A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO LEITOR PELA VIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rosemary Lapa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Luciene Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8927
Resumo: Este artigo resulta de ações desenvolvidas em componente de curso de pós-graduação de 45h, buscamos ouvir dezenove estudantes sobre a sua formação leitora e como ouvinte de histórias, dialogando com sua experiência docente, buscando entender: qual a constituição leitora de mediadores de leitura? Para alcançar resposta a essa pergunta, a escuta sensível foi usada como dispositivo metodológico de produção das informações, registradas em diário de campo, além da escrita individual de memorial. O objetivo geral foi descrição de mediações que se estabelecem em sala de aula no processo de enleituramento através da oralidade da contação de histórias. Os resultados apontaram para reflexões pedagógicas de abordagem da oralidade como prática em aulas com crianças, jovens, adultos e idosos. A pesquisa teve ancoragem principalmente em: Soares (2004); Orlandi (2003) e Oliveira (2018).
id FURG-2_307cdd7843f149c6391c5d430508af8d
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8927
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO LEITOR PELA VIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIASformação de professorescontação de históriaspráticas docentesoralidadeoralidade e leituraEste artigo resulta de ações desenvolvidas em componente de curso de pós-graduação de 45h, buscamos ouvir dezenove estudantes sobre a sua formação leitora e como ouvinte de histórias, dialogando com sua experiência docente, buscando entender: qual a constituição leitora de mediadores de leitura? Para alcançar resposta a essa pergunta, a escuta sensível foi usada como dispositivo metodológico de produção das informações, registradas em diário de campo, além da escrita individual de memorial. O objetivo geral foi descrição de mediações que se estabelecem em sala de aula no processo de enleituramento através da oralidade da contação de histórias. Os resultados apontaram para reflexões pedagógicas de abordagem da oralidade como prática em aulas com crianças, jovens, adultos e idosos. A pesquisa teve ancoragem principalmente em: Soares (2004); Orlandi (2003) e Oliveira (2018).Universidade Federal do Rio Grande2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/892710.14295/momento.v29i2.8927Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8927/8325Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rosemary LapaSantos, Luciene Souza2020-12-03T16:56:20Zoai:periodicos.furg.br:article/8927Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2020-12-03T16:56:20Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO LEITOR PELA VIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
title A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO LEITOR PELA VIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
spellingShingle A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO LEITOR PELA VIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Oliveira, Rosemary Lapa
formação de professores
contação de histórias
práticas docentes
oralidade
oralidade e leitura
title_short A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO LEITOR PELA VIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
title_full A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO LEITOR PELA VIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
title_fullStr A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO LEITOR PELA VIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
title_full_unstemmed A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO LEITOR PELA VIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
title_sort A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO LEITOR PELA VIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
author Oliveira, Rosemary Lapa
author_facet Oliveira, Rosemary Lapa
Santos, Luciene Souza
author_role author
author2 Santos, Luciene Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rosemary Lapa
Santos, Luciene Souza
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
contação de histórias
práticas docentes
oralidade
oralidade e leitura
topic formação de professores
contação de histórias
práticas docentes
oralidade
oralidade e leitura
description Este artigo resulta de ações desenvolvidas em componente de curso de pós-graduação de 45h, buscamos ouvir dezenove estudantes sobre a sua formação leitora e como ouvinte de histórias, dialogando com sua experiência docente, buscando entender: qual a constituição leitora de mediadores de leitura? Para alcançar resposta a essa pergunta, a escuta sensível foi usada como dispositivo metodológico de produção das informações, registradas em diário de campo, além da escrita individual de memorial. O objetivo geral foi descrição de mediações que se estabelecem em sala de aula no processo de enleituramento através da oralidade da contação de histórias. Os resultados apontaram para reflexões pedagógicas de abordagem da oralidade como prática em aulas com crianças, jovens, adultos e idosos. A pesquisa teve ancoragem principalmente em: Soares (2004); Orlandi (2003) e Oliveira (2018).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8927
10.14295/momento.v29i2.8927
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8927
identifier_str_mv 10.14295/momento.v29i2.8927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8927/8325
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020)
Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020)
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493250266693632