Provocações feministas no sistema socioeducativo: pensando educação para/com homens jovens homens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hernández, Jimena de Garay
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Uziel, Anna Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8271
Resumo: O presente trabalho apresenta algumas reflexões que surgiram em uma pesquisa-intervenção realizada em uma unidade masculina de internação do Sistema Socioeducativo do Rio de Janeiro. A partir de uma cartografia feminista e através de diversas propostas, atividades e parcerias, foi possível provocar as noções sobre socioeducação e educação, bem como a forma em que elas poderiam considerar gênero e sexualidade como eixos fundamentais de ação tanto em estabelecimentos de privação de liberdade, quanto na fundamentação de uma transformação social mais ampla. Para isso, foi fundamental um olhar crítico que permanentemente articulasse os dispositivos de gênero, raça, classe social, geração, sexualidade, escolaridade e localidade, como forças que compõem os processos de subjetivação e os mecanismos institucionais que os circunscrevem.
id FURG-2_1e77c98bfe6d9b9b8af03d5166b0e8d3
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8271
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Provocações feministas no sistema socioeducativo: pensando educação para/com homens jovens homenscartografia feministasocioeducaçãoperformatividades masculinasO presente trabalho apresenta algumas reflexões que surgiram em uma pesquisa-intervenção realizada em uma unidade masculina de internação do Sistema Socioeducativo do Rio de Janeiro. A partir de uma cartografia feminista e através de diversas propostas, atividades e parcerias, foi possível provocar as noções sobre socioeducação e educação, bem como a forma em que elas poderiam considerar gênero e sexualidade como eixos fundamentais de ação tanto em estabelecimentos de privação de liberdade, quanto na fundamentação de uma transformação social mais ampla. Para isso, foi fundamental um olhar crítico que permanentemente articulasse os dispositivos de gênero, raça, classe social, geração, sexualidade, escolaridade e localidade, como forças que compõem os processos de subjetivação e os mecanismos institucionais que os circunscrevem.Universidade Federal do Rio Grande2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/827110.14295/momento.v27i3.8271Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 285-302Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 285-3022316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8271/5634Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHernández, Jimena de GarayUziel, Anna Paula2019-01-30T22:30:29Zoai:periodicos.furg.br:article/8271Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-01-30T22:30:29Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Provocações feministas no sistema socioeducativo: pensando educação para/com homens jovens homens
title Provocações feministas no sistema socioeducativo: pensando educação para/com homens jovens homens
spellingShingle Provocações feministas no sistema socioeducativo: pensando educação para/com homens jovens homens
Hernández, Jimena de Garay
cartografia feminista
socioeducação
performatividades masculinas
title_short Provocações feministas no sistema socioeducativo: pensando educação para/com homens jovens homens
title_full Provocações feministas no sistema socioeducativo: pensando educação para/com homens jovens homens
title_fullStr Provocações feministas no sistema socioeducativo: pensando educação para/com homens jovens homens
title_full_unstemmed Provocações feministas no sistema socioeducativo: pensando educação para/com homens jovens homens
title_sort Provocações feministas no sistema socioeducativo: pensando educação para/com homens jovens homens
author Hernández, Jimena de Garay
author_facet Hernández, Jimena de Garay
Uziel, Anna Paula
author_role author
author2 Uziel, Anna Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hernández, Jimena de Garay
Uziel, Anna Paula
dc.subject.por.fl_str_mv cartografia feminista
socioeducação
performatividades masculinas
topic cartografia feminista
socioeducação
performatividades masculinas
description O presente trabalho apresenta algumas reflexões que surgiram em uma pesquisa-intervenção realizada em uma unidade masculina de internação do Sistema Socioeducativo do Rio de Janeiro. A partir de uma cartografia feminista e através de diversas propostas, atividades e parcerias, foi possível provocar as noções sobre socioeducação e educação, bem como a forma em que elas poderiam considerar gênero e sexualidade como eixos fundamentais de ação tanto em estabelecimentos de privação de liberdade, quanto na fundamentação de uma transformação social mais ampla. Para isso, foi fundamental um olhar crítico que permanentemente articulasse os dispositivos de gênero, raça, classe social, geração, sexualidade, escolaridade e localidade, como forças que compõem os processos de subjetivação e os mecanismos institucionais que os circunscrevem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8271
10.14295/momento.v27i3.8271
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8271
identifier_str_mv 10.14295/momento.v27i3.8271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8271/5634
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 285-302
Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 285-302
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249915420672