Pedagogias do corpo, do gênero e do sexo: aprendendo a ser menino e menina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4937 |
Resumo: | O presente trabalho se propõe a iniciar uma discussão/reflexão teórica acerca da performatividade de gênero em âmbito escolar, tendo como eixo principal a crítica a heteronormatividade. Na escola, tanto o binarismo sexual quanto a heteronormatividade são fenômenos que têm trazido enormes e sérios problemas à sociedade brasileira, principalmente afetando jovens estudantes, os quais sofrem com a discriminação, a homofobia e a rejeição. Nesse sentido, serão abordadas algumas importantes questões sobre a dificuldade da escola em tratar (ou não tratar) tais questões, e o consequente fracasso escolar de jovens, meninos e meninas, em seu desempenho educacional, e, posteriormente, profissional, além dos sérios transtornos psíquicos, emocionais e físicos, causados pela violência (física ou simbólica) homofóbica a que são submetidos em toda sua jornada escolar. |
id |
FURG-2_5e03af8b40dafb31db11cb7107f84008 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/4937 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogias do corpo, do gênero e do sexo: aprendendo a ser menino e meninaPerformatividade de gêneroSexualidadeHeteronormatividadeEducação brasileiraO presente trabalho se propõe a iniciar uma discussão/reflexão teórica acerca da performatividade de gênero em âmbito escolar, tendo como eixo principal a crítica a heteronormatividade. Na escola, tanto o binarismo sexual quanto a heteronormatividade são fenômenos que têm trazido enormes e sérios problemas à sociedade brasileira, principalmente afetando jovens estudantes, os quais sofrem com a discriminação, a homofobia e a rejeição. Nesse sentido, serão abordadas algumas importantes questões sobre a dificuldade da escola em tratar (ou não tratar) tais questões, e o consequente fracasso escolar de jovens, meninos e meninas, em seu desempenho educacional, e, posteriormente, profissional, além dos sérios transtornos psíquicos, emocionais e físicos, causados pela violência (física ou simbólica) homofóbica a que são submetidos em toda sua jornada escolar.Universidade Federal do Rio Grande2015-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4937Momento - Diálogos em Educação; Vol. 23 No. 2 (2014): "LGBTT - Movimentos Sociais e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas"; 55-72Momento - Diálogos em Educação; v. 23 n. 2 (2014): "LGBTT - Movimentos Sociais e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas"; 55-722316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4937/3113Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessThürler, DjalmaSoares, Mayana Rocha2018-05-08T14:48:35Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/4937Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:48:35Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogias do corpo, do gênero e do sexo: aprendendo a ser menino e menina |
title |
Pedagogias do corpo, do gênero e do sexo: aprendendo a ser menino e menina |
spellingShingle |
Pedagogias do corpo, do gênero e do sexo: aprendendo a ser menino e menina Thürler, Djalma Performatividade de gênero Sexualidade Heteronormatividade Educação brasileira |
title_short |
Pedagogias do corpo, do gênero e do sexo: aprendendo a ser menino e menina |
title_full |
Pedagogias do corpo, do gênero e do sexo: aprendendo a ser menino e menina |
title_fullStr |
Pedagogias do corpo, do gênero e do sexo: aprendendo a ser menino e menina |
title_full_unstemmed |
Pedagogias do corpo, do gênero e do sexo: aprendendo a ser menino e menina |
title_sort |
Pedagogias do corpo, do gênero e do sexo: aprendendo a ser menino e menina |
author |
Thürler, Djalma |
author_facet |
Thürler, Djalma Soares, Mayana Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Mayana Rocha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thürler, Djalma Soares, Mayana Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performatividade de gênero Sexualidade Heteronormatividade Educação brasileira |
topic |
Performatividade de gênero Sexualidade Heteronormatividade Educação brasileira |
description |
O presente trabalho se propõe a iniciar uma discussão/reflexão teórica acerca da performatividade de gênero em âmbito escolar, tendo como eixo principal a crítica a heteronormatividade. Na escola, tanto o binarismo sexual quanto a heteronormatividade são fenômenos que têm trazido enormes e sérios problemas à sociedade brasileira, principalmente afetando jovens estudantes, os quais sofrem com a discriminação, a homofobia e a rejeição. Nesse sentido, serão abordadas algumas importantes questões sobre a dificuldade da escola em tratar (ou não tratar) tais questões, e o consequente fracasso escolar de jovens, meninos e meninas, em seu desempenho educacional, e, posteriormente, profissional, além dos sérios transtornos psíquicos, emocionais e físicos, causados pela violência (física ou simbólica) homofóbica a que são submetidos em toda sua jornada escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4937 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4937/3113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 23 No. 2 (2014): "LGBTT - Movimentos Sociais e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas"; 55-72 Momento - Diálogos em Educação; v. 23 n. 2 (2014): "LGBTT - Movimentos Sociais e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas"; 55-72 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870234062848 |