Olhares investigativos sobre as crianças: o brincar e a produção das culturas infantis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/1463 |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva descrever e analisar o brincar das crianças no contexto da creche. A expectativa é possibilitar a discussão em torno da produção das culturas infantis. Buscamos investigar as crianças a partir de si próprias, como atores sociais competentes e potentes, constituídas de múltiplas dimensões humanas e protagonistas nas relações que são estabelecidas no grupo de pares. Para tanto, realizamos pesquisa de campo, utilizando observações com base na orientação etnográfica, registradas em caderno de campo. Com base nos dados analisados, identificamos que as culturas infantis e as formas de sociabilidades criadas e recriadas pelas crianças, revelam a especificidade própria destas em relação às produções culturais dos adultos. A pesquisa possibilitou demonstrar a necessidade de adentrarmos nos respectivos mundos sociais e culturais dos grupos infantis, para conhecer as crianças em sua complexa singularidade. Evidenciamos que o conhecer das culturas infantis, nas rotinas do brincar, apresenta-se como uma possibilidade para os adultos significarem e elaborarem seu pensar e seu agir pedagógicos aos interesses e necessidades das crianças. |
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Olhares investigativos sobre as crianças: o brincar e a produção das culturas infantisEsta pesquisa objetiva descrever e analisar o brincar das crianças no contexto da creche. A expectativa é possibilitar a discussão em torno da produção das culturas infantis. Buscamos investigar as crianças a partir de si próprias, como atores sociais competentes e potentes, constituídas de múltiplas dimensões humanas e protagonistas nas relações que são estabelecidas no grupo de pares. Para tanto, realizamos pesquisa de campo, utilizando observações com base na orientação etnográfica, registradas em caderno de campo. Com base nos dados analisados, identificamos que as culturas infantis e as formas de sociabilidades criadas e recriadas pelas crianças, revelam a especificidade própria destas em relação às produções culturais dos adultos. A pesquisa possibilitou demonstrar a necessidade de adentrarmos nos respectivos mundos sociais e culturais dos grupos infantis, para conhecer as crianças em sua complexa singularidade. Evidenciamos que o conhecer das culturas infantis, nas rotinas do brincar, apresenta-se como uma possibilidade para os adultos significarem e elaborarem seu pensar e seu agir pedagógicos aos interesses e necessidades das crianças.Universidade Federal do Rio Grande2010-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/1463Momento - Diálogos em Educação; Vol. 19 No. 1 (2010); 89-104Momento - Diálogos em Educação; v. 19 n. 1 (2010); 89-1042316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/1463/804Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFilho, Altino José Martins2018-05-08T14:51:11Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/1463Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:51:11Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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