A PROBLEMÁTICA ACERCA DA INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9576 |
Resumo: | Trata da inserção profissional de egressas e egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na rede pública estadual de educação do Paraná, e analisa a negação da atuação profissional desses sujeitos. A Educação do Campo é compreendida como conquista dos Movimentos Sociais, o que a coloca no âmbito de sua afirmação como política pública. Realizou-se a análise da reivindicação acerca da inserção profissional de licenciados em Educação do Campo por áreas do conhecimento, voltando-se para algumas experiências de negação desse reconhecimento. Como procedimentos metodológicos, foram privilegiadas a pesquisa bibliográfica e a análise documental, com especial atenção para o Dossiê para Reconhecimento da Licenciatura em Educação do Campo, que foi organizado, no ano de 2017, pela Articulação Paranaense por uma Educação do Campo. No processo de pesquisa e análise, a mobilização e a organização foram verificadas como elementos centrais para garantia do direito dos povos trabalhadores do campo à educação. Isso se expande na luta pelo direito dos graduados em Educação do Campo para que possam exercer a profissão docente de acordo com o perfil de sua formação, buscando a conexão entre escola e vida como questão fundamental no delineamento e na afirmação da escola do campo. |
id |
FURG-2_3a0e5301569de7bd004a3360f322664e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/9576 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PROBLEMÁTICA ACERCA DA INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁEducação do CampoLicenciatura em Educação do CampoInserção Profissional Docente.Formação de ProfessoresTrata da inserção profissional de egressas e egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na rede pública estadual de educação do Paraná, e analisa a negação da atuação profissional desses sujeitos. A Educação do Campo é compreendida como conquista dos Movimentos Sociais, o que a coloca no âmbito de sua afirmação como política pública. Realizou-se a análise da reivindicação acerca da inserção profissional de licenciados em Educação do Campo por áreas do conhecimento, voltando-se para algumas experiências de negação desse reconhecimento. Como procedimentos metodológicos, foram privilegiadas a pesquisa bibliográfica e a análise documental, com especial atenção para o Dossiê para Reconhecimento da Licenciatura em Educação do Campo, que foi organizado, no ano de 2017, pela Articulação Paranaense por uma Educação do Campo. No processo de pesquisa e análise, a mobilização e a organização foram verificadas como elementos centrais para garantia do direito dos povos trabalhadores do campo à educação. Isso se expande na luta pelo direito dos graduados em Educação do Campo para que possam exercer a profissão docente de acordo com o perfil de sua formação, buscando a conexão entre escola e vida como questão fundamental no delineamento e na afirmação da escola do campo.Universidade Federal do Rio Grande2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/957610.14295/momento.v29i3.9576Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9576/8732Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVerdério, AlexLima, Andreia Gomes2021-05-04T20:52:30Zoai:periodicos.furg.br:article/9576Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-05-04T20:52:30Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PROBLEMÁTICA ACERCA DA INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ |
title |
A PROBLEMÁTICA ACERCA DA INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ |
spellingShingle |
A PROBLEMÁTICA ACERCA DA INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ Verdério, Alex Educação do Campo Licenciatura em Educação do Campo Inserção Profissional Docente. Formação de Professores |
title_short |
A PROBLEMÁTICA ACERCA DA INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ |
title_full |
A PROBLEMÁTICA ACERCA DA INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ |
title_fullStr |
A PROBLEMÁTICA ACERCA DA INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ |
title_full_unstemmed |
A PROBLEMÁTICA ACERCA DA INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ |
title_sort |
A PROBLEMÁTICA ACERCA DA INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ |
author |
Verdério, Alex |
author_facet |
Verdério, Alex Lima, Andreia Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Andreia Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Verdério, Alex Lima, Andreia Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Campo Licenciatura em Educação do Campo Inserção Profissional Docente. Formação de Professores |
topic |
Educação do Campo Licenciatura em Educação do Campo Inserção Profissional Docente. Formação de Professores |
description |
Trata da inserção profissional de egressas e egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na rede pública estadual de educação do Paraná, e analisa a negação da atuação profissional desses sujeitos. A Educação do Campo é compreendida como conquista dos Movimentos Sociais, o que a coloca no âmbito de sua afirmação como política pública. Realizou-se a análise da reivindicação acerca da inserção profissional de licenciados em Educação do Campo por áreas do conhecimento, voltando-se para algumas experiências de negação desse reconhecimento. Como procedimentos metodológicos, foram privilegiadas a pesquisa bibliográfica e a análise documental, com especial atenção para o Dossiê para Reconhecimento da Licenciatura em Educação do Campo, que foi organizado, no ano de 2017, pela Articulação Paranaense por uma Educação do Campo. No processo de pesquisa e análise, a mobilização e a organização foram verificadas como elementos centrais para garantia do direito dos povos trabalhadores do campo à educação. Isso se expande na luta pelo direito dos graduados em Educação do Campo para que possam exercer a profissão docente de acordo com o perfil de sua formação, buscando a conexão entre escola e vida como questão fundamental no delineamento e na afirmação da escola do campo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9576 10.14295/momento.v29i3.9576 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9576 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v29i3.9576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9576/8732 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020) Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020) 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493250334851072 |