VELHICE, EDUCAÇÃO E GÊNERO: intersecções na Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Kelly Maria Gomes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9137
Resumo: O presente estudo buscou analisar os significados que as mulheres idosas – participantes de um Programa de Educação de Jovens e Adultos – atribuem à educação. Para tanto, lançou-se mão da pesquisa qualitativa, com auxílio das pesquisas de tipo bibliográfica, documental e de campo, além das técnicas de observação direta e entrevista não estruturada. Como campo da pesquisa, selecionou-se um Programa de EJA em uma escola municipal, com a participação de cinco alunas, cujas narrativas foram interpretadas à luz da Hermenêutica-Dialética. As suas percepções foram reunidas em três categorias empíricas: lazer/sociabilidade, cidadania/pertença, liberdade/autonomia. Os significados foram muito diversos, mas todos concorreram para a necessidade de ampliação de espaços educacionais para as mulheres, especialmente na velhice, em que possam reconhecer suas demandas singulares no decorrer de todas as fases da vida.
id FURG-2_710ac8b642029d0debed6610b25a66ea
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/9137
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling VELHICE, EDUCAÇÃO E GÊNERO: intersecções na Educação de Jovens e Adultos VelhiceGêneroEducaçãoEducação de Jovens e Adultos (as).EducaçãoGênero e VelhiceO presente estudo buscou analisar os significados que as mulheres idosas – participantes de um Programa de Educação de Jovens e Adultos – atribuem à educação. Para tanto, lançou-se mão da pesquisa qualitativa, com auxílio das pesquisas de tipo bibliográfica, documental e de campo, além das técnicas de observação direta e entrevista não estruturada. Como campo da pesquisa, selecionou-se um Programa de EJA em uma escola municipal, com a participação de cinco alunas, cujas narrativas foram interpretadas à luz da Hermenêutica-Dialética. As suas percepções foram reunidas em três categorias empíricas: lazer/sociabilidade, cidadania/pertença, liberdade/autonomia. Os significados foram muito diversos, mas todos concorreram para a necessidade de ampliação de espaços educacionais para as mulheres, especialmente na velhice, em que possam reconhecer suas demandas singulares no decorrer de todas as fases da vida.Universidade Federal do Rio Grande2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/913710.14295/momento.v29i3.9137Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9137/8722Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Kelly Maria Gomes2021-05-05T19:26:43Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/9137Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-05-05T19:26:43Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv VELHICE, EDUCAÇÃO E GÊNERO: intersecções na Educação de Jovens e Adultos
title VELHICE, EDUCAÇÃO E GÊNERO: intersecções na Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle VELHICE, EDUCAÇÃO E GÊNERO: intersecções na Educação de Jovens e Adultos
Menezes, Kelly Maria Gomes
Velhice
Gênero
Educação
Educação de Jovens e Adultos (as).
Educação
Gênero e Velhice
title_short VELHICE, EDUCAÇÃO E GÊNERO: intersecções na Educação de Jovens e Adultos
title_full VELHICE, EDUCAÇÃO E GÊNERO: intersecções na Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr VELHICE, EDUCAÇÃO E GÊNERO: intersecções na Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed VELHICE, EDUCAÇÃO E GÊNERO: intersecções na Educação de Jovens e Adultos
title_sort VELHICE, EDUCAÇÃO E GÊNERO: intersecções na Educação de Jovens e Adultos
author Menezes, Kelly Maria Gomes
author_facet Menezes, Kelly Maria Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Kelly Maria Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Velhice
Gênero
Educação
Educação de Jovens e Adultos (as).
Educação
Gênero e Velhice
topic Velhice
Gênero
Educação
Educação de Jovens e Adultos (as).
Educação
Gênero e Velhice
description O presente estudo buscou analisar os significados que as mulheres idosas – participantes de um Programa de Educação de Jovens e Adultos – atribuem à educação. Para tanto, lançou-se mão da pesquisa qualitativa, com auxílio das pesquisas de tipo bibliográfica, documental e de campo, além das técnicas de observação direta e entrevista não estruturada. Como campo da pesquisa, selecionou-se um Programa de EJA em uma escola municipal, com a participação de cinco alunas, cujas narrativas foram interpretadas à luz da Hermenêutica-Dialética. As suas percepções foram reunidas em três categorias empíricas: lazer/sociabilidade, cidadania/pertença, liberdade/autonomia. Os significados foram muito diversos, mas todos concorreram para a necessidade de ampliação de espaços educacionais para as mulheres, especialmente na velhice, em que possam reconhecer suas demandas singulares no decorrer de todas as fases da vida.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9137
10.14295/momento.v29i3.9137
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9137
identifier_str_mv 10.14295/momento.v29i3.9137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9137/8722
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020)
Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020)
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944871267958784