Educação e saúde nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/2414 |
Resumo: | Este estudo de caso, realizado em uma escola pública de Uruguaiana-RS, investigou as dificuldades percebidas por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental para trabalhar o tema saúde. Quatro professoras, com idade entre 34 e 65 anos e tempo de docência entre 2 e 40 anos, responderam a uma entrevista,gravada e transcrita. A partir da análise de conteúdo, foram identificadas cinco dificuldades: a baixa condição de vida da família, a falta de apoio da família, a falta de capacitação profissional dos professores, as dificuldades particulares dos alunos e a necessidade de alfabetizar os alunos. Sugere-se que uma educação baseada na participação ativa e crítico-reflexiva dos alunos, partindo de uma formação docente preocupada com esta necessidade, possa reduzir as dificuldades de trabalhar o tema saúde nos anos iniciais e, ainda, colaborar com o processo de alfabetização. |
id |
FURG-2_64a10d048302d60ec928da35e4e6dccc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/2414 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e saúde nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de casoEducação em CiênciasSaúdeAnos IniciaisEste estudo de caso, realizado em uma escola pública de Uruguaiana-RS, investigou as dificuldades percebidas por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental para trabalhar o tema saúde. Quatro professoras, com idade entre 34 e 65 anos e tempo de docência entre 2 e 40 anos, responderam a uma entrevista,gravada e transcrita. A partir da análise de conteúdo, foram identificadas cinco dificuldades: a baixa condição de vida da família, a falta de apoio da família, a falta de capacitação profissional dos professores, as dificuldades particulares dos alunos e a necessidade de alfabetizar os alunos. Sugere-se que uma educação baseada na participação ativa e crítico-reflexiva dos alunos, partindo de uma formação docente preocupada com esta necessidade, possa reduzir as dificuldades de trabalhar o tema saúde nos anos iniciais e, ainda, colaborar com o processo de alfabetização.Universidade Federal do Rio Grande2012-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/2414Momento - Diálogos em Educação; Vol. 20 No. 2 (2011); 93-103Momento - Diálogos em Educação; v. 20 n. 2 (2011); 93-1032316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/2414/1526Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDambros, Daniela DresslerSantos, Marcelli Evans Telles dosEscoto, Dandara FidélisSilveira, Marlise Grecco de SouzaFolmer, Vanderlei2023-01-05T15:57:20Zoai:periodicos.furg.br:article/2414Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2023-01-05T15:57:20Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e saúde nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso |
title |
Educação e saúde nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso |
spellingShingle |
Educação e saúde nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso Dambros, Daniela Dressler Educação em Ciências Saúde Anos Iniciais |
title_short |
Educação e saúde nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso |
title_full |
Educação e saúde nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso |
title_fullStr |
Educação e saúde nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Educação e saúde nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso |
title_sort |
Educação e saúde nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso |
author |
Dambros, Daniela Dressler |
author_facet |
Dambros, Daniela Dressler Santos, Marcelli Evans Telles dos Escoto, Dandara Fidélis Silveira, Marlise Grecco de Souza Folmer, Vanderlei |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Marcelli Evans Telles dos Escoto, Dandara Fidélis Silveira, Marlise Grecco de Souza Folmer, Vanderlei |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dambros, Daniela Dressler Santos, Marcelli Evans Telles dos Escoto, Dandara Fidélis Silveira, Marlise Grecco de Souza Folmer, Vanderlei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Ciências Saúde Anos Iniciais |
topic |
Educação em Ciências Saúde Anos Iniciais |
description |
Este estudo de caso, realizado em uma escola pública de Uruguaiana-RS, investigou as dificuldades percebidas por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental para trabalhar o tema saúde. Quatro professoras, com idade entre 34 e 65 anos e tempo de docência entre 2 e 40 anos, responderam a uma entrevista,gravada e transcrita. A partir da análise de conteúdo, foram identificadas cinco dificuldades: a baixa condição de vida da família, a falta de apoio da família, a falta de capacitação profissional dos professores, as dificuldades particulares dos alunos e a necessidade de alfabetizar os alunos. Sugere-se que uma educação baseada na participação ativa e crítico-reflexiva dos alunos, partindo de uma formação docente preocupada com esta necessidade, possa reduzir as dificuldades de trabalhar o tema saúde nos anos iniciais e, ainda, colaborar com o processo de alfabetização. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/2414 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/2414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/2414/1526 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 20 No. 2 (2011); 93-103 Momento - Diálogos em Educação; v. 20 n. 2 (2011); 93-103 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249051394048 |