Criança e religião no cinema brasileiro: educação contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8789 |
Resumo: | Ao relacionar criança e religião no cinema brasileiro, o presente texto articula um posicionamento crítico-reflexivo a respeito da educação atual. Isso levanta uma pergunta: qual seria a diversidade que aproxima criança e religião no cinema nacional? Para exemplificar, os filmes selecionados foram Central do Brasil (1998) e Abril Despedaçado (2001), ambos de Walter Salles; Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles e Kátia Lund; e Capitães da Areia (2011), de Cecília Amado. No formato ensaio, o percurso metodológico elege a pesquisa empírica, qualitativa, de observar, descrever e discutir sobre essas películas, a partir dos estudos contemporâneos. O resultado demonstra a potencialidade desses filmes para a produção de conhecimento atrelada à produção de subjetividade na educação contemporânea. |
id |
FURG-2_6bc0d690e1c4bac361d895a35fea4649 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/8789 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Criança e religião no cinema brasileiro: educação contemporâneaCriançaCinema Brasileiro ContemporâneoReligiãoCriançaCinemaReligiãoAo relacionar criança e religião no cinema brasileiro, o presente texto articula um posicionamento crítico-reflexivo a respeito da educação atual. Isso levanta uma pergunta: qual seria a diversidade que aproxima criança e religião no cinema nacional? Para exemplificar, os filmes selecionados foram Central do Brasil (1998) e Abril Despedaçado (2001), ambos de Walter Salles; Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles e Kátia Lund; e Capitães da Areia (2011), de Cecília Amado. No formato ensaio, o percurso metodológico elege a pesquisa empírica, qualitativa, de observar, descrever e discutir sobre essas películas, a partir dos estudos contemporâneos. O resultado demonstra a potencialidade desses filmes para a produção de conhecimento atrelada à produção de subjetividade na educação contemporânea.Universidade Federal do Rio Grande2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/878910.14295/momento.v28i1.8789Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 230-244Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 230-2442316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8789/5791https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8789/8183Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Wilton2019-04-26T16:00:00Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8789Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-04-26T16:00Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criança e religião no cinema brasileiro: educação contemporânea |
title |
Criança e religião no cinema brasileiro: educação contemporânea |
spellingShingle |
Criança e religião no cinema brasileiro: educação contemporânea Garcia, Wilton Criança Cinema Brasileiro Contemporâneo Religião Criança Cinema Religião |
title_short |
Criança e religião no cinema brasileiro: educação contemporânea |
title_full |
Criança e religião no cinema brasileiro: educação contemporânea |
title_fullStr |
Criança e religião no cinema brasileiro: educação contemporânea |
title_full_unstemmed |
Criança e religião no cinema brasileiro: educação contemporânea |
title_sort |
Criança e religião no cinema brasileiro: educação contemporânea |
author |
Garcia, Wilton |
author_facet |
Garcia, Wilton |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Wilton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Cinema Brasileiro Contemporâneo Religião Criança Cinema Religião |
topic |
Criança Cinema Brasileiro Contemporâneo Religião Criança Cinema Religião |
description |
Ao relacionar criança e religião no cinema brasileiro, o presente texto articula um posicionamento crítico-reflexivo a respeito da educação atual. Isso levanta uma pergunta: qual seria a diversidade que aproxima criança e religião no cinema nacional? Para exemplificar, os filmes selecionados foram Central do Brasil (1998) e Abril Despedaçado (2001), ambos de Walter Salles; Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles e Kátia Lund; e Capitães da Areia (2011), de Cecília Amado. No formato ensaio, o percurso metodológico elege a pesquisa empírica, qualitativa, de observar, descrever e discutir sobre essas películas, a partir dos estudos contemporâneos. O resultado demonstra a potencialidade desses filmes para a produção de conhecimento atrelada à produção de subjetividade na educação contemporânea. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8789 10.14295/momento.v28i1.8789 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8789 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v28i1.8789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8789/5791 https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8789/8183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 230-244 Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 230-244 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944871233355776 |