Quando as crianças passam a ser alunas? Problematizações sobre a articulação da educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/615 |
Resumo: | O presente artigo, baseado na pesquisa “A Articulação da Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, tem por objetivo discutir e problematizar as práticas educativas direcionadas às crianças pertencentes à esses níveis de ensino. Analisaremos de que maneiras as culturas infantis podem ser incluídas nas propostas pedagógicas das instituições educativas, de forma a viabilizar a articulação entre ambos níveis de ensino. Para atingir tal objetivo, iniciamos este artigo contextualizando a pesquisa realizada em uma escola pública do município do Rio Grande e, logo após, propomos uma discussão acerca dos lugares ocupados pelos sujeitos infantis na contemporaneidade, buscando delinear os aspectos históricos e sociais que demarcam as infâncias tal como a percebemos na esfera social e, principalmente, nas instituições educativas. A partir dos achados da pesquisa e do referencial teórico (Sociologia da Infância) que subsidiou nosso estudo, bem como nossa concepção acerca das infâncias, procuramos discutir as possibilidades educativas de articulação entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, partindo da expressão das culturas infantis. |
id |
FURG-2_725ea4cb39243036bdd40ff645b9e381 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/615 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quando as crianças passam a ser alunas? Problematizações sobre a articulação da educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamentalO presente artigo, baseado na pesquisa “A Articulação da Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, tem por objetivo discutir e problematizar as práticas educativas direcionadas às crianças pertencentes à esses níveis de ensino. Analisaremos de que maneiras as culturas infantis podem ser incluídas nas propostas pedagógicas das instituições educativas, de forma a viabilizar a articulação entre ambos níveis de ensino. Para atingir tal objetivo, iniciamos este artigo contextualizando a pesquisa realizada em uma escola pública do município do Rio Grande e, logo após, propomos uma discussão acerca dos lugares ocupados pelos sujeitos infantis na contemporaneidade, buscando delinear os aspectos históricos e sociais que demarcam as infâncias tal como a percebemos na esfera social e, principalmente, nas instituições educativas. A partir dos achados da pesquisa e do referencial teórico (Sociologia da Infância) que subsidiou nosso estudo, bem como nossa concepção acerca das infâncias, procuramos discutir as possibilidades educativas de articulação entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, partindo da expressão das culturas infantis.Universidade Federal do Rio Grande2008-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/615Momento - Diálogos em Educação; Vol. 17 No. 1 (2005); 95-106Momento - Diálogos em Educação; v. 17 n. 1 (2005); 95-1062316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/615/161Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessProtásio, Michelle Reinaldode Albuquerque, Simone Santosde Albuquerque, Simone Santos2023-01-05T15:57:19Zoai:periodicos.furg.br:article/615Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2023-01-05T15:57:19Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando as crianças passam a ser alunas? Problematizações sobre a articulação da educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental |
title |
Quando as crianças passam a ser alunas? Problematizações sobre a articulação da educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Quando as crianças passam a ser alunas? Problematizações sobre a articulação da educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental Protásio, Michelle Reinaldo |
title_short |
Quando as crianças passam a ser alunas? Problematizações sobre a articulação da educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Quando as crianças passam a ser alunas? Problematizações sobre a articulação da educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Quando as crianças passam a ser alunas? Problematizações sobre a articulação da educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Quando as crianças passam a ser alunas? Problematizações sobre a articulação da educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Quando as crianças passam a ser alunas? Problematizações sobre a articulação da educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Protásio, Michelle Reinaldo |
author_facet |
Protásio, Michelle Reinaldo de Albuquerque, Simone Santos |
author_role |
author |
author2 |
de Albuquerque, Simone Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Protásio, Michelle Reinaldo de Albuquerque, Simone Santos de Albuquerque, Simone Santos |
description |
O presente artigo, baseado na pesquisa “A Articulação da Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, tem por objetivo discutir e problematizar as práticas educativas direcionadas às crianças pertencentes à esses níveis de ensino. Analisaremos de que maneiras as culturas infantis podem ser incluídas nas propostas pedagógicas das instituições educativas, de forma a viabilizar a articulação entre ambos níveis de ensino. Para atingir tal objetivo, iniciamos este artigo contextualizando a pesquisa realizada em uma escola pública do município do Rio Grande e, logo após, propomos uma discussão acerca dos lugares ocupados pelos sujeitos infantis na contemporaneidade, buscando delinear os aspectos históricos e sociais que demarcam as infâncias tal como a percebemos na esfera social e, principalmente, nas instituições educativas. A partir dos achados da pesquisa e do referencial teórico (Sociologia da Infância) que subsidiou nosso estudo, bem como nossa concepção acerca das infâncias, procuramos discutir as possibilidades educativas de articulação entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, partindo da expressão das culturas infantis. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/615 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/615/161 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 17 No. 1 (2005); 95-106 Momento - Diálogos em Educação; v. 17 n. 1 (2005); 95-106 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493248989528064 |