Relações raciais, ações afirmativas e equidade: a centralidade da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kern, Gustavo da Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Veiga-Neto, Alfredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4223
Resumo: O presente artigo procura problematizar as implicações educacionais das políticas afirmativas, tomando por questão central a ideia de equidade. Para tanto, parto da apresentação de alguns aspectos da emergência histórica das políticas afirmativas no Brasil, assim como sobre suas relações com o campo da Educação, para então discutir a constituição destas políticas públicas como mecanismo estatal de promoção equitativa da justiça social.
id FURG-2_0a79825933483b97cbbe68e9f9e4eb64
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4223
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Relações raciais, ações afirmativas e equidade: a centralidade da educaçãoO presente artigo procura problematizar as implicações educacionais das políticas afirmativas, tomando por questão central a ideia de equidade. Para tanto, parto da apresentação de alguns aspectos da emergência histórica das políticas afirmativas no Brasil, assim como sobre suas relações com o campo da Educação, para então discutir a constituição destas políticas públicas como mecanismo estatal de promoção equitativa da justiça social.Universidade Federal do Rio Grande2014-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4223Momento - Diálogos em Educação; Vol. 22 No. 1 (2013): Educação, ensino e diversidade etnicorracional: leis, normas e práticas educativas - os 10 anos da lei 10.639/03Momento - Diálogos em Educação; v. 22 n. 1 (2013): Educação, ensino e diversidade etnicorracional: leis, normas e práticas educativas - os 10 anos da lei 10.639/032316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4223/2734Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKern, Gustavo da SilvaVeiga-Neto, Alfredo2018-05-08T14:49:47Zoai:periodicos.furg.br:article/4223Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:49:47Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações raciais, ações afirmativas e equidade: a centralidade da educação
title Relações raciais, ações afirmativas e equidade: a centralidade da educação
spellingShingle Relações raciais, ações afirmativas e equidade: a centralidade da educação
Kern, Gustavo da Silva
title_short Relações raciais, ações afirmativas e equidade: a centralidade da educação
title_full Relações raciais, ações afirmativas e equidade: a centralidade da educação
title_fullStr Relações raciais, ações afirmativas e equidade: a centralidade da educação
title_full_unstemmed Relações raciais, ações afirmativas e equidade: a centralidade da educação
title_sort Relações raciais, ações afirmativas e equidade: a centralidade da educação
author Kern, Gustavo da Silva
author_facet Kern, Gustavo da Silva
Veiga-Neto, Alfredo
author_role author
author2 Veiga-Neto, Alfredo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kern, Gustavo da Silva
Veiga-Neto, Alfredo
description O presente artigo procura problematizar as implicações educacionais das políticas afirmativas, tomando por questão central a ideia de equidade. Para tanto, parto da apresentação de alguns aspectos da emergência histórica das políticas afirmativas no Brasil, assim como sobre suas relações com o campo da Educação, para então discutir a constituição destas políticas públicas como mecanismo estatal de promoção equitativa da justiça social.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4223
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4223/2734
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 22 No. 1 (2013): Educação, ensino e diversidade etnicorracional: leis, normas e práticas educativas - os 10 anos da lei 10.639/03
Momento - Diálogos em Educação; v. 22 n. 1 (2013): Educação, ensino e diversidade etnicorracional: leis, normas e práticas educativas - os 10 anos da lei 10.639/03
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249093337088