Educação Ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6830 |
Resumo: | O presente texto sumariza um projeto intitulado “Educomunicação, ciência e outros saberes: um estudo do trabalho colaborativo em narrativas transmídias”, coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Nos anos de 2015 e 2016, o projeto atuou em nove escolas públicas [piloto] de Mato Grosso – urbanas e rurais –, trabalhando a construção coletiva do conhecimento em três grandes áreas intrinsecamente relacionadas: história, criatividade e Educação Ambiental. Tendo como motor a narrativa transmídia, professoras(es) e estudantes construíram e compartilharam os conhecimentos produzidos, arquitetando comunidades de aprendizagens. As intervenções nas escolas coadunam com os métodos participativos de Paulo Freire, e as interpretações dos resultados caminharam num horizonte fenomenológico de Merleau-Ponty. |
id |
FURG-2_58ee674af13f42d338402d4877dc5714 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/6830 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolarEducação Ambientalnarrativa transmídiaeducomunicaçãofenomenologiaEducação AmbientalO presente texto sumariza um projeto intitulado “Educomunicação, ciência e outros saberes: um estudo do trabalho colaborativo em narrativas transmídias”, coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Nos anos de 2015 e 2016, o projeto atuou em nove escolas públicas [piloto] de Mato Grosso – urbanas e rurais –, trabalhando a construção coletiva do conhecimento em três grandes áreas intrinsecamente relacionadas: história, criatividade e Educação Ambiental. Tendo como motor a narrativa transmídia, professoras(es) e estudantes construíram e compartilharam os conhecimentos produzidos, arquitetando comunidades de aprendizagens. As intervenções nas escolas coadunam com os métodos participativos de Paulo Freire, e as interpretações dos resultados caminharam num horizonte fenomenológico de Merleau-Ponty.Universidade Federal do Rio Grande2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/683010.14295/momento.v26i2.6830Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 282-296Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 282-2962316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6830/5011Sato, MichèleMoreira, Benedito DielcioCury Luiz, Thiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T14:25:29Zoai:periodicos.furg.br:article/6830Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-06-11T14:25:29Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar |
title |
Educação Ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar |
spellingShingle |
Educação Ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar Sato, Michèle Educação Ambiental narrativa transmídia educomunicação fenomenologia Educação Ambiental |
title_short |
Educação Ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar |
title_full |
Educação Ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar |
title_fullStr |
Educação Ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar |
title_sort |
Educação Ambiental e narrativa transmídia: pedagogia popular e fenomenologia recriando o espaço escolar |
author |
Sato, Michèle |
author_facet |
Sato, Michèle Moreira, Benedito Dielcio Cury Luiz, Thiago |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Benedito Dielcio Cury Luiz, Thiago |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sato, Michèle Moreira, Benedito Dielcio Cury Luiz, Thiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental narrativa transmídia educomunicação fenomenologia Educação Ambiental |
topic |
Educação Ambiental narrativa transmídia educomunicação fenomenologia Educação Ambiental |
description |
O presente texto sumariza um projeto intitulado “Educomunicação, ciência e outros saberes: um estudo do trabalho colaborativo em narrativas transmídias”, coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Nos anos de 2015 e 2016, o projeto atuou em nove escolas públicas [piloto] de Mato Grosso – urbanas e rurais –, trabalhando a construção coletiva do conhecimento em três grandes áreas intrinsecamente relacionadas: história, criatividade e Educação Ambiental. Tendo como motor a narrativa transmídia, professoras(es) e estudantes construíram e compartilharam os conhecimentos produzidos, arquitetando comunidades de aprendizagens. As intervenções nas escolas coadunam com os métodos participativos de Paulo Freire, e as interpretações dos resultados caminharam num horizonte fenomenológico de Merleau-Ponty. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6830 10.14295/momento.v26i2.6830 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6830 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v26i2.6830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6830/5011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 282-296 Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 282-296 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249513816064 |