Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anadon, Simone Barreto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gonçalves, Suzane Da Rocha Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8181
Resumo: Este artigo objetiva discutir os caminhos das políticas de formação de professores e professoras, no Brasil, implementadas pelo Ministério da Educação. Defende-se que as políticas educacionais têm contribuído para a construção de um perfil docente como um empresário de si, um sujeito comprometido em recuperar a qualidade do seu trabalho de modo a atender as prerrogativas dos índices educacionais. Desse modo, percebe-se que os professores e as instituições perdem sua autonomia, com a tentativa da implantação de currículos padronizados que atendem às demandas das avaliações em larga escala, na perspectiva de uma gestão por resultados.
id FURG-2_3bf611d8ffe72ffe0d53c13d978f9a3c
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8181
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professoresFormação de ProfessoresPolíticas EducacionaisCurrículoFormação DocenteEste artigo objetiva discutir os caminhos das políticas de formação de professores e professoras, no Brasil, implementadas pelo Ministério da Educação. Defende-se que as políticas educacionais têm contribuído para a construção de um perfil docente como um empresário de si, um sujeito comprometido em recuperar a qualidade do seu trabalho de modo a atender as prerrogativas dos índices educacionais. Desse modo, percebe-se que os professores e as instituições perdem sua autonomia, com a tentativa da implantação de currículos padronizados que atendem às demandas das avaliações em larga escala, na perspectiva de uma gestão por resultados.Universidade Federal do Rio Grande2018-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/818110.14295/momento.v27i2.8181Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 35-57Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 35-572316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8181/5395Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAnadon, Simone BarretoGonçalves, Suzane Da Rocha Vieira2018-09-17T20:54:28Zoai:periodicos.furg.br:article/8181Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-17T20:54:28Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professores
title Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professores
spellingShingle Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professores
Anadon, Simone Barreto
Formação de Professores
Políticas Educacionais
Currículo
Formação Docente
title_short Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professores
title_full Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professores
title_fullStr Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professores
title_full_unstemmed Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professores
title_sort Uma ponte para o Futuro:(des) continuidades nas políticas de formação de professores
author Anadon, Simone Barreto
author_facet Anadon, Simone Barreto
Gonçalves, Suzane Da Rocha Vieira
author_role author
author2 Gonçalves, Suzane Da Rocha Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anadon, Simone Barreto
Gonçalves, Suzane Da Rocha Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Políticas Educacionais
Currículo
Formação Docente
topic Formação de Professores
Políticas Educacionais
Currículo
Formação Docente
description Este artigo objetiva discutir os caminhos das políticas de formação de professores e professoras, no Brasil, implementadas pelo Ministério da Educação. Defende-se que as políticas educacionais têm contribuído para a construção de um perfil docente como um empresário de si, um sujeito comprometido em recuperar a qualidade do seu trabalho de modo a atender as prerrogativas dos índices educacionais. Desse modo, percebe-se que os professores e as instituições perdem sua autonomia, com a tentativa da implantação de currículos padronizados que atendem às demandas das avaliações em larga escala, na perspectiva de uma gestão por resultados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8181
10.14295/momento.v27i2.8181
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8181
identifier_str_mv 10.14295/momento.v27i2.8181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8181/5395
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 35-57
Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 35-57
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249904934912