A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8049 |
Resumo: | O presente artigo trata das Representações Sociais de professores sobre a identidade docente na EJA no contexto da Amazônia paraense, com objetivo de analisar as representações que apontam para afirmações e ou rupturas de identidades docente nessa modalidade de ensino. No campo da identidade docente na EJA, dialogamos com Dubar (1997), Nóvoa (1992), Freire (1997), Arroyo (2001), Haddad (2002). Os pressupostos metodológicos estão apoiados na abordagem processual de Jodelet (2001). O corpus foi constituído pelo discurso de 30 professores da EJA, analisados a partir elementos constitutivos das RS: sujeitos, contextos e atitudes, gerados na dinâmica identitária dos atos atribuídos e de pertença. Os resultados demonstraram que na necessidade de reinventar a prática docente na EJA, os professores (re)significam as representações sobre sua identidade profissional. |
id |
FURG-2_3217536b61672b56efa8b849390c6872 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/8049 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraenseRepresentações SociaisIdentidade DocenteEducação de Jovens e Adultos.REPRESENTAÇÕES SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE DA EJAO presente artigo trata das Representações Sociais de professores sobre a identidade docente na EJA no contexto da Amazônia paraense, com objetivo de analisar as representações que apontam para afirmações e ou rupturas de identidades docente nessa modalidade de ensino. No campo da identidade docente na EJA, dialogamos com Dubar (1997), Nóvoa (1992), Freire (1997), Arroyo (2001), Haddad (2002). Os pressupostos metodológicos estão apoiados na abordagem processual de Jodelet (2001). O corpus foi constituído pelo discurso de 30 professores da EJA, analisados a partir elementos constitutivos das RS: sujeitos, contextos e atitudes, gerados na dinâmica identitária dos atos atribuídos e de pertença. Os resultados demonstraram que na necessidade de reinventar a prática docente na EJA, os professores (re)significam as representações sobre sua identidade profissional.Universidade Federal do Rio Grande2018-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/804910.14295/momento.v27i2.8049Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 299-318Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 299-3182316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8049/5356Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Joana d'Arc VasconcelosCosta, Norma Cristina VieiraCosta, Nivia Maria Vieira2018-09-14T17:24:04Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8049Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:24:04Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense |
title |
A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense |
spellingShingle |
A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense Neves, Joana d'Arc Vasconcelos Representações Sociais Identidade Docente Educação de Jovens e Adultos. REPRESENTAÇÕES SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE DA EJA |
title_short |
A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense |
title_full |
A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense |
title_fullStr |
A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense |
title_full_unstemmed |
A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense |
title_sort |
A construção do eu pelo outro: representações sobre a identidade docente da EJA na Amazônia paraense |
author |
Neves, Joana d'Arc Vasconcelos |
author_facet |
Neves, Joana d'Arc Vasconcelos Costa, Norma Cristina Vieira Costa, Nivia Maria Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Norma Cristina Vieira Costa, Nivia Maria Vieira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Joana d'Arc Vasconcelos Costa, Norma Cristina Vieira Costa, Nivia Maria Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações Sociais Identidade Docente Educação de Jovens e Adultos. REPRESENTAÇÕES SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE DA EJA |
topic |
Representações Sociais Identidade Docente Educação de Jovens e Adultos. REPRESENTAÇÕES SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE DA EJA |
description |
O presente artigo trata das Representações Sociais de professores sobre a identidade docente na EJA no contexto da Amazônia paraense, com objetivo de analisar as representações que apontam para afirmações e ou rupturas de identidades docente nessa modalidade de ensino. No campo da identidade docente na EJA, dialogamos com Dubar (1997), Nóvoa (1992), Freire (1997), Arroyo (2001), Haddad (2002). Os pressupostos metodológicos estão apoiados na abordagem processual de Jodelet (2001). O corpus foi constituído pelo discurso de 30 professores da EJA, analisados a partir elementos constitutivos das RS: sujeitos, contextos e atitudes, gerados na dinâmica identitária dos atos atribuídos e de pertença. Os resultados demonstraram que na necessidade de reinventar a prática docente na EJA, os professores (re)significam as representações sobre sua identidade profissional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8049 10.14295/momento.v27i2.8049 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8049 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v27i2.8049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8049/5356 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 299-318 Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 299-318 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870760448000 |