A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Vilmar Alves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cerda Cerda, Cristian Danilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7450
Resumo: O presente artigo discorre sobre a necessidade e a importância que as teorias da educação assumem na formação do educador. É um estudo que e tem como objetivo demonstrar que sempre que estamos realizando uma tarefa pedagógica, cientes ou não estamos legitimando, ou defendendo, uma teoria. Desse modo não existe neutralidade no fazer pedagógico. Também pretendemos demonstrar que a Pedagogia dialética de Matriz Progressista freriana aponta para um horizonte de emancipação dos sujeitos envolvidos com uma educação que busca transformar a realidade. O estudo também apresenta os desafios dessa perspectiva no contexto da formação de professores no Brasil e Nicarágua sendo que são dois países marcados por relações de poder e de opressão.
id FURG-2_5fac7206654e69a6410df46ff0882835
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7450
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - NicaráguaTeorias. Formação. Professores. Brasil. NicaráguaFormação de ProfessoresO presente artigo discorre sobre a necessidade e a importância que as teorias da educação assumem na formação do educador. É um estudo que e tem como objetivo demonstrar que sempre que estamos realizando uma tarefa pedagógica, cientes ou não estamos legitimando, ou defendendo, uma teoria. Desse modo não existe neutralidade no fazer pedagógico. Também pretendemos demonstrar que a Pedagogia dialética de Matriz Progressista freriana aponta para um horizonte de emancipação dos sujeitos envolvidos com uma educação que busca transformar a realidade. O estudo também apresenta os desafios dessa perspectiva no contexto da formação de professores no Brasil e Nicarágua sendo que são dois países marcados por relações de poder e de opressão.Universidade Federal do Rio Grande2018-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/745010.14295/momento.v27i2.7450Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 352-368Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 352-3682316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7450/5360Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Vilmar AlvesCerda Cerda, Cristian Danilo2018-09-14T17:24:04Zoai:periodicos.furg.br:article/7450Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:24:04Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua
title A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua
spellingShingle A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua
Pereira, Vilmar Alves
Teorias. Formação. Professores. Brasil. Nicarágua
Formação de Professores
title_short A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua
title_full A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua
title_fullStr A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua
title_full_unstemmed A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua
title_sort A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua
author Pereira, Vilmar Alves
author_facet Pereira, Vilmar Alves
Cerda Cerda, Cristian Danilo
author_role author
author2 Cerda Cerda, Cristian Danilo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Vilmar Alves
Cerda Cerda, Cristian Danilo
dc.subject.por.fl_str_mv Teorias. Formação. Professores. Brasil. Nicarágua
Formação de Professores
topic Teorias. Formação. Professores. Brasil. Nicarágua
Formação de Professores
description O presente artigo discorre sobre a necessidade e a importância que as teorias da educação assumem na formação do educador. É um estudo que e tem como objetivo demonstrar que sempre que estamos realizando uma tarefa pedagógica, cientes ou não estamos legitimando, ou defendendo, uma teoria. Desse modo não existe neutralidade no fazer pedagógico. Também pretendemos demonstrar que a Pedagogia dialética de Matriz Progressista freriana aponta para um horizonte de emancipação dos sujeitos envolvidos com uma educação que busca transformar a realidade. O estudo também apresenta os desafios dessa perspectiva no contexto da formação de professores no Brasil e Nicarágua sendo que são dois países marcados por relações de poder e de opressão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7450
10.14295/momento.v27i2.7450
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7450
identifier_str_mv 10.14295/momento.v27i2.7450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7450/5360
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 352-368
Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 352-368
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249806368768