A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ: trajetória de construção e seus limites e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9199 |
Resumo: | Este artigo tem como foco a trajetória de construção da Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA), de Balneário Camboriú-SC. O objetivo geral foi compreender o processo de construção da PMEA. Especificamente: interpretar os documentos e as narrativas das educadoras ambientais quanto à criação da PMEA; e compreender as concepções das educadoras sobre o Programa de Educação Ambiental Terra Limpa (PTL), considerando as linhas de atuação da PMEA. Os diálogos tiveram o apoio de Sauvé (2013), Sato (2001), Pereira (2016) e Loureiro (2004). A hermenêutica orientou a interpretação dos dados. Pode-se depreender que o PTL é uma política pública colocada em prática, e por meio dele a sociedade e o governo podem elencar os problemas e traçar estratégias para solucioná-los. |
id |
FURG-2_205c1236df3f57487a21c5410ff8ca0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/9199 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ: trajetória de construção e seus limites e possibilidadesEducação Ambiental. Programa Terra Limpa. Política Municipal.Política Municipal de Educação AmbientalEste artigo tem como foco a trajetória de construção da Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA), de Balneário Camboriú-SC. O objetivo geral foi compreender o processo de construção da PMEA. Especificamente: interpretar os documentos e as narrativas das educadoras ambientais quanto à criação da PMEA; e compreender as concepções das educadoras sobre o Programa de Educação Ambiental Terra Limpa (PTL), considerando as linhas de atuação da PMEA. Os diálogos tiveram o apoio de Sauvé (2013), Sato (2001), Pereira (2016) e Loureiro (2004). A hermenêutica orientou a interpretação dos dados. Pode-se depreender que o PTL é uma política pública colocada em prática, e por meio dele a sociedade e o governo podem elencar os problemas e traçar estratégias para solucioná-los.Universidade Federal do Rio Grande2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/919910.14295/momento.v29i2.9199Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9199/8328Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRockett, Ananda Nocchi2020-12-03T16:56:20Zoai:periodicos.furg.br:article/9199Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2020-12-03T16:56:20Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ: trajetória de construção e seus limites e possibilidades |
title |
A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ: trajetória de construção e seus limites e possibilidades |
spellingShingle |
A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ: trajetória de construção e seus limites e possibilidades Rockett, Ananda Nocchi Educação Ambiental. Programa Terra Limpa. Política Municipal. Política Municipal de Educação Ambiental |
title_short |
A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ: trajetória de construção e seus limites e possibilidades |
title_full |
A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ: trajetória de construção e seus limites e possibilidades |
title_fullStr |
A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ: trajetória de construção e seus limites e possibilidades |
title_full_unstemmed |
A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ: trajetória de construção e seus limites e possibilidades |
title_sort |
A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ: trajetória de construção e seus limites e possibilidades |
author |
Rockett, Ananda Nocchi |
author_facet |
Rockett, Ananda Nocchi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rockett, Ananda Nocchi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental. Programa Terra Limpa. Política Municipal. Política Municipal de Educação Ambiental |
topic |
Educação Ambiental. Programa Terra Limpa. Política Municipal. Política Municipal de Educação Ambiental |
description |
Este artigo tem como foco a trajetória de construção da Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA), de Balneário Camboriú-SC. O objetivo geral foi compreender o processo de construção da PMEA. Especificamente: interpretar os documentos e as narrativas das educadoras ambientais quanto à criação da PMEA; e compreender as concepções das educadoras sobre o Programa de Educação Ambiental Terra Limpa (PTL), considerando as linhas de atuação da PMEA. Os diálogos tiveram o apoio de Sauvé (2013), Sato (2001), Pereira (2016) e Loureiro (2004). A hermenêutica orientou a interpretação dos dados. Pode-se depreender que o PTL é uma política pública colocada em prática, e por meio dele a sociedade e o governo podem elencar os problemas e traçar estratégias para solucioná-los. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9199 10.14295/momento.v29i2.9199 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9199 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v29i2.9199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9199/8328 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020) Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020) 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493250297102336 |