Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8181 |
Resumo: | Este artigo objetiva discutir os caminhos das políticas de formação de professores e professoras, no Brasil, implementadas pelo Ministério da Educação. Defende-se que as políticas educacionais têm contribuído para a construção de um perfil docente como um empresário de si, um sujeito comprometido em recuperar a qualidade do seu trabalho de modo a atender as prerrogativas dos índices educacionais. Desse modo, percebe-se que os professores e as instituições perdem sua autonomia, com a tentativa da implantação de currículos padronizados que atendem às demandas das avaliações em larga escala, na perspectiva de uma gestão por resultados. |
id |
FURG-2_3bf611d8ffe72ffe0d53c13d978f9a3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8181 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professoresFormação de ProfessoresPolíticas EducacionaisCurrículoFormação DocenteEste artigo objetiva discutir os caminhos das políticas de formação de professores e professoras, no Brasil, implementadas pelo Ministério da Educação. Defende-se que as políticas educacionais têm contribuído para a construção de um perfil docente como um empresário de si, um sujeito comprometido em recuperar a qualidade do seu trabalho de modo a atender as prerrogativas dos índices educacionais. Desse modo, percebe-se que os professores e as instituições perdem sua autonomia, com a tentativa da implantação de currículos padronizados que atendem às demandas das avaliações em larga escala, na perspectiva de uma gestão por resultados.Universidade Federal do Rio Grande2018-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/818110.14295/momento.v27i2.8181Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 35-57Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 35-572316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8181/5395Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAnadon, Simone BarretoGonçalves, Suzane Da Rocha Vieira2018-09-17T20:54:28Zoai:periodicos.furg.br:article/8181Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-17T20:54:28Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professores |
title |
Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professores |
spellingShingle |
Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professores Anadon, Simone Barreto Formação de Professores Políticas Educacionais Currículo Formação Docente |
title_short |
Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professores |
title_full |
Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professores |
title_fullStr |
Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professores |
title_full_unstemmed |
Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professores |
title_sort |
Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professores |
author |
Anadon, Simone Barreto |
author_facet |
Anadon, Simone Barreto Gonçalves, Suzane Da Rocha Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Suzane Da Rocha Vieira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anadon, Simone Barreto Gonçalves, Suzane Da Rocha Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Políticas Educacionais Currículo Formação Docente |
topic |
Formação de Professores Políticas Educacionais Currículo Formação Docente |
description |
Este artigo objetiva discutir os caminhos das políticas de formação de professores e professoras, no Brasil, implementadas pelo Ministério da Educação. Defende-se que as políticas educacionais têm contribuído para a construção de um perfil docente como um empresário de si, um sujeito comprometido em recuperar a qualidade do seu trabalho de modo a atender as prerrogativas dos índices educacionais. Desse modo, percebe-se que os professores e as instituições perdem sua autonomia, com a tentativa da implantação de currículos padronizados que atendem às demandas das avaliações em larga escala, na perspectiva de uma gestão por resultados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8181 10.14295/momento.v27i2.8181 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8181 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v27i2.8181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8181/5395 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 35-57 Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 35-57 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249904934912 |