A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Joana d'Arc Vasconcelos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Costa, Norma Cristina Vieira, Costa, Nivia Maria Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8049
Resumo: O presente artigo trata das Representações Sociais de professores sobre a identidade docente na EJA no contexto da Amazônia paraense, com objetivo de analisar as representações que apontam para afirmações e ou rupturas de identidades docente nessa modalidade de ensino. No campo da identidade docente na EJA, dialogamos com Dubar (1997), Nóvoa (1992), Freire (1997), Arroyo (2001), Haddad (2002). Os pressupostos metodológicos estão apoiados na abordagem processual de Jodelet (2001). O corpus foi constituído pelo discurso de 30 professores da EJA, analisados a partir elementos constitutivos das RS: sujeitos, contextos e atitudes, gerados na dinâmica identitária dos atos atribuídos e de pertença. Os resultados demonstraram que na necessidade de reinventar a prática docente na EJA, os professores (re)significam as representações sobre sua identidade profissional.
id FURG-2_3217536b61672b56efa8b849390c6872
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/8049
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraenseRepresentações SociaisIdentidade DocenteEducação de Jovens e Adultos.REPRESENTAÇÕES SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE DA EJAO presente artigo trata das Representações Sociais de professores sobre a identidade docente na EJA no contexto da Amazônia paraense, com objetivo de analisar as representações que apontam para afirmações e ou rupturas de identidades docente nessa modalidade de ensino. No campo da identidade docente na EJA, dialogamos com Dubar (1997), Nóvoa (1992), Freire (1997), Arroyo (2001), Haddad (2002). Os pressupostos metodológicos estão apoiados na abordagem processual de Jodelet (2001). O corpus foi constituído pelo discurso de 30 professores da EJA, analisados a partir elementos constitutivos das RS: sujeitos, contextos e atitudes, gerados na dinâmica identitária dos atos atribuídos e de pertença. Os resultados demonstraram que na necessidade de reinventar a prática docente na EJA, os professores (re)significam as representações sobre sua identidade profissional.Universidade Federal do Rio Grande2018-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/804910.14295/momento.v27i2.8049Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 299-318Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 299-3182316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8049/5356Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Joana d'Arc VasconcelosCosta, Norma Cristina VieiraCosta, Nivia Maria Vieira2018-09-14T17:24:04Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8049Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:24:04Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense
title A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense
spellingShingle A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense
Neves, Joana d'Arc Vasconcelos
Representações Sociais
Identidade Docente
Educação de Jovens e Adultos.
REPRESENTAÇÕES SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE DA EJA
title_short A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense
title_full A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense
title_fullStr A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense
title_full_unstemmed A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense
title_sort A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense
author Neves, Joana d'Arc Vasconcelos
author_facet Neves, Joana d'Arc Vasconcelos
Costa, Norma Cristina Vieira
Costa, Nivia Maria Vieira
author_role author
author2 Costa, Norma Cristina Vieira
Costa, Nivia Maria Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Joana d'Arc Vasconcelos
Costa, Norma Cristina Vieira
Costa, Nivia Maria Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Representações Sociais
Identidade Docente
Educação de Jovens e Adultos.
REPRESENTAÇÕES SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE DA EJA
topic Representações Sociais
Identidade Docente
Educação de Jovens e Adultos.
REPRESENTAÇÕES SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE DA EJA
description O presente artigo trata das Representações Sociais de professores sobre a identidade docente na EJA no contexto da Amazônia paraense, com objetivo de analisar as representações que apontam para afirmações e ou rupturas de identidades docente nessa modalidade de ensino. No campo da identidade docente na EJA, dialogamos com Dubar (1997), Nóvoa (1992), Freire (1997), Arroyo (2001), Haddad (2002). Os pressupostos metodológicos estão apoiados na abordagem processual de Jodelet (2001). O corpus foi constituído pelo discurso de 30 professores da EJA, analisados a partir elementos constitutivos das RS: sujeitos, contextos e atitudes, gerados na dinâmica identitária dos atos atribuídos e de pertença. Os resultados demonstraram que na necessidade de reinventar a prática docente na EJA, os professores (re)significam as representações sobre sua identidade profissional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8049
10.14295/momento.v27i2.8049
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8049
identifier_str_mv 10.14295/momento.v27i2.8049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8049/5356
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 299-318
Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 299-318
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870760448000