Sociologia das ausências e das emergências: um estudo numa Instituição de Ensino Superior do Oeste da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafagnin, Thiago Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rafagnin, Maritânia Salete Salvi, Salvi, Luciana Rita Bellincanta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8823
Resumo: A pesquisa objetiva discutir os conceitos de sociologia das ausências e das emergências, propostos por Santos (2002; 2007), relacionando-os com a proposta pedagógica (PP) de uma instituição de ensino superior (IES). Realizou-se uma pesquisa exploratória, qualitativa, tratando inicialmente desses conceitos, associando-os posteriormente com a PP adotada pela IES. Identificou-se que há uma proximidade da pedagogia institucional com os conceitos, posto que nela se trabalha com utopias realistas, objetivando educar com vistas ao desenvolvimento coletivo, também sustentável. A guisa de conclusão verificou-se que a PP relaciona-se diretamente com os conceitos de Santos, porquanto busca repensar sua práxis educativa, a fim de atuar no desenvolvimento local da sociedade, apostando no fato de que um mundo melhor pode ser possível através do reconhecimento da realidade, compreensão e do desenvolvimento buscando o bem-estar coletivo.
id FURG-2_784971cf2c7d545170c782cc7708c5e7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/8823
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Sociologia das ausências e das emergências: um estudo numa Instituição de Ensino Superior do Oeste da BahiaSociologia das AusênciasSociologia das EmergênciasProposta Pedagógica.A pesquisa objetiva discutir os conceitos de sociologia das ausências e das emergências, propostos por Santos (2002; 2007), relacionando-os com a proposta pedagógica (PP) de uma instituição de ensino superior (IES). Realizou-se uma pesquisa exploratória, qualitativa, tratando inicialmente desses conceitos, associando-os posteriormente com a PP adotada pela IES. Identificou-se que há uma proximidade da pedagogia institucional com os conceitos, posto que nela se trabalha com utopias realistas, objetivando educar com vistas ao desenvolvimento coletivo, também sustentável. A guisa de conclusão verificou-se que a PP relaciona-se diretamente com os conceitos de Santos, porquanto busca repensar sua práxis educativa, a fim de atuar no desenvolvimento local da sociedade, apostando no fato de que um mundo melhor pode ser possível através do reconhecimento da realidade, compreensão e do desenvolvimento buscando o bem-estar coletivo.Universidade Federal do Rio Grande2019-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/882310.14295/momento.v28i2.8823Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 52-68Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 52-682316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8823/6119Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRafagnin, Thiago RibeiroRafagnin, Maritânia Salete SalviSalvi, Luciana Rita Bellincanta2019-10-24T21:38:59Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8823Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-10-24T21:38:59Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociologia das ausências e das emergências: um estudo numa Instituição de Ensino Superior do Oeste da Bahia
title Sociologia das ausências e das emergências: um estudo numa Instituição de Ensino Superior do Oeste da Bahia
spellingShingle Sociologia das ausências e das emergências: um estudo numa Instituição de Ensino Superior do Oeste da Bahia
Rafagnin, Thiago Ribeiro
Sociologia das Ausências
Sociologia das Emergências
Proposta Pedagógica.
title_short Sociologia das ausências e das emergências: um estudo numa Instituição de Ensino Superior do Oeste da Bahia
title_full Sociologia das ausências e das emergências: um estudo numa Instituição de Ensino Superior do Oeste da Bahia
title_fullStr Sociologia das ausências e das emergências: um estudo numa Instituição de Ensino Superior do Oeste da Bahia
title_full_unstemmed Sociologia das ausências e das emergências: um estudo numa Instituição de Ensino Superior do Oeste da Bahia
title_sort Sociologia das ausências e das emergências: um estudo numa Instituição de Ensino Superior do Oeste da Bahia
author Rafagnin, Thiago Ribeiro
author_facet Rafagnin, Thiago Ribeiro
Rafagnin, Maritânia Salete Salvi
Salvi, Luciana Rita Bellincanta
author_role author
author2 Rafagnin, Maritânia Salete Salvi
Salvi, Luciana Rita Bellincanta
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafagnin, Thiago Ribeiro
Rafagnin, Maritânia Salete Salvi
Salvi, Luciana Rita Bellincanta
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia das Ausências
Sociologia das Emergências
Proposta Pedagógica.
topic Sociologia das Ausências
Sociologia das Emergências
Proposta Pedagógica.
description A pesquisa objetiva discutir os conceitos de sociologia das ausências e das emergências, propostos por Santos (2002; 2007), relacionando-os com a proposta pedagógica (PP) de uma instituição de ensino superior (IES). Realizou-se uma pesquisa exploratória, qualitativa, tratando inicialmente desses conceitos, associando-os posteriormente com a PP adotada pela IES. Identificou-se que há uma proximidade da pedagogia institucional com os conceitos, posto que nela se trabalha com utopias realistas, objetivando educar com vistas ao desenvolvimento coletivo, também sustentável. A guisa de conclusão verificou-se que a PP relaciona-se diretamente com os conceitos de Santos, porquanto busca repensar sua práxis educativa, a fim de atuar no desenvolvimento local da sociedade, apostando no fato de que um mundo melhor pode ser possível através do reconhecimento da realidade, compreensão e do desenvolvimento buscando o bem-estar coletivo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8823
10.14295/momento.v28i2.8823
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8823
identifier_str_mv 10.14295/momento.v28i2.8823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8823/6119
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 52-68
Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 52-68
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944871242792960