Pedagogias do corpo, do gênero e do sexo: aprendendo a ser menino e menina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thürler, Djalma
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Soares, Mayana Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4937
Resumo: O presente trabalho se propõe a iniciar uma discussão/reflexão teórica acerca da performatividade de gênero em âmbito escolar, tendo como eixo principal a crítica a heteronormatividade. Na escola, tanto o binarismo sexual quanto a heteronormatividade são fenômenos que têm trazido enormes e sérios problemas à sociedade brasileira, principalmente afetando jovens estudantes, os quais sofrem com a discriminação, a homofobia e a rejeição. Nesse sentido, serão abordadas algumas importantes questões sobre a dificuldade da escola em tratar (ou não tratar) tais questões, e o consequente fracasso escolar de jovens, meninos e meninas, em seu desempenho educacional, e, posteriormente, profissional, além dos sérios transtornos psíquicos, emocionais e físicos, causados pela violência (física ou simbólica) homofóbica a que são submetidos em toda sua jornada escolar.
id FURG-2_5e03af8b40dafb31db11cb7107f84008
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/4937
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Pedagogias do corpo, do gênero e do sexo: aprendendo a ser menino e meninaPerformatividade de gêneroSexualidadeHeteronormatividadeEducação brasileiraO presente trabalho se propõe a iniciar uma discussão/reflexão teórica acerca da performatividade de gênero em âmbito escolar, tendo como eixo principal a crítica a heteronormatividade. Na escola, tanto o binarismo sexual quanto a heteronormatividade são fenômenos que têm trazido enormes e sérios problemas à sociedade brasileira, principalmente afetando jovens estudantes, os quais sofrem com a discriminação, a homofobia e a rejeição. Nesse sentido, serão abordadas algumas importantes questões sobre a dificuldade da escola em tratar (ou não tratar) tais questões, e o consequente fracasso escolar de jovens, meninos e meninas, em seu desempenho educacional, e, posteriormente, profissional, além dos sérios transtornos psíquicos, emocionais e físicos, causados pela violência (física ou simbólica) homofóbica a que são submetidos em toda sua jornada escolar.Universidade Federal do Rio Grande2015-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4937Momento - Diálogos em Educação; Vol. 23 No. 2 (2014): "LGBTT - Movimentos Sociais e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas"; 55-72Momento - Diálogos em Educação; v. 23 n. 2 (2014): "LGBTT - Movimentos Sociais e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas"; 55-722316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4937/3113Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessThürler, DjalmaSoares, Mayana Rocha2018-05-08T14:48:35Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/4937Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:48:35Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogias do corpo, do gênero e do sexo: aprendendo a ser menino e menina
title Pedagogias do corpo, do gênero e do sexo: aprendendo a ser menino e menina
spellingShingle Pedagogias do corpo, do gênero e do sexo: aprendendo a ser menino e menina
Thürler, Djalma
Performatividade de gênero
Sexualidade
Heteronormatividade
Educação brasileira
title_short Pedagogias do corpo, do gênero e do sexo: aprendendo a ser menino e menina
title_full Pedagogias do corpo, do gênero e do sexo: aprendendo a ser menino e menina
title_fullStr Pedagogias do corpo, do gênero e do sexo: aprendendo a ser menino e menina
title_full_unstemmed Pedagogias do corpo, do gênero e do sexo: aprendendo a ser menino e menina
title_sort Pedagogias do corpo, do gênero e do sexo: aprendendo a ser menino e menina
author Thürler, Djalma
author_facet Thürler, Djalma
Soares, Mayana Rocha
author_role author
author2 Soares, Mayana Rocha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thürler, Djalma
Soares, Mayana Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Performatividade de gênero
Sexualidade
Heteronormatividade
Educação brasileira
topic Performatividade de gênero
Sexualidade
Heteronormatividade
Educação brasileira
description O presente trabalho se propõe a iniciar uma discussão/reflexão teórica acerca da performatividade de gênero em âmbito escolar, tendo como eixo principal a crítica a heteronormatividade. Na escola, tanto o binarismo sexual quanto a heteronormatividade são fenômenos que têm trazido enormes e sérios problemas à sociedade brasileira, principalmente afetando jovens estudantes, os quais sofrem com a discriminação, a homofobia e a rejeição. Nesse sentido, serão abordadas algumas importantes questões sobre a dificuldade da escola em tratar (ou não tratar) tais questões, e o consequente fracasso escolar de jovens, meninos e meninas, em seu desempenho educacional, e, posteriormente, profissional, além dos sérios transtornos psíquicos, emocionais e físicos, causados pela violência (física ou simbólica) homofóbica a que são submetidos em toda sua jornada escolar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4937
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4937/3113
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 23 No. 2 (2014): "LGBTT - Movimentos Sociais e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas"; 55-72
Momento - Diálogos em Educação; v. 23 n. 2 (2014): "LGBTT - Movimentos Sociais e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas"; 55-72
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870234062848