A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7450 |
Resumo: | O presente artigo discorre sobre a necessidade e a importância que as teorias da educação assumem na formação do educador. É um estudo que e tem como objetivo demonstrar que sempre que estamos realizando uma tarefa pedagógica, cientes ou não estamos legitimando, ou defendendo, uma teoria. Desse modo não existe neutralidade no fazer pedagógico. Também pretendemos demonstrar que a Pedagogia dialética de Matriz Progressista freriana aponta para um horizonte de emancipação dos sujeitos envolvidos com uma educação que busca transformar a realidade. O estudo também apresenta os desafios dessa perspectiva no contexto da formação de professores no Brasil e Nicarágua sendo que são dois países marcados por relações de poder e de opressão. |
id |
FURG-2_5fac7206654e69a6410df46ff0882835 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7450 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - NicaráguaTeorias. Formação. Professores. Brasil. NicaráguaFormação de ProfessoresO presente artigo discorre sobre a necessidade e a importância que as teorias da educação assumem na formação do educador. É um estudo que e tem como objetivo demonstrar que sempre que estamos realizando uma tarefa pedagógica, cientes ou não estamos legitimando, ou defendendo, uma teoria. Desse modo não existe neutralidade no fazer pedagógico. Também pretendemos demonstrar que a Pedagogia dialética de Matriz Progressista freriana aponta para um horizonte de emancipação dos sujeitos envolvidos com uma educação que busca transformar a realidade. O estudo também apresenta os desafios dessa perspectiva no contexto da formação de professores no Brasil e Nicarágua sendo que são dois países marcados por relações de poder e de opressão.Universidade Federal do Rio Grande2018-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/745010.14295/momento.v27i2.7450Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 352-368Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 352-3682316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7450/5360Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Vilmar AlvesCerda Cerda, Cristian Danilo2018-09-14T17:24:04Zoai:periodicos.furg.br:article/7450Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:24:04Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua |
title |
A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua |
spellingShingle |
A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua Pereira, Vilmar Alves Teorias. Formação. Professores. Brasil. Nicarágua Formação de Professores |
title_short |
A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua |
title_full |
A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua |
title_fullStr |
A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua |
title_full_unstemmed |
A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua |
title_sort |
A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua |
author |
Pereira, Vilmar Alves |
author_facet |
Pereira, Vilmar Alves Cerda Cerda, Cristian Danilo |
author_role |
author |
author2 |
Cerda Cerda, Cristian Danilo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Vilmar Alves Cerda Cerda, Cristian Danilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teorias. Formação. Professores. Brasil. Nicarágua Formação de Professores |
topic |
Teorias. Formação. Professores. Brasil. Nicarágua Formação de Professores |
description |
O presente artigo discorre sobre a necessidade e a importância que as teorias da educação assumem na formação do educador. É um estudo que e tem como objetivo demonstrar que sempre que estamos realizando uma tarefa pedagógica, cientes ou não estamos legitimando, ou defendendo, uma teoria. Desse modo não existe neutralidade no fazer pedagógico. Também pretendemos demonstrar que a Pedagogia dialética de Matriz Progressista freriana aponta para um horizonte de emancipação dos sujeitos envolvidos com uma educação que busca transformar a realidade. O estudo também apresenta os desafios dessa perspectiva no contexto da formação de professores no Brasil e Nicarágua sendo que são dois países marcados por relações de poder e de opressão. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7450 10.14295/momento.v27i2.7450 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7450 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v27i2.7450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7450/5360 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 352-368 Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 352-368 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249806368768 |