Crianças e infância: desde o cotidiano a educação infantil do campo no território transxingu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Vilma Aparecida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Freitas, Léia Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8986
Resumo: Este artigo objetiva refletir sobre a educação de criança em idade pré-escola que desenvolvem a sua formação em escolas do campo na trama cotidiana da partilha de experiências com crianças maiores e com possibilidades de aprendizagens diferentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Em relação aos resultados, os dados analisados apontaram que o processo de ensino e aprendizagem das crianças pequenas atendidas em escolas do campo, considera em seu desenvolvimento a formação socioeducativa na trama cotidiana de experiências, considerando nesse percurso os deslocamentos nos espaços, as formas de organização dos ambientes e das atividades propostas, o reconhecimento de seus direitos e a realização de práticas portadoras de movimentos amplos, constituidoras da ampliação biopsicossocial.
id FURG-2_684d97ddc7a2f44b495244d440f4fab0
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8986
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Crianças e infância: desde o cotidiano a educação infantil do campo no território transxinguInfância. Criança. Educação infantil do campo. Classe multisseriada. TransxinguInfânciaCriança do Campo suas culturas e educação formal em classe multisseriadaEste artigo objetiva refletir sobre a educação de criança em idade pré-escola que desenvolvem a sua formação em escolas do campo na trama cotidiana da partilha de experiências com crianças maiores e com possibilidades de aprendizagens diferentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Em relação aos resultados, os dados analisados apontaram que o processo de ensino e aprendizagem das crianças pequenas atendidas em escolas do campo, considera em seu desenvolvimento a formação socioeducativa na trama cotidiana de experiências, considerando nesse percurso os deslocamentos nos espaços, as formas de organização dos ambientes e das atividades propostas, o reconhecimento de seus direitos e a realização de práticas portadoras de movimentos amplos, constituidoras da ampliação biopsicossocial.Universidade Federal do Rio Grande2019-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/898610.14295/momento.v28i2.8986Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 4-20Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 4-202316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8986/6118Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinho, Vilma AparecidaFreitas, Léia Gonçalves2019-10-24T21:38:59Zoai:periodicos.furg.br:article/8986Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-10-24T21:38:59Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças e infância: desde o cotidiano a educação infantil do campo no território transxingu
title Crianças e infância: desde o cotidiano a educação infantil do campo no território transxingu
spellingShingle Crianças e infância: desde o cotidiano a educação infantil do campo no território transxingu
Pinho, Vilma Aparecida
Infância. Criança. Educação infantil do campo. Classe multisseriada. Transxingu
Infância
Criança do Campo suas culturas e educação formal em classe multisseriada
title_short Crianças e infância: desde o cotidiano a educação infantil do campo no território transxingu
title_full Crianças e infância: desde o cotidiano a educação infantil do campo no território transxingu
title_fullStr Crianças e infância: desde o cotidiano a educação infantil do campo no território transxingu
title_full_unstemmed Crianças e infância: desde o cotidiano a educação infantil do campo no território transxingu
title_sort Crianças e infância: desde o cotidiano a educação infantil do campo no território transxingu
author Pinho, Vilma Aparecida
author_facet Pinho, Vilma Aparecida
Freitas, Léia Gonçalves
author_role author
author2 Freitas, Léia Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Vilma Aparecida
Freitas, Léia Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Infância. Criança. Educação infantil do campo. Classe multisseriada. Transxingu
Infância
Criança do Campo suas culturas e educação formal em classe multisseriada
topic Infância. Criança. Educação infantil do campo. Classe multisseriada. Transxingu
Infância
Criança do Campo suas culturas e educação formal em classe multisseriada
description Este artigo objetiva refletir sobre a educação de criança em idade pré-escola que desenvolvem a sua formação em escolas do campo na trama cotidiana da partilha de experiências com crianças maiores e com possibilidades de aprendizagens diferentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Em relação aos resultados, os dados analisados apontaram que o processo de ensino e aprendizagem das crianças pequenas atendidas em escolas do campo, considera em seu desenvolvimento a formação socioeducativa na trama cotidiana de experiências, considerando nesse percurso os deslocamentos nos espaços, as formas de organização dos ambientes e das atividades propostas, o reconhecimento de seus direitos e a realização de práticas portadoras de movimentos amplos, constituidoras da ampliação biopsicossocial.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8986
10.14295/momento.v28i2.8986
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8986
identifier_str_mv 10.14295/momento.v28i2.8986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8986/6118
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 4-20
Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 4-20
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493250274033664