A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kirchof, Edgar Roberto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moro, Roberta Gerling
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8060
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar a análise dos dados coletados em uma pesquisa de campo em que foi realizada a leitura do book app Meu Aplicativo de Folclore, do poeta brasileiro Ricardo Azevedo, por crianças entre 3 e 10 anos de idade no contexto familiar. A pesquisa busca compreender como as crianças interagem com as estruturas de leitura previstas em aplicativos literários (book apps), aqui apresentados como: (1) recursos de tela; (2) recursos de transição; (3) recursos de interação. Os resultados sugerem que as crianças têm preferência por obras com maior nível de interatividade e imersão, provavelmente devido a suas experiências prévias com jogos eletrônicos e outros tipos de aplicativos.
id FURG-2_547736849710e29cfd75041f5d9d8bc5
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8060
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folcloreLiteratura digital infantilleituraaplicativo literáriointeratividade.LEITURA DE LIVROS DIGITAISO objetivo deste artigo é apresentar a análise dos dados coletados em uma pesquisa de campo em que foi realizada a leitura do book app Meu Aplicativo de Folclore, do poeta brasileiro Ricardo Azevedo, por crianças entre 3 e 10 anos de idade no contexto familiar. A pesquisa busca compreender como as crianças interagem com as estruturas de leitura previstas em aplicativos literários (book apps), aqui apresentados como: (1) recursos de tela; (2) recursos de transição; (3) recursos de interação. Os resultados sugerem que as crianças têm preferência por obras com maior nível de interatividade e imersão, provavelmente devido a suas experiências prévias com jogos eletrônicos e outros tipos de aplicativos.Universidade Federal do Rio Grande2018-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/806010.14295/momento.v27i2.8060Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 412-429Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 412-4292316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8060/5362Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKirchof, Edgar RobertoMoro, Roberta Gerling2018-09-14T17:24:04Zoai:periodicos.furg.br:article/8060Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:24:04Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore
title A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore
spellingShingle A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore
Kirchof, Edgar Roberto
Literatura digital infantil
leitura
aplicativo literário
interatividade.
LEITURA DE LIVROS DIGITAIS
title_short A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore
title_full A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore
title_fullStr A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore
title_full_unstemmed A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore
title_sort A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore
author Kirchof, Edgar Roberto
author_facet Kirchof, Edgar Roberto
Moro, Roberta Gerling
author_role author
author2 Moro, Roberta Gerling
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kirchof, Edgar Roberto
Moro, Roberta Gerling
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura digital infantil
leitura
aplicativo literário
interatividade.
LEITURA DE LIVROS DIGITAIS
topic Literatura digital infantil
leitura
aplicativo literário
interatividade.
LEITURA DE LIVROS DIGITAIS
description O objetivo deste artigo é apresentar a análise dos dados coletados em uma pesquisa de campo em que foi realizada a leitura do book app Meu Aplicativo de Folclore, do poeta brasileiro Ricardo Azevedo, por crianças entre 3 e 10 anos de idade no contexto familiar. A pesquisa busca compreender como as crianças interagem com as estruturas de leitura previstas em aplicativos literários (book apps), aqui apresentados como: (1) recursos de tela; (2) recursos de transição; (3) recursos de interação. Os resultados sugerem que as crianças têm preferência por obras com maior nível de interatividade e imersão, provavelmente devido a suas experiências prévias com jogos eletrônicos e outros tipos de aplicativos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8060
10.14295/momento.v27i2.8060
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8060
identifier_str_mv 10.14295/momento.v27i2.8060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8060/5362
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 412-429
Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 412-429
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249872429056