UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA DA UNIDADE AFETIVO-COGNITIVA DA ARTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assumpção, Mariana de Cássia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Xavier de Abreu, Thiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13145
Resumo: This article deals with the affective-cognitive unit present in art as a curricular component of school education. The heterogeneity of everyday life in capitalist society accentuates a dichotomous conception between reason and emotion, attributing, in common sense, the rational elements as belonging only to science and the affective elements only to art. In opposition to such perspectives, we understand art and science as higher spheres of objectification that reflect, each in its own way, the objective reality and provide a synthesis between reason and emotion that is fundamental to the formation process of individuals. Thus, we are based on the aesthetic writings of György Lukács and on historical-critical pedagogy, in a research of a theoretical-bibliographic nature, observing the origin and development of artistic and scientific reflexes from a dialectical analysis between reason and emotion, taking the music as an artistic modality that highlights this dialectic between rational and emotional aspects. Finally, we advocate an omnilateral formation of individuality, rationally and affectionately oriented towards overcoming the limits of everyday life in capitalism, emphasizing the importance of the transmission of artistic contents in school education.
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Thus, we are based on the aesthetic writings of György Lukács and on historical-critical pedagogy, in a research of a theoretical-bibliographic nature, observing the origin and development of artistic and scientific reflexes from a dialectical analysis between reason and emotion, taking the music as an artistic modality that highlights this dialectic between rational and emotional aspects. Finally, we advocate an omnilateral formation of individuality, rationally and affectionately oriented towards overcoming the limits of everyday life in capitalism, emphasizing the importance of the transmission of artistic contents in school education.Este artículo aborda la unidad afectivo-cognitiva presente en el arte como componente curricular de la educación escolar. La heterogeneidad de la vida cotidiana en la sociedad capitalista acentúa una concepción dicotómica entre razón y emoción, atribuyendo, en sentido común, los elementos racionales como pertenecientes únicamente a la ciencia y los elementos afectivos únicamente al arte. Frente a tales perspectivas, entendemos el arte y la ciencia como esferas superiores de objetivación que reflejan, cada una a su manera, la realidad objetiva y proporcionan una síntesis entre la razón y la emoción fundamental para el proceso de formación de los individuos. Así, nos basamos en los escritos estéticos de György Lukács y en la pedagogía histórico-crítica, en una investigación de carácter teórico-bibliográfico, observando el origen y desarrollo de los reflejos artísticos y científicos a partir de un análisis dialéctico entre la razón y la emoción, tomando la música como modalidad artística que resalta esta dialéctica entre lo racional y lo emocional. Finalmente, abogamos por una formación omnilateral de la individualidad, racional y afectivamente orientada a la superación de los límites de la vida cotidiana en el capitalismo, enfatizando la importancia de la transmisión de contenidos artísticos en la educación escolar.Este artigo versa sobre a unidade afetivo-cognitiva presente na arte como componente curricular da educação escolar. A heterogeneidade da vida cotidiana na sociedade capitalista acentua uma concepção dicotômica entre razão e emoção, atribuindo, no senso comum, os elementos racionais como pertencentes apenas à ciência e os elementos afetivos apenas à arte. Em oposição a tais perspectivas, entendemos a arte e a ciência como esferas superiores de objetivação que refletem, cada uma ao seu modo, a realidade objetiva e proporcionam uma síntese entre razão e emoção fundamental para o processo de formação dos indivíduos. Assim, nos baseamos nos escritos estéticos de György Lukács e na pedagogia histórico-crítica, em uma pesquisa de natureza teórico-bibliográfica, observando a origem e o desenvolvimento dos reflexos artístico e científico a partir de uma análise dialética entre razão e emoção, tomando a música como uma modalidade artística que evidencia essa dialeticidade entre os aspectos racionais e emocionais. Por fim, defendemos uma formação omnilateral da individualidade, racional e afetivamente orientada para superação dos limites da vida cotidiana no capitalismo, acentuando a importância da transmissão dos conteúdos artísticos na educação escolar.Universidade Federal do Rio Grande2021-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/1314510.14295/momento.v30i01.13145Momento - Diálogos em Educação; Vol. 30 No. 01 (2021): Dossiê temático: Aspectos da educação escolar sob influência da pandemia da Covid-19: debates e perspectivas com análises a partir da teoria histórico críticaMomento - Diálogos em Educação; v. 30 n. 01 (2021): Dossiê temático: Aspectos da educação escolar sob influência da pandemia da Covid-19: debates e perspectivas com análises a partir da teoria histórico crítica2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. 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