A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8060 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar a análise dos dados coletados em uma pesquisa de campo em que foi realizada a leitura do book app Meu Aplicativo de Folclore, do poeta brasileiro Ricardo Azevedo, por crianças entre 3 e 10 anos de idade no contexto familiar. A pesquisa busca compreender como as crianças interagem com as estruturas de leitura previstas em aplicativos literários (book apps), aqui apresentados como: (1) recursos de tela; (2) recursos de transição; (3) recursos de interação. Os resultados sugerem que as crianças têm preferência por obras com maior nível de interatividade e imersão, provavelmente devido a suas experiências prévias com jogos eletrônicos e outros tipos de aplicativos. |
id |
FURG-2_547736849710e29cfd75041f5d9d8bc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8060 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folcloreLiteratura digital infantilleituraaplicativo literáriointeratividade.LEITURA DE LIVROS DIGITAISO objetivo deste artigo é apresentar a análise dos dados coletados em uma pesquisa de campo em que foi realizada a leitura do book app Meu Aplicativo de Folclore, do poeta brasileiro Ricardo Azevedo, por crianças entre 3 e 10 anos de idade no contexto familiar. A pesquisa busca compreender como as crianças interagem com as estruturas de leitura previstas em aplicativos literários (book apps), aqui apresentados como: (1) recursos de tela; (2) recursos de transição; (3) recursos de interação. Os resultados sugerem que as crianças têm preferência por obras com maior nível de interatividade e imersão, provavelmente devido a suas experiências prévias com jogos eletrônicos e outros tipos de aplicativos.Universidade Federal do Rio Grande2018-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/806010.14295/momento.v27i2.8060Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 412-429Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 412-4292316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8060/5362Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKirchof, Edgar RobertoMoro, Roberta Gerling2018-09-14T17:24:04Zoai:periodicos.furg.br:article/8060Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:24:04Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore |
title |
A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore |
spellingShingle |
A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore Kirchof, Edgar Roberto Literatura digital infantil leitura aplicativo literário interatividade. LEITURA DE LIVROS DIGITAIS |
title_short |
A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore |
title_full |
A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore |
title_fullStr |
A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore |
title_full_unstemmed |
A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore |
title_sort |
A leitura de book apps no contexto familiar: a interação de crianças com a obra meu aplicativo de folclore |
author |
Kirchof, Edgar Roberto |
author_facet |
Kirchof, Edgar Roberto Moro, Roberta Gerling |
author_role |
author |
author2 |
Moro, Roberta Gerling |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kirchof, Edgar Roberto Moro, Roberta Gerling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura digital infantil leitura aplicativo literário interatividade. LEITURA DE LIVROS DIGITAIS |
topic |
Literatura digital infantil leitura aplicativo literário interatividade. LEITURA DE LIVROS DIGITAIS |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar a análise dos dados coletados em uma pesquisa de campo em que foi realizada a leitura do book app Meu Aplicativo de Folclore, do poeta brasileiro Ricardo Azevedo, por crianças entre 3 e 10 anos de idade no contexto familiar. A pesquisa busca compreender como as crianças interagem com as estruturas de leitura previstas em aplicativos literários (book apps), aqui apresentados como: (1) recursos de tela; (2) recursos de transição; (3) recursos de interação. Os resultados sugerem que as crianças têm preferência por obras com maior nível de interatividade e imersão, provavelmente devido a suas experiências prévias com jogos eletrônicos e outros tipos de aplicativos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8060 10.14295/momento.v27i2.8060 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8060 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v27i2.8060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8060/5362 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 412-429 Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 412-429 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249872429056 |