Educação e saúde nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dambros, Daniela Dressler
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos, Marcelli Evans Telles dos, Escoto, Dandara Fidélis, Silveira, Marlise Grecco de Souza, Folmer, Vanderlei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/2414
Resumo: Este estudo de caso, realizado em uma escola pública de Uruguaiana-RS, investigou as dificuldades percebidas por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental para trabalhar o tema saúde. Quatro professoras, com idade entre 34 e 65 anos e tempo de docência entre 2 e 40 anos, responderam a uma entrevista,gravada e transcrita. A partir da análise de conteúdo, foram identificadas cinco dificuldades: a baixa condição de vida da família, a falta de apoio da família, a falta de capacitação profissional dos professores, as dificuldades particulares dos alunos e a necessidade de alfabetizar os alunos. Sugere-se que uma educação baseada na participação ativa e crítico-reflexiva dos alunos, partindo de uma formação docente preocupada com esta necessidade, possa reduzir as dificuldades de trabalhar o tema saúde nos anos iniciais e, ainda, colaborar com o processo de alfabetização.
id FURG-2_64a10d048302d60ec928da35e4e6dccc
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/2414
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Educação e saúde nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de casoEducação em CiênciasSaúdeAnos IniciaisEste estudo de caso, realizado em uma escola pública de Uruguaiana-RS, investigou as dificuldades percebidas por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental para trabalhar o tema saúde. Quatro professoras, com idade entre 34 e 65 anos e tempo de docência entre 2 e 40 anos, responderam a uma entrevista,gravada e transcrita. A partir da análise de conteúdo, foram identificadas cinco dificuldades: a baixa condição de vida da família, a falta de apoio da família, a falta de capacitação profissional dos professores, as dificuldades particulares dos alunos e a necessidade de alfabetizar os alunos. Sugere-se que uma educação baseada na participação ativa e crítico-reflexiva dos alunos, partindo de uma formação docente preocupada com esta necessidade, possa reduzir as dificuldades de trabalhar o tema saúde nos anos iniciais e, ainda, colaborar com o processo de alfabetização.Universidade Federal do Rio Grande2012-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/2414Momento - Diálogos em Educação; Vol. 20 No. 2 (2011); 93-103Momento - Diálogos em Educação; v. 20 n. 2 (2011); 93-1032316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/2414/1526Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDambros, Daniela DresslerSantos, Marcelli Evans Telles dosEscoto, Dandara FidélisSilveira, Marlise Grecco de SouzaFolmer, Vanderlei2023-01-05T15:57:20Zoai:periodicos.furg.br:article/2414Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2023-01-05T15:57:20Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e saúde nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso
title Educação e saúde nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso
spellingShingle Educação e saúde nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso
Dambros, Daniela Dressler
Educação em Ciências
Saúde
Anos Iniciais
title_short Educação e saúde nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso
title_full Educação e saúde nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso
title_fullStr Educação e saúde nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso
title_full_unstemmed Educação e saúde nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso
title_sort Educação e saúde nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso
author Dambros, Daniela Dressler
author_facet Dambros, Daniela Dressler
Santos, Marcelli Evans Telles dos
Escoto, Dandara Fidélis
Silveira, Marlise Grecco de Souza
Folmer, Vanderlei
author_role author
author2 Santos, Marcelli Evans Telles dos
Escoto, Dandara Fidélis
Silveira, Marlise Grecco de Souza
Folmer, Vanderlei
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dambros, Daniela Dressler
Santos, Marcelli Evans Telles dos
Escoto, Dandara Fidélis
Silveira, Marlise Grecco de Souza
Folmer, Vanderlei
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Ciências
Saúde
Anos Iniciais
topic Educação em Ciências
Saúde
Anos Iniciais
description Este estudo de caso, realizado em uma escola pública de Uruguaiana-RS, investigou as dificuldades percebidas por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental para trabalhar o tema saúde. Quatro professoras, com idade entre 34 e 65 anos e tempo de docência entre 2 e 40 anos, responderam a uma entrevista,gravada e transcrita. A partir da análise de conteúdo, foram identificadas cinco dificuldades: a baixa condição de vida da família, a falta de apoio da família, a falta de capacitação profissional dos professores, as dificuldades particulares dos alunos e a necessidade de alfabetizar os alunos. Sugere-se que uma educação baseada na participação ativa e crítico-reflexiva dos alunos, partindo de uma formação docente preocupada com esta necessidade, possa reduzir as dificuldades de trabalhar o tema saúde nos anos iniciais e, ainda, colaborar com o processo de alfabetização.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/2414
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/2414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/2414/1526
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 20 No. 2 (2011); 93-103
Momento - Diálogos em Educação; v. 20 n. 2 (2011); 93-103
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249051394048