docente
topic Licenciatura
evasão
Docente.
Evaão nas Licenciatura e formação docente
description Observa-se atualmente, certa regressão das políticas públicas para formação docente e enfraquecimento das Licenciaturas nas Universidades. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva analisar como a baixa demanda e a evasão nos cursos de Licenciaturas do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia - Campus IX, localizado na cidade de Barreiras, no extremo oeste baiano pode interferir na disponibilidade e qualificação de profissionais para atuar nesta região. Trata-se de um estudo do tipo quantitativo, realizado a partir de análise documental e entrevista. Os resultados apontam para desvalorização da profissão docente com a migração de estudantes para cursos de Bacharelado, assim como, a implementação de ações internas e externas nos âmbitos administrativo e pedagógico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8076
10.14295/momento.v28i1.8076
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8076
identifier_str_mv 10.14295/momento.v28i1.8076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8076/5799
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 367-380
Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 367-380
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249882914816