ESTUDO DO MEIO COMO ESPAÇO DE IMPLICAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL: prospeções e propostas curriculares, organizacionais e políticas
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/15021 |
Resumo: | Pelas palavras de Arendt (1961), podemos reconhecer que o compromisso com a educação resulta, entre outros aspetos, de uma relação de amor com o mundo, porque decorre de uma efetiva responsabilização e comprometimento face a esse mesmo mundo. Talvez por esse motivo, como esclarecem Misiaszek e colaboradores (2022), o pensamento pedagógico emerge preocupado com um conjunto diversificado de domínios que não podem ser ignorados ou desconsiderados, como a diversidade cultural, as desigualdades sociais, as relações humanas no Antropoceno ou as características e efeitos da globalização em relação às distintas comunidades e aos diversos espaços e contextos ambientais. A componente curricular de Estudo do Meio, do 1.º Ciclo do Ensino Básico português, devido às suas características interdisciplinares tenderá a estabelecer-se como fundamental, numa formação comprometida com a cidadania da infância, possibilitando a articulação entre os desafios humanos, sociais e ecológicos contemporâneos. Decorrente deste posicionamento, com o presente artigo pretendemos refletir sobre o modo como o Estudo do Meio surge, ou não, como um espaço educativo de implicação social e ambiental, pelo qual a realidade contemporânea, na sua complexidade, não é ocultada, antes promotora de uma consciencialização mais abrangente e ecológica, associada às características do meio ambiente, às injustiças presentes na sociedade, à diversidade humana. De acordo com tal finalidade, o estudo avança, inicialmente, com um mapeamento das orientações curriculares nacionais para aquela componente curricular. Desta análise, conseguimos compreender que, apesar da menção a aspetos como os direitos humanos, a justiça ou os problemas ambientais e comunitários, o currículo nacional parece não privilegiar uma análise pormenorizada, desocultadora e humanizante dos desafios sociais e ambientais mais atuais. Assim, na sequência da constatação anterior, propomos um conjunto de opções curriculares, organizacionais e políticas que melhor poderão convergir para uma pedagogia assente no olhar atento e na atuação crítica, como condição necessária para a afirmação da cidadania democrática de cada uma das crianças. |
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ESTUDO DO MEIO COMO ESPAÇO DE IMPLICAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL: prospeções e propostas curriculares, organizacionais e políticasCurrículoEducação BásicaGestão pedagógica da escolaPelas palavras de Arendt (1961), podemos reconhecer que o compromisso com a educação resulta, entre outros aspetos, de uma relação de amor com o mundo, porque decorre de uma efetiva responsabilização e comprometimento face a esse mesmo mundo. Talvez por esse motivo, como esclarecem Misiaszek e colaboradores (2022), o pensamento pedagógico emerge preocupado com um conjunto diversificado de domínios que não podem ser ignorados ou desconsiderados, como a diversidade cultural, as desigualdades sociais, as relações humanas no Antropoceno ou as características e efeitos da globalização em relação às distintas comunidades e aos diversos espaços e contextos ambientais. A componente curricular de Estudo do Meio, do 1.º Ciclo do Ensino Básico português, devido às suas características interdisciplinares tenderá a estabelecer-se como fundamental, numa formação comprometida com a cidadania da infância, possibilitando a articulação entre os desafios humanos, sociais e ecológicos contemporâneos. Decorrente deste posicionamento, com o presente artigo pretendemos refletir sobre o modo como o Estudo do Meio surge, ou não, como um espaço educativo de implicação social e ambiental, pelo qual a realidade contemporânea, na sua complexidade, não é ocultada, antes promotora de uma consciencialização mais abrangente e ecológica, associada às características do meio ambiente, às injustiças presentes na sociedade, à diversidade humana. De acordo com tal finalidade, o estudo avança, inicialmente, com um mapeamento das orientações curriculares nacionais para aquela componente curricular. Desta análise, conseguimos compreender que, apesar da menção a aspetos como os direitos humanos, a justiça ou os problemas ambientais e comunitários, o currículo nacional parece não privilegiar uma análise pormenorizada, desocultadora e humanizante dos desafios sociais e ambientais mais atuais. Assim, na sequência da constatação anterior, propomos um conjunto de opções curriculares, organizacionais e políticas que melhor poderão convergir para uma pedagogia assente no olhar atento e na atuação crítica, como condição necessária para a afirmação da cidadania democrática de cada uma das crianças.Universidade Federal do Rio Grande2023-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/15021Momento - Diálogos em Educação; Vol. 32 No. 01 (2023): Dossiê Temático: INFÂNCIA, GLOBALIZAÇÃO E NATUREZA: pesquisas, reflexões e cuidados às gerações futuras no presente de desigualdades e injustiças sociais, ambientais e climáticas; 74-94Momento - Diálogos em Educação; v. 32 n. 01 (2023): Dossiê Temático: INFÂNCIA, GLOBALIZAÇÃO E NATUREZA: pesquisas, reflexões e cuidados às gerações futuras no presente de desigualdades e injustiças sociais, ambientais e climáticas; 74-942316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/15021/10130Copyright (c) 2023 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Pedro DuarteMoreira, Ana Isabel2023-04-10T23:33:26Zoai:periodicos.furg.br:article/15021Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2023-04-10T23:33:26Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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