Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da cibercultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
DOI: | 10.14295/momento.v27i1.8015 |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8015 |
Resumo: | Na atual configuração cultural, em que a mídia e o consumo ocupam centralidade nos processos de constituição de identidades e subjetividades, as escolas se deparam com desafios e dilemas que requerem repensar a formação docente. Partindo desse pressuposto, este artigo focaliza a articulação entre mídias e educação, problematizando o princípio da interatividade como característica distintiva dos modos de ser, viver e aprender que se engendram na atualidade. Apresenta reflexões desencadeadas no desenvolvimento de uma disciplina ofertada a cursos de Licenciatura, problematizando a abordagem teórico-metodológica que compõem sua proposta curricular e a análise de experiências pedagógicas desenvolvidas em quatro semestres letivos. Por fim, sinaliza alguns saberes docentes relacionados aos processos de ensino e aprendizagem no contexto da cibercultura. |
id |
FURG-2_770eee83265d05692550f47c8f7ec452 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/8015 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
spelling |
Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da ciberculturaMídia-educaçãociberculturasaberes docentes.Mídia-educaçãoNa atual configuração cultural, em que a mídia e o consumo ocupam centralidade nos processos de constituição de identidades e subjetividades, as escolas se deparam com desafios e dilemas que requerem repensar a formação docente. Partindo desse pressuposto, este artigo focaliza a articulação entre mídias e educação, problematizando o princípio da interatividade como característica distintiva dos modos de ser, viver e aprender que se engendram na atualidade. Apresenta reflexões desencadeadas no desenvolvimento de uma disciplina ofertada a cursos de Licenciatura, problematizando a abordagem teórico-metodológica que compõem sua proposta curricular e a análise de experiências pedagógicas desenvolvidas em quatro semestres letivos. Por fim, sinaliza alguns saberes docentes relacionados aos processos de ensino e aprendizagem no contexto da cibercultura.Universidade Federal do Rio Grande2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/801510.14295/momento.v27i1.8015Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 128-147Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 128-1472316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8015/5237Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEsperança, Joice AraújoOliveira, Marcio Vieira2018-09-14T17:22:03Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8015Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:22:03Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da cibercultura |
title |
Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da cibercultura |
spellingShingle |
Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da cibercultura Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da cibercultura Esperança, Joice Araújo Mídia-educação cibercultura saberes docentes. Mídia-educação Esperança, Joice Araújo Mídia-educação cibercultura saberes docentes. Mídia-educação |
title_short |
Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da cibercultura |
title_full |
Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da cibercultura |
title_fullStr |
Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da cibercultura Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da cibercultura |
title_full_unstemmed |
Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da cibercultura Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da cibercultura |
title_sort |
Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da cibercultura |
author |
Esperança, Joice Araújo |
author_facet |
Esperança, Joice Araújo Esperança, Joice Araújo Oliveira, Marcio Vieira Oliveira, Marcio Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Marcio Vieira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esperança, Joice Araújo Oliveira, Marcio Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia-educação cibercultura saberes docentes. Mídia-educação |
topic |
Mídia-educação cibercultura saberes docentes. Mídia-educação |
description |
Na atual configuração cultural, em que a mídia e o consumo ocupam centralidade nos processos de constituição de identidades e subjetividades, as escolas se deparam com desafios e dilemas que requerem repensar a formação docente. Partindo desse pressuposto, este artigo focaliza a articulação entre mídias e educação, problematizando o princípio da interatividade como característica distintiva dos modos de ser, viver e aprender que se engendram na atualidade. Apresenta reflexões desencadeadas no desenvolvimento de uma disciplina ofertada a cursos de Licenciatura, problematizando a abordagem teórico-metodológica que compõem sua proposta curricular e a análise de experiências pedagógicas desenvolvidas em quatro semestres letivos. Por fim, sinaliza alguns saberes docentes relacionados aos processos de ensino e aprendizagem no contexto da cibercultura. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8015 10.14295/momento.v27i1.8015 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8015 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v27i1.8015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8015/5237 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 128-147 Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 128-147 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1822176317432397824 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/momento.v27i1.8015 |