Provocações feministas no sistema socioeducativo: pensando educação para/com homens jovens homens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8271 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta algumas reflexões que surgiram em uma pesquisa-intervenção realizada em uma unidade masculina de internação do Sistema Socioeducativo do Rio de Janeiro. A partir de uma cartografia feminista e através de diversas propostas, atividades e parcerias, foi possível provocar as noções sobre socioeducação e educação, bem como a forma em que elas poderiam considerar gênero e sexualidade como eixos fundamentais de ação tanto em estabelecimentos de privação de liberdade, quanto na fundamentação de uma transformação social mais ampla. Para isso, foi fundamental um olhar crítico que permanentemente articulasse os dispositivos de gênero, raça, classe social, geração, sexualidade, escolaridade e localidade, como forças que compõem os processos de subjetivação e os mecanismos institucionais que os circunscrevem. |
id |
FURG-2_1e77c98bfe6d9b9b8af03d5166b0e8d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8271 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Provocações feministas no sistema socioeducativo: pensando educação para/com homens jovens homenscartografia feministasocioeducaçãoperformatividades masculinasO presente trabalho apresenta algumas reflexões que surgiram em uma pesquisa-intervenção realizada em uma unidade masculina de internação do Sistema Socioeducativo do Rio de Janeiro. A partir de uma cartografia feminista e através de diversas propostas, atividades e parcerias, foi possível provocar as noções sobre socioeducação e educação, bem como a forma em que elas poderiam considerar gênero e sexualidade como eixos fundamentais de ação tanto em estabelecimentos de privação de liberdade, quanto na fundamentação de uma transformação social mais ampla. Para isso, foi fundamental um olhar crítico que permanentemente articulasse os dispositivos de gênero, raça, classe social, geração, sexualidade, escolaridade e localidade, como forças que compõem os processos de subjetivação e os mecanismos institucionais que os circunscrevem.Universidade Federal do Rio Grande2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/827110.14295/momento.v27i3.8271Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 285-302Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 285-3022316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8271/5634Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHernández, Jimena de GarayUziel, Anna Paula2019-01-30T22:30:29Zoai:periodicos.furg.br:article/8271Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-01-30T22:30:29Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Provocações feministas no sistema socioeducativo: pensando educação para/com homens jovens homens |
title |
Provocações feministas no sistema socioeducativo: pensando educação para/com homens jovens homens |
spellingShingle |
Provocações feministas no sistema socioeducativo: pensando educação para/com homens jovens homens Hernández, Jimena de Garay cartografia feminista socioeducação performatividades masculinas |
title_short |
Provocações feministas no sistema socioeducativo: pensando educação para/com homens jovens homens |
title_full |
Provocações feministas no sistema socioeducativo: pensando educação para/com homens jovens homens |
title_fullStr |
Provocações feministas no sistema socioeducativo: pensando educação para/com homens jovens homens |
title_full_unstemmed |
Provocações feministas no sistema socioeducativo: pensando educação para/com homens jovens homens |
title_sort |
Provocações feministas no sistema socioeducativo: pensando educação para/com homens jovens homens |
author |
Hernández, Jimena de Garay |
author_facet |
Hernández, Jimena de Garay Uziel, Anna Paula |
author_role |
author |
author2 |
Uziel, Anna Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hernández, Jimena de Garay Uziel, Anna Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cartografia feminista socioeducação performatividades masculinas |
topic |
cartografia feminista socioeducação performatividades masculinas |
description |
O presente trabalho apresenta algumas reflexões que surgiram em uma pesquisa-intervenção realizada em uma unidade masculina de internação do Sistema Socioeducativo do Rio de Janeiro. A partir de uma cartografia feminista e através de diversas propostas, atividades e parcerias, foi possível provocar as noções sobre socioeducação e educação, bem como a forma em que elas poderiam considerar gênero e sexualidade como eixos fundamentais de ação tanto em estabelecimentos de privação de liberdade, quanto na fundamentação de uma transformação social mais ampla. Para isso, foi fundamental um olhar crítico que permanentemente articulasse os dispositivos de gênero, raça, classe social, geração, sexualidade, escolaridade e localidade, como forças que compõem os processos de subjetivação e os mecanismos institucionais que os circunscrevem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8271 10.14295/momento.v27i3.8271 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8271 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v27i3.8271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8271/5634 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 285-302 Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 285-302 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249915420672 |