Aspectos históricos do teatro na legislação educacional: uma reflexão teórico-crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8152 |
Resumo: | Resumo Com o intuito de melhor compreender os caminhos pelos quais o Teatro se desenvolveu dentro do âmbito educacional, este artigo busca nos principais documentos legais, tais como as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) que discorrem sobre arte e educação como a Lei nº 9.394/96 e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), traçar um paralelo entre as discussões de autores da área, como Barbosa e Santana e as principais mudanças e caminhos no qual o Teatro, e em consequência a Arte, sofreu ao longo de tantos anos, buscando deslumbrar possíveis encaminhamentos sobre possibilidades de enfrentamentos e novas perspectivas para a área sem sínteses téoricas em coerência com a dialética negativa proposta pela Teoria Crítica. Palavras-chave: Teatro; Legislação; Teoria Crítica |
id |
FURG-2_284f18b0bffcddda55621046a4d40bd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/8152 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos históricos do teatro na legislação educacional: uma reflexão teórico-críticaTeatroLegislaçãoTeoria CríticaTeatro e EducaçãoResumo Com o intuito de melhor compreender os caminhos pelos quais o Teatro se desenvolveu dentro do âmbito educacional, este artigo busca nos principais documentos legais, tais como as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) que discorrem sobre arte e educação como a Lei nº 9.394/96 e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), traçar um paralelo entre as discussões de autores da área, como Barbosa e Santana e as principais mudanças e caminhos no qual o Teatro, e em consequência a Arte, sofreu ao longo de tantos anos, buscando deslumbrar possíveis encaminhamentos sobre possibilidades de enfrentamentos e novas perspectivas para a área sem sínteses téoricas em coerência com a dialética negativa proposta pela Teoria Crítica. Palavras-chave: Teatro; Legislação; Teoria CríticaUniversidade Federal do Rio Grande2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/815210.14295/momento.v28i3.8152Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 3 (2019); 216-229Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 3 (2019); 216-2292316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8152/6315Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Leonardo Augusto Madureira deFerreira, Isabella Fernanda2019-12-18T04:16:33Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8152Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-12-18T04:16:33Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos históricos do teatro na legislação educacional: uma reflexão teórico-crítica |
title |
Aspectos históricos do teatro na legislação educacional: uma reflexão teórico-crítica |
spellingShingle |
Aspectos históricos do teatro na legislação educacional: uma reflexão teórico-crítica Castro, Leonardo Augusto Madureira de Teatro Legislação Teoria Crítica Teatro e Educação |
title_short |
Aspectos históricos do teatro na legislação educacional: uma reflexão teórico-crítica |
title_full |
Aspectos históricos do teatro na legislação educacional: uma reflexão teórico-crítica |
title_fullStr |
Aspectos históricos do teatro na legislação educacional: uma reflexão teórico-crítica |
title_full_unstemmed |
Aspectos históricos do teatro na legislação educacional: uma reflexão teórico-crítica |
title_sort |
Aspectos históricos do teatro na legislação educacional: uma reflexão teórico-crítica |
author |
Castro, Leonardo Augusto Madureira de |
author_facet |
Castro, Leonardo Augusto Madureira de Ferreira, Isabella Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Isabella Fernanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Leonardo Augusto Madureira de Ferreira, Isabella Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Legislação Teoria Crítica Teatro e Educação |
topic |
Teatro Legislação Teoria Crítica Teatro e Educação |
description |
Resumo Com o intuito de melhor compreender os caminhos pelos quais o Teatro se desenvolveu dentro do âmbito educacional, este artigo busca nos principais documentos legais, tais como as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) que discorrem sobre arte e educação como a Lei nº 9.394/96 e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), traçar um paralelo entre as discussões de autores da área, como Barbosa e Santana e as principais mudanças e caminhos no qual o Teatro, e em consequência a Arte, sofreu ao longo de tantos anos, buscando deslumbrar possíveis encaminhamentos sobre possibilidades de enfrentamentos e novas perspectivas para a área sem sínteses téoricas em coerência com a dialética negativa proposta pela Teoria Crítica. Palavras-chave: Teatro; Legislação; Teoria Crítica |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8152 10.14295/momento.v28i3.8152 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8152 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v28i3.8152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8152/6315 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 3 (2019); 216-229 Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 3 (2019); 216-229 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870791905280 |