Crianças e infância: desde o cotidiano a educação infantil do campo no território transxingu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8986 |
Resumo: | Este artigo objetiva refletir sobre a educação de criança em idade pré-escola que desenvolvem a sua formação em escolas do campo na trama cotidiana da partilha de experiências com crianças maiores e com possibilidades de aprendizagens diferentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Em relação aos resultados, os dados analisados apontaram que o processo de ensino e aprendizagem das crianças pequenas atendidas em escolas do campo, considera em seu desenvolvimento a formação socioeducativa na trama cotidiana de experiências, considerando nesse percurso os deslocamentos nos espaços, as formas de organização dos ambientes e das atividades propostas, o reconhecimento de seus direitos e a realização de práticas portadoras de movimentos amplos, constituidoras da ampliação biopsicossocial. |
id |
FURG-2_684d97ddc7a2f44b495244d440f4fab0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8986 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Crianças e infância: desde o cotidiano a educação infantil do campo no território transxinguInfância. Criança. Educação infantil do campo. Classe multisseriada. TransxinguInfânciaCriança do Campo suas culturas e educação formal em classe multisseriadaEste artigo objetiva refletir sobre a educação de criança em idade pré-escola que desenvolvem a sua formação em escolas do campo na trama cotidiana da partilha de experiências com crianças maiores e com possibilidades de aprendizagens diferentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Em relação aos resultados, os dados analisados apontaram que o processo de ensino e aprendizagem das crianças pequenas atendidas em escolas do campo, considera em seu desenvolvimento a formação socioeducativa na trama cotidiana de experiências, considerando nesse percurso os deslocamentos nos espaços, as formas de organização dos ambientes e das atividades propostas, o reconhecimento de seus direitos e a realização de práticas portadoras de movimentos amplos, constituidoras da ampliação biopsicossocial.Universidade Federal do Rio Grande2019-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/898610.14295/momento.v28i2.8986Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 4-20Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 4-202316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8986/6118Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinho, Vilma AparecidaFreitas, Léia Gonçalves2019-10-24T21:38:59Zoai:periodicos.furg.br:article/8986Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-10-24T21:38:59Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crianças e infância: desde o cotidiano a educação infantil do campo no território transxingu |
title |
Crianças e infância: desde o cotidiano a educação infantil do campo no território transxingu |
spellingShingle |
Crianças e infância: desde o cotidiano a educação infantil do campo no território transxingu Pinho, Vilma Aparecida Infância. Criança. Educação infantil do campo. Classe multisseriada. Transxingu Infância Criança do Campo suas culturas e educação formal em classe multisseriada |
title_short |
Crianças e infância: desde o cotidiano a educação infantil do campo no território transxingu |
title_full |
Crianças e infância: desde o cotidiano a educação infantil do campo no território transxingu |
title_fullStr |
Crianças e infância: desde o cotidiano a educação infantil do campo no território transxingu |
title_full_unstemmed |
Crianças e infância: desde o cotidiano a educação infantil do campo no território transxingu |
title_sort |
Crianças e infância: desde o cotidiano a educação infantil do campo no território transxingu |
author |
Pinho, Vilma Aparecida |
author_facet |
Pinho, Vilma Aparecida Freitas, Léia Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Léia Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinho, Vilma Aparecida Freitas, Léia Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância. Criança. Educação infantil do campo. Classe multisseriada. Transxingu Infância Criança do Campo suas culturas e educação formal em classe multisseriada |
topic |
Infância. Criança. Educação infantil do campo. Classe multisseriada. Transxingu Infância Criança do Campo suas culturas e educação formal em classe multisseriada |
description |
Este artigo objetiva refletir sobre a educação de criança em idade pré-escola que desenvolvem a sua formação em escolas do campo na trama cotidiana da partilha de experiências com crianças maiores e com possibilidades de aprendizagens diferentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Em relação aos resultados, os dados analisados apontaram que o processo de ensino e aprendizagem das crianças pequenas atendidas em escolas do campo, considera em seu desenvolvimento a formação socioeducativa na trama cotidiana de experiências, considerando nesse percurso os deslocamentos nos espaços, as formas de organização dos ambientes e das atividades propostas, o reconhecimento de seus direitos e a realização de práticas portadoras de movimentos amplos, constituidoras da ampliação biopsicossocial. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8986 10.14295/momento.v28i2.8986 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8986 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v28i2.8986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8986/6118 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 4-20 Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 4-20 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493250274033664 |