Relações raciais, ações afirmativas e equidade: a centralidade da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4223 |
Resumo: | O presente artigo procura problematizar as implicações educacionais das políticas afirmativas, tomando por questão central a ideia de equidade. Para tanto, parto da apresentação de alguns aspectos da emergência histórica das políticas afirmativas no Brasil, assim como sobre suas relações com o campo da Educação, para então discutir a constituição destas políticas públicas como mecanismo estatal de promoção equitativa da justiça social. |
id |
FURG-2_0a79825933483b97cbbe68e9f9e4eb64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4223 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações raciais, ações afirmativas e equidade: a centralidade da educaçãoO presente artigo procura problematizar as implicações educacionais das políticas afirmativas, tomando por questão central a ideia de equidade. Para tanto, parto da apresentação de alguns aspectos da emergência histórica das políticas afirmativas no Brasil, assim como sobre suas relações com o campo da Educação, para então discutir a constituição destas políticas públicas como mecanismo estatal de promoção equitativa da justiça social.Universidade Federal do Rio Grande2014-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4223Momento - Diálogos em Educação; Vol. 22 No. 1 (2013): Educação, ensino e diversidade etnicorracional: leis, normas e práticas educativas - os 10 anos da lei 10.639/03Momento - Diálogos em Educação; v. 22 n. 1 (2013): Educação, ensino e diversidade etnicorracional: leis, normas e práticas educativas - os 10 anos da lei 10.639/032316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4223/2734Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKern, Gustavo da SilvaVeiga-Neto, Alfredo2018-05-08T14:49:47Zoai:periodicos.furg.br:article/4223Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:49:47Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações raciais, ações afirmativas e equidade: a centralidade da educação |
title |
Relações raciais, ações afirmativas e equidade: a centralidade da educação |
spellingShingle |
Relações raciais, ações afirmativas e equidade: a centralidade da educação Kern, Gustavo da Silva |
title_short |
Relações raciais, ações afirmativas e equidade: a centralidade da educação |
title_full |
Relações raciais, ações afirmativas e equidade: a centralidade da educação |
title_fullStr |
Relações raciais, ações afirmativas e equidade: a centralidade da educação |
title_full_unstemmed |
Relações raciais, ações afirmativas e equidade: a centralidade da educação |
title_sort |
Relações raciais, ações afirmativas e equidade: a centralidade da educação |
author |
Kern, Gustavo da Silva |
author_facet |
Kern, Gustavo da Silva Veiga-Neto, Alfredo |
author_role |
author |
author2 |
Veiga-Neto, Alfredo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kern, Gustavo da Silva Veiga-Neto, Alfredo |
description |
O presente artigo procura problematizar as implicações educacionais das políticas afirmativas, tomando por questão central a ideia de equidade. Para tanto, parto da apresentação de alguns aspectos da emergência histórica das políticas afirmativas no Brasil, assim como sobre suas relações com o campo da Educação, para então discutir a constituição destas políticas públicas como mecanismo estatal de promoção equitativa da justiça social. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4223 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4223/2734 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 22 No. 1 (2013): Educação, ensino e diversidade etnicorracional: leis, normas e práticas educativas - os 10 anos da lei 10.639/03 Momento - Diálogos em Educação; v. 22 n. 1 (2013): Educação, ensino e diversidade etnicorracional: leis, normas e práticas educativas - os 10 anos da lei 10.639/03 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249093337088 |