Olhares investigativos sobre as crianças: o brincar e a produção das culturas infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Altino José Martins
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/1463
Resumo: Esta pesquisa objetiva descrever e analisar o brincar das crianças no contexto da creche. A expectativa é possibilitar a discussão em torno da produção das culturas infantis. Buscamos investigar as crianças a partir de si próprias, como atores sociais competentes e potentes, constituídas de múltiplas dimensões humanas e protagonistas nas relações que são estabelecidas no grupo de pares. Para tanto, realizamos pesquisa de campo, utilizando observações com base na orientação etnográfica, registradas em caderno de campo. Com base nos dados analisados, identificamos que as culturas infantis e as formas de sociabilidades criadas e recriadas pelas crianças, revelam a especificidade própria destas em relação às produções culturais dos adultos. A pesquisa possibilitou demonstrar a necessidade de adentrarmos nos respectivos mundos sociais e culturais dos grupos infantis, para conhecer as crianças em sua complexa singularidade. Evidenciamos que o conhecer das culturas infantis, nas rotinas do brincar, apresenta-se como uma possibilidade para os adultos significarem e elaborarem seu pensar e seu agir pedagógicos aos interesses e necessidades das crianças.
id FURG-2_72b39bd6daf7b9e0b9eb7728462ad1e4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/1463
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Olhares investigativos sobre as crianças: o brincar e a produção das culturas infantisEsta pesquisa objetiva descrever e analisar o brincar das crianças no contexto da creche. A expectativa é possibilitar a discussão em torno da produção das culturas infantis. Buscamos investigar as crianças a partir de si próprias, como atores sociais competentes e potentes, constituídas de múltiplas dimensões humanas e protagonistas nas relações que são estabelecidas no grupo de pares. Para tanto, realizamos pesquisa de campo, utilizando observações com base na orientação etnográfica, registradas em caderno de campo. Com base nos dados analisados, identificamos que as culturas infantis e as formas de sociabilidades criadas e recriadas pelas crianças, revelam a especificidade própria destas em relação às produções culturais dos adultos. A pesquisa possibilitou demonstrar a necessidade de adentrarmos nos respectivos mundos sociais e culturais dos grupos infantis, para conhecer as crianças em sua complexa singularidade. Evidenciamos que o conhecer das culturas infantis, nas rotinas do brincar, apresenta-se como uma possibilidade para os adultos significarem e elaborarem seu pensar e seu agir pedagógicos aos interesses e necessidades das crianças.Universidade Federal do Rio Grande2010-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/1463Momento - Diálogos em Educação; Vol. 19 No. 1 (2010); 89-104Momento - Diálogos em Educação; v. 19 n. 1 (2010); 89-1042316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/1463/804Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFilho, Altino José Martins2018-05-08T14:51:11Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/1463Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:51:11Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Olhares investigativos sobre as crianças: o brincar e a produção das culturas infantis
title Olhares investigativos sobre as crianças: o brincar e a produção das culturas infantis
spellingShingle Olhares investigativos sobre as crianças: o brincar e a produção das culturas infantis
Filho, Altino José Martins
title_short Olhares investigativos sobre as crianças: o brincar e a produção das culturas infantis
title_full Olhares investigativos sobre as crianças: o brincar e a produção das culturas infantis
title_fullStr Olhares investigativos sobre as crianças: o brincar e a produção das culturas infantis
title_full_unstemmed Olhares investigativos sobre as crianças: o brincar e a produção das culturas infantis
title_sort Olhares investigativos sobre as crianças: o brincar e a produção das culturas infantis
author Filho, Altino José Martins
author_facet Filho, Altino José Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, Altino José Martins
description Esta pesquisa objetiva descrever e analisar o brincar das crianças no contexto da creche. A expectativa é possibilitar a discussão em torno da produção das culturas infantis. Buscamos investigar as crianças a partir de si próprias, como atores sociais competentes e potentes, constituídas de múltiplas dimensões humanas e protagonistas nas relações que são estabelecidas no grupo de pares. Para tanto, realizamos pesquisa de campo, utilizando observações com base na orientação etnográfica, registradas em caderno de campo. Com base nos dados analisados, identificamos que as culturas infantis e as formas de sociabilidades criadas e recriadas pelas crianças, revelam a especificidade própria destas em relação às produções culturais dos adultos. A pesquisa possibilitou demonstrar a necessidade de adentrarmos nos respectivos mundos sociais e culturais dos grupos infantis, para conhecer as crianças em sua complexa singularidade. Evidenciamos que o conhecer das culturas infantis, nas rotinas do brincar, apresenta-se como uma possibilidade para os adultos significarem e elaborarem seu pensar e seu agir pedagógicos aos interesses e necessidades das crianças.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/1463
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/1463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/1463/804
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 19 No. 1 (2010); 89-104
Momento - Diálogos em Educação; v. 19 n. 1 (2010); 89-104
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944869684609024