Educação Ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sato, Michèle
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Moreira, Benedito Dielcio, Cury Luiz, Thiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6830
Resumo: O presente texto sumariza um projeto intitulado “Educomunicação, ciência e outros saberes: um estudo do trabalho colaborativo em narrativas transmídias”, coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Nos anos de 2015 e 2016, o projeto atuou em nove escolas públicas [piloto] de Mato Grosso – urbanas e rurais –, trabalhando a construção coletiva do conhecimento em três grandes áreas intrinsecamente relacionadas: história, criatividade e Educação Ambiental. Tendo como motor a narrativa transmídia, professoras(es) e estudantes construíram e compartilharam os conhecimentos produzidos, arquitetando comunidades de aprendizagens. As intervenções nas escolas coadunam com os métodos participativos de Paulo Freire, e as interpretações dos resultados caminharam num horizonte fenomenológico de Merleau-Ponty.
id FURG-2_0f175cc61c28b2ea90bb188c92de3967
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/6830
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolarEducação Ambientalnarrativa transmídiaeducomunicaçãofenomenologiaEducação AmbientalO presente texto sumariza um projeto intitulado “Educomunicação, ciência e outros saberes: um estudo do trabalho colaborativo em narrativas transmídias”, coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Nos anos de 2015 e 2016, o projeto atuou em nove escolas públicas [piloto] de Mato Grosso – urbanas e rurais –, trabalhando a construção coletiva do conhecimento em três grandes áreas intrinsecamente relacionadas: história, criatividade e Educação Ambiental. Tendo como motor a narrativa transmídia, professoras(es) e estudantes construíram e compartilharam os conhecimentos produzidos, arquitetando comunidades de aprendizagens. As intervenções nas escolas coadunam com os métodos participativos de Paulo Freire, e as interpretações dos resultados caminharam num horizonte fenomenológico de Merleau-Ponty.Universidade Federal do Rio Grande2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/683010.14295/momento.v26i2.6830Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 282-296Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 282-2962316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6830/5011Sato, MichèleMoreira, Benedito DielcioCury Luiz, Thiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T14:25:29Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/6830Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-06-11T14:25:29Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar
title Educação Ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar
spellingShingle Educação Ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar
Sato, Michèle
Educação Ambiental
narrativa transmídia
educomunicação
fenomenologia
Educação Ambiental
title_short Educação Ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar
title_full Educação Ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar
title_fullStr Educação Ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar
title_full_unstemmed Educação Ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar
title_sort Educação Ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar
author Sato, Michèle
author_facet Sato, Michèle
Moreira, Benedito Dielcio
Cury Luiz, Thiago
author_role author
author2 Moreira, Benedito Dielcio
Cury Luiz, Thiago
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sato, Michèle
Moreira, Benedito Dielcio
Cury Luiz, Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
narrativa transmídia
educomunicação
fenomenologia
Educação Ambiental
topic Educação Ambiental
narrativa transmídia
educomunicação
fenomenologia
Educação Ambiental
description O presente texto sumariza um projeto intitulado “Educomunicação, ciência e outros saberes: um estudo do trabalho colaborativo em narrativas transmídias”, coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Nos anos de 2015 e 2016, o projeto atuou em nove escolas públicas [piloto] de Mato Grosso – urbanas e rurais –, trabalhando a construção coletiva do conhecimento em três grandes áreas intrinsecamente relacionadas: história, criatividade e Educação Ambiental. Tendo como motor a narrativa transmídia, professoras(es) e estudantes construíram e compartilharam os conhecimentos produzidos, arquitetando comunidades de aprendizagens. As intervenções nas escolas coadunam com os métodos participativos de Paulo Freire, e as interpretações dos resultados caminharam num horizonte fenomenológico de Merleau-Ponty.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6830
10.14295/momento.v26i2.6830
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6830
identifier_str_mv 10.14295/momento.v26i2.6830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6830/5011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 282-296
Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 282-296
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870693339136