Estratégias de leitura no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5540 |
Resumo: | Resumo Uma das principais estratégias didáticas no ensino superior é o estudo de textos. Através da análise de trinta planos de ensino, de diferentes áreas do conhecimento, foi possível perceber que essa prática é utilizada nos componentes escolares de diversos cursos. Nesse contexto, esse artigo tem o objetivo de refletir criticamente sobre a adequação desse procedimento. O estudo foi desencadeado com as análises dos planos de ensino e complementado pelos índices de compreensão leitora avaliados em diferentes níveis da escolaridade. O artigo analisa o uso da estratégia e pontua alguns procedimentos didáticos que poderiam qualificá-la. |
id |
FURG-2_2d9487510c56230c2e3ab6f7120f8db5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5540 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de leitura no ensino superiorTextos – Leitura – Ensino SuperiorO uso de textos no ensino superiorResumo Uma das principais estratégias didáticas no ensino superior é o estudo de textos. Através da análise de trinta planos de ensino, de diferentes áreas do conhecimento, foi possível perceber que essa prática é utilizada nos componentes escolares de diversos cursos. Nesse contexto, esse artigo tem o objetivo de refletir criticamente sobre a adequação desse procedimento. O estudo foi desencadeado com as análises dos planos de ensino e complementado pelos índices de compreensão leitora avaliados em diferentes níveis da escolaridade. O artigo analisa o uso da estratégia e pontua alguns procedimentos didáticos que poderiam qualificá-la.Universidade Federal do Rio Grande2016-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5540Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 2 (2015); 111-125Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 2 (2015); 111-1252316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5540/3845Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchwartz, Suzana2018-05-08T14:58:27Zoai:periodicos.furg.br:article/5540Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:58:27Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de leitura no ensino superior |
title |
Estratégias de leitura no ensino superior |
spellingShingle |
Estratégias de leitura no ensino superior Schwartz, Suzana Textos – Leitura – Ensino Superior O uso de textos no ensino superior |
title_short |
Estratégias de leitura no ensino superior |
title_full |
Estratégias de leitura no ensino superior |
title_fullStr |
Estratégias de leitura no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Estratégias de leitura no ensino superior |
title_sort |
Estratégias de leitura no ensino superior |
author |
Schwartz, Suzana |
author_facet |
Schwartz, Suzana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwartz, Suzana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Textos – Leitura – Ensino Superior O uso de textos no ensino superior |
topic |
Textos – Leitura – Ensino Superior O uso de textos no ensino superior |
description |
Resumo Uma das principais estratégias didáticas no ensino superior é o estudo de textos. Através da análise de trinta planos de ensino, de diferentes áreas do conhecimento, foi possível perceber que essa prática é utilizada nos componentes escolares de diversos cursos. Nesse contexto, esse artigo tem o objetivo de refletir criticamente sobre a adequação desse procedimento. O estudo foi desencadeado com as análises dos planos de ensino e complementado pelos índices de compreensão leitora avaliados em diferentes níveis da escolaridade. O artigo analisa o uso da estratégia e pontua alguns procedimentos didáticos que poderiam qualificá-la. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5540 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5540/3845 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 2 (2015); 111-125 Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 2 (2015); 111-125 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249438318592 |