O cotidiano: rotina, imitação e invenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6111 |
Resumo: | O presente artigo tem como proposta apresentar algumas contribuições do pensamento das professoras Nilda Alves e Regina Leite Garcia para as pesquisas com o cotidiano escolar. Assim, ele se inicia discutindo o conceito de cotidiano pela abordagem mais comum que o mesmo assume, que é o de rotina e repetição sem criação. Em seguida, apresenta algumas contribuições de Alves e Garcia para o campo dos estudos no cotidiano escolar, dando especial destaque ao modo político de abordagem desse cotidiano, considerado por elas como um campo de diversidade, conflitos e produção de conhecimento e não apenas como uma dinâmica de repetição sem criação. |
id |
FURG-2_525ba48c128876dee691dbebcb33b25f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/6111 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O cotidiano: rotina, imitação e invençãoCotidianoinvençãoescolaO presente artigo tem como proposta apresentar algumas contribuições do pensamento das professoras Nilda Alves e Regina Leite Garcia para as pesquisas com o cotidiano escolar. Assim, ele se inicia discutindo o conceito de cotidiano pela abordagem mais comum que o mesmo assume, que é o de rotina e repetição sem criação. Em seguida, apresenta algumas contribuições de Alves e Garcia para o campo dos estudos no cotidiano escolar, dando especial destaque ao modo político de abordagem desse cotidiano, considerado por elas como um campo de diversidade, conflitos e produção de conhecimento e não apenas como uma dinâmica de repetição sem criação.Universidade Federal do Rio Grande2016-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6111Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 1 (2016); 93-106Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 1 (2016); 93-1062316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6111/3928Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimonini, Eduardo2018-05-08T14:47:36Zoai:periodicos.furg.br:article/6111Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:47:36Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cotidiano: rotina, imitação e invenção |
title |
O cotidiano: rotina, imitação e invenção |
spellingShingle |
O cotidiano: rotina, imitação e invenção Simonini, Eduardo Cotidiano invenção escola |
title_short |
O cotidiano: rotina, imitação e invenção |
title_full |
O cotidiano: rotina, imitação e invenção |
title_fullStr |
O cotidiano: rotina, imitação e invenção |
title_full_unstemmed |
O cotidiano: rotina, imitação e invenção |
title_sort |
O cotidiano: rotina, imitação e invenção |
author |
Simonini, Eduardo |
author_facet |
Simonini, Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simonini, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cotidiano invenção escola |
topic |
Cotidiano invenção escola |
description |
O presente artigo tem como proposta apresentar algumas contribuições do pensamento das professoras Nilda Alves e Regina Leite Garcia para as pesquisas com o cotidiano escolar. Assim, ele se inicia discutindo o conceito de cotidiano pela abordagem mais comum que o mesmo assume, que é o de rotina e repetição sem criação. Em seguida, apresenta algumas contribuições de Alves e Garcia para o campo dos estudos no cotidiano escolar, dando especial destaque ao modo político de abordagem desse cotidiano, considerado por elas como um campo de diversidade, conflitos e produção de conhecimento e não apenas como uma dinâmica de repetição sem criação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6111 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6111/3928 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 1 (2016); 93-106 Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 1 (2016); 93-106 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249479213056 |