A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ: trajetória de construção e seus limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rockett, Ananda Nocchi
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9199
Resumo: Este artigo tem como foco a trajetória de construção da Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA), de Balneário Camboriú-SC. O objetivo geral foi compreender o processo de construção da PMEA. Especificamente: interpretar os documentos e as narrativas das educadoras ambientais quanto à criação da PMEA; e compreender as concepções das educadoras sobre o Programa de Educação Ambiental Terra Limpa (PTL), considerando as linhas de atuação da PMEA. Os diálogos tiveram o apoio de Sauvé (2013), Sato (2001), Pereira (2016) e Loureiro (2004). A hermenêutica orientou a interpretação dos dados. Pode-se depreender que o PTL é uma política pública colocada em prática, e por meio dele a sociedade e o governo podem elencar os problemas e traçar estratégias para solucioná-los.
id FURG-2_205c1236df3f57487a21c5410ff8ca0a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9199
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ: trajetória de construção e seus limites e possibilidadesEducação Ambiental. Programa Terra Limpa. Política Municipal.Política Municipal de Educação AmbientalEste artigo tem como foco a trajetória de construção da Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA), de Balneário Camboriú-SC. O objetivo geral foi compreender o processo de construção da PMEA. Especificamente: interpretar os documentos e as narrativas das educadoras ambientais quanto à criação da PMEA; e compreender as concepções das educadoras sobre o Programa de Educação Ambiental Terra Limpa (PTL), considerando as linhas de atuação da PMEA. Os diálogos tiveram o apoio de Sauvé (2013), Sato (2001), Pereira (2016) e Loureiro (2004). A hermenêutica orientou a interpretação dos dados. Pode-se depreender que o PTL é uma política pública colocada em prática, e por meio dele a sociedade e o governo podem elencar os problemas e traçar estratégias para solucioná-los.Universidade Federal do Rio Grande2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/919910.14295/momento.v29i2.9199Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9199/8328Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRockett, Ananda Nocchi2020-12-03T16:56:20Zoai:periodicos.furg.br:article/9199Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2020-12-03T16:56:20Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ: trajetória de construção e seus limites e possibilidades
title A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ: trajetória de construção e seus limites e possibilidades
spellingShingle A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ: trajetória de construção e seus limites e possibilidades
Rockett, Ananda Nocchi
Educação Ambiental. Programa Terra Limpa. Política Municipal.
Política Municipal de Educação Ambiental
title_short A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ: trajetória de construção e seus limites e possibilidades
title_full A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ: trajetória de construção e seus limites e possibilidades
title_fullStr A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ: trajetória de construção e seus limites e possibilidades
title_full_unstemmed A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ: trajetória de construção e seus limites e possibilidades
title_sort A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ: trajetória de construção e seus limites e possibilidades
author Rockett, Ananda Nocchi
author_facet Rockett, Ananda Nocchi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rockett, Ananda Nocchi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Programa Terra Limpa. Política Municipal.
Política Municipal de Educação Ambiental
topic Educação Ambiental. Programa Terra Limpa. Política Municipal.
Política Municipal de Educação Ambiental
description Este artigo tem como foco a trajetória de construção da Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA), de Balneário Camboriú-SC. O objetivo geral foi compreender o processo de construção da PMEA. Especificamente: interpretar os documentos e as narrativas das educadoras ambientais quanto à criação da PMEA; e compreender as concepções das educadoras sobre o Programa de Educação Ambiental Terra Limpa (PTL), considerando as linhas de atuação da PMEA. Os diálogos tiveram o apoio de Sauvé (2013), Sato (2001), Pereira (2016) e Loureiro (2004). A hermenêutica orientou a interpretação dos dados. Pode-se depreender que o PTL é uma política pública colocada em prática, e por meio dele a sociedade e o governo podem elencar os problemas e traçar estratégias para solucioná-los.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9199
10.14295/momento.v29i2.9199
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9199
identifier_str_mv 10.14295/momento.v29i2.9199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9199/8328
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020)
Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020)
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493250297102336