Substâncias psicoativas: o consumo entre acadêmicos de uma universidade do sul do Brasil
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6850 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi conhecer a dinâmica do consumo de substâncias psicoativas entre acadêmicos de diferentes cursos numa universidade do sul do Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo, realizado com acadêmicos dos cursos de medicina, direito e engenharia civil, por meio de um questionário estruturado. Dentre os acadêmicos, 39,3% já usaram, ao menos uma vez na vida, substâncias psicoativas. As substâncias mais utilizadas foram os tranquilizantes e ansiolíticos (20%). Não se obteve uma evidencia estatística quanto o aumento do consumo de substâncias psicoativas ao longo dos anos dos cursos. Conhecer a dinâmica do uso de substâncias psicoativas entre universitários é importante para o planejamento de políticas preventivas que estabeleçam estratégias para a redução e controle dessa realidade no âmbito das universidades brasileiras. |
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Substâncias psicoativas: o consumo entre acadêmicos de uma universidade do sul do BrasilEstudantes. Universidade. Psicotrópicos.SUBSTÂNCIAS PSICOATIVASconsumo entre academicosO objetivo desse estudo foi conhecer a dinâmica do consumo de substâncias psicoativas entre acadêmicos de diferentes cursos numa universidade do sul do Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo, realizado com acadêmicos dos cursos de medicina, direito e engenharia civil, por meio de um questionário estruturado. Dentre os acadêmicos, 39,3% já usaram, ao menos uma vez na vida, substâncias psicoativas. As substâncias mais utilizadas foram os tranquilizantes e ansiolíticos (20%). Não se obteve uma evidencia estatística quanto o aumento do consumo de substâncias psicoativas ao longo dos anos dos cursos. Conhecer a dinâmica do uso de substâncias psicoativas entre universitários é importante para o planejamento de políticas preventivas que estabeleçam estratégias para a redução e controle dessa realidade no âmbito das universidades brasileiras.Universidade Federal do Rio Grande2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/685010.14295/momento.v27i1.6850Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 371-386Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 371-3862316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6850/5249Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerraz, LucimarePiato, Angelo Luis StapassoliAnzolin, ViniciusMatter, Gabriel RibeiroBusato, Maria Assunta2018-09-14T17:22:03Zoai:periodicos.furg.br:article/6850Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:22:03Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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