PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DOS PERIÓDICOS BRASILEIROS DA ÁREA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/12992 |
Resumo: | O presente estudo objetivou levantar a produção científica dos periódicos nacionais da área de Educação Física, no período de 2008-2018, sobre a Educação Física na Educação Infantil. Destaca-se que esta pesquisa é do tipo revisão integrativa, na qual foram analisados artigos científicos publicados em 14 revistas nacionais, classificadas com Qualis B2 ou superior, que contemplam em seu escopo a área da Educação Física. Foram encontrados 668 artigos que passaram por critérios de inclusão e exclusão, sendo selecionados no final 34 artigos. Após a seleção dos artigos, a análise constituiu-se a partir dos indicativos da análise por temáticas, possibilitando a criação de três sessões de análise: a) mapeamento dos autores das produções sobre Educação Física na Educação Infantil; b) procedimentos metodológicos abordados nas produções sobre Educação Física na Educação Infantil; e c) principais temáticas abordadas nas pesquisas selecionadas a respeito da Educação Física na Educação Infantil. A partir dos resultados, identificou-se que o Sudeste é a região com mais pesquisadores que abordam a temática; a maioria das pesquisas adotou os pressupostos da pesquisa qualitativa para desenvolver seus estudos; e, em relação às temáticas, foram evidenciadas cinco categorias principais, sendo elas: Possibilidades Pedagógicas, Formação Profissional, Inclusão Escolar, Documentos Norteadores e Manifestações Corporais. De modo geral, as temáticas refletiram a importância de se ter um profissional de Educação Física inserido na Educação Infantil, a fim de potencializar o desenvolvimento das crianças nessa etapa do ensino, a partir de um contexto teórico e prático da disciplina para o desenvolvimento e condução dos conhecimentos que emergem da área. |
id |
FURG-2_40d5ef8d624dc8d5454ac6a013bdc41f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/12992 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DOS PERIÓDICOS BRASILEIROS DA ÁREAProdução Científica. Educação Física. Educação Infantil. Periódicos Brasileiros.O presente estudo objetivou levantar a produção científica dos periódicos nacionais da área de Educação Física, no período de 2008-2018, sobre a Educação Física na Educação Infantil. Destaca-se que esta pesquisa é do tipo revisão integrativa, na qual foram analisados artigos científicos publicados em 14 revistas nacionais, classificadas com Qualis B2 ou superior, que contemplam em seu escopo a área da Educação Física. Foram encontrados 668 artigos que passaram por critérios de inclusão e exclusão, sendo selecionados no final 34 artigos. Após a seleção dos artigos, a análise constituiu-se a partir dos indicativos da análise por temáticas, possibilitando a criação de três sessões de análise: a) mapeamento dos autores das produções sobre Educação Física na Educação Infantil; b) procedimentos metodológicos abordados nas produções sobre Educação Física na Educação Infantil; e c) principais temáticas abordadas nas pesquisas selecionadas a respeito da Educação Física na Educação Infantil. A partir dos resultados, identificou-se que o Sudeste é a região com mais pesquisadores que abordam a temática; a maioria das pesquisas adotou os pressupostos da pesquisa qualitativa para desenvolver seus estudos; e, em relação às temáticas, foram evidenciadas cinco categorias principais, sendo elas: Possibilidades Pedagógicas, Formação Profissional, Inclusão Escolar, Documentos Norteadores e Manifestações Corporais. De modo geral, as temáticas refletiram a importância de se ter um profissional de Educação Física inserido na Educação Infantil, a fim de potencializar o desenvolvimento das crianças nessa etapa do ensino, a partir de um contexto teórico e prático da disciplina para o desenvolvimento e condução dos conhecimentos que emergem da área.Universidade Federal do Rio Grande2021-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/1299210.14295/momento.v30i02.12992Momento - Diálogos em Educação; Vol. 30 No. 02 (2021): Dossiê temático: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: precariedades, (im)possibilidades e resistências democráticas; 300-325Momento - Diálogos em Educação; v. 30 n. 02 (2021): Dossiê temático: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: precariedades, (im)possibilidades e resistências democráticas; 300-3252316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/12992/9034Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Pinheiro, Gabriela SouzaSouza, Vânia de Fátima Matias de Flores, Patric Paludett 2021-12-21T22:17:33Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/12992Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-12-21T22:17:33Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DOS PERIÓDICOS BRASILEIROS DA ÁREA |
title |
PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DOS PERIÓDICOS BRASILEIROS DA ÁREA |
spellingShingle |
PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DOS PERIÓDICOS BRASILEIROS DA ÁREA Pinheiro, Gabriela Souza Produção Científica. Educação Física. Educação Infantil. Periódicos Brasileiros. |
title_short |
PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DOS PERIÓDICOS BRASILEIROS DA ÁREA |
title_full |
PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DOS PERIÓDICOS BRASILEIROS DA ÁREA |
title_fullStr |
PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DOS PERIÓDICOS BRASILEIROS DA ÁREA |
title_full_unstemmed |
PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DOS PERIÓDICOS BRASILEIROS DA ÁREA |
title_sort |
PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DOS PERIÓDICOS BRASILEIROS DA ÁREA |
author |
Pinheiro, Gabriela Souza |
author_facet |
Pinheiro, Gabriela Souza Souza, Vânia de Fátima Matias de Flores, Patric Paludett |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Vânia de Fátima Matias de Flores, Patric Paludett |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Gabriela Souza Souza, Vânia de Fátima Matias de Flores, Patric Paludett |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção Científica. Educação Física. Educação Infantil. Periódicos Brasileiros. |
topic |
Produção Científica. Educação Física. Educação Infantil. Periódicos Brasileiros. |
description |
O presente estudo objetivou levantar a produção científica dos periódicos nacionais da área de Educação Física, no período de 2008-2018, sobre a Educação Física na Educação Infantil. Destaca-se que esta pesquisa é do tipo revisão integrativa, na qual foram analisados artigos científicos publicados em 14 revistas nacionais, classificadas com Qualis B2 ou superior, que contemplam em seu escopo a área da Educação Física. Foram encontrados 668 artigos que passaram por critérios de inclusão e exclusão, sendo selecionados no final 34 artigos. Após a seleção dos artigos, a análise constituiu-se a partir dos indicativos da análise por temáticas, possibilitando a criação de três sessões de análise: a) mapeamento dos autores das produções sobre Educação Física na Educação Infantil; b) procedimentos metodológicos abordados nas produções sobre Educação Física na Educação Infantil; e c) principais temáticas abordadas nas pesquisas selecionadas a respeito da Educação Física na Educação Infantil. A partir dos resultados, identificou-se que o Sudeste é a região com mais pesquisadores que abordam a temática; a maioria das pesquisas adotou os pressupostos da pesquisa qualitativa para desenvolver seus estudos; e, em relação às temáticas, foram evidenciadas cinco categorias principais, sendo elas: Possibilidades Pedagógicas, Formação Profissional, Inclusão Escolar, Documentos Norteadores e Manifestações Corporais. De modo geral, as temáticas refletiram a importância de se ter um profissional de Educação Física inserido na Educação Infantil, a fim de potencializar o desenvolvimento das crianças nessa etapa do ensino, a partir de um contexto teórico e prático da disciplina para o desenvolvimento e condução dos conhecimentos que emergem da área. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/12992 10.14295/momento.v30i02.12992 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/12992 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v30i02.12992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/12992/9034 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 30 No. 02 (2021): Dossiê temático: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: precariedades, (im)possibilidades e resistências democráticas; 300-325 Momento - Diálogos em Educação; v. 30 n. 02 (2021): Dossiê temático: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: precariedades, (im)possibilidades e resistências democráticas; 300-325 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944872064876545 |