Paisagens biopolíticas: a produção da saúde, beleza e potência corporal dos sujeitos fumantes e não fumantes
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Data de Publicação: | 2017 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7346 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar algumas das pedagogias culturais relacionadas ao controle do tabagismo no Brasil e fora dele. Entende-se que, por meio das paisagens urbanas, as campanhas de combate ao fumo instituem saberes e pautam comportamentos considerados mais adequados quando avaliados pelos preceitos da saúde, operando sobre a população em espaços não formais. Nesta direção, as paisagens urbanas podem ser pensadas como pedagogias culturais já que funcionam como tecnologias biopolíticas que produzem sujeitos engajados no que se refere ao controle e à manutenção de seus corpos e saúde. Nesta direção, a beleza e a potência física estão diretamente associadas à saúde. |
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Paisagens biopolíticas: a produção da saúde, beleza e potência corporal dos sujeitos fumantes e não fumantesSaúde – Pedagogias Culturais - BiopolíticaCampanhas de Saúde e EducaçãoEste artigo tem por objetivo analisar algumas das pedagogias culturais relacionadas ao controle do tabagismo no Brasil e fora dele. Entende-se que, por meio das paisagens urbanas, as campanhas de combate ao fumo instituem saberes e pautam comportamentos considerados mais adequados quando avaliados pelos preceitos da saúde, operando sobre a população em espaços não formais. Nesta direção, as paisagens urbanas podem ser pensadas como pedagogias culturais já que funcionam como tecnologias biopolíticas que produzem sujeitos engajados no que se refere ao controle e à manutenção de seus corpos e saúde. Nesta direção, a beleza e a potência física estão diretamente associadas à saúde.Universidade Federal do Rio Grande2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/734610.14295/momento.v26i2.7346Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 89-107Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 89-1072316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7346/4991Darsie, CamiloHillesheim, BetinaWeber, Douglas Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T14:25:29Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/7346Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-06-11T14:25:29Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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