Sociologia das ausências e das emergências: um estudo numa Instituição de Ensino Superior do Oeste da Bahia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8823 |
Resumo: | A pesquisa objetiva discutir os conceitos de sociologia das ausências e das emergências, propostos por Santos (2002; 2007), relacionando-os com a proposta pedagógica (PP) de uma instituição de ensino superior (IES). Realizou-se uma pesquisa exploratória, qualitativa, tratando inicialmente desses conceitos, associando-os posteriormente com a PP adotada pela IES. Identificou-se que há uma proximidade da pedagogia institucional com os conceitos, posto que nela se trabalha com utopias realistas, objetivando educar com vistas ao desenvolvimento coletivo, também sustentável. A guisa de conclusão verificou-se que a PP relaciona-se diretamente com os conceitos de Santos, porquanto busca repensar sua práxis educativa, a fim de atuar no desenvolvimento local da sociedade, apostando no fato de que um mundo melhor pode ser possível através do reconhecimento da realidade, compreensão e do desenvolvimento buscando o bem-estar coletivo. |
id |
FURG-2_784971cf2c7d545170c782cc7708c5e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/8823 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sociologia das ausências e das emergências: um estudo numa Instituição de Ensino Superior do Oeste da BahiaSociologia das AusênciasSociologia das EmergênciasProposta Pedagógica.A pesquisa objetiva discutir os conceitos de sociologia das ausências e das emergências, propostos por Santos (2002; 2007), relacionando-os com a proposta pedagógica (PP) de uma instituição de ensino superior (IES). Realizou-se uma pesquisa exploratória, qualitativa, tratando inicialmente desses conceitos, associando-os posteriormente com a PP adotada pela IES. Identificou-se que há uma proximidade da pedagogia institucional com os conceitos, posto que nela se trabalha com utopias realistas, objetivando educar com vistas ao desenvolvimento coletivo, também sustentável. A guisa de conclusão verificou-se que a PP relaciona-se diretamente com os conceitos de Santos, porquanto busca repensar sua práxis educativa, a fim de atuar no desenvolvimento local da sociedade, apostando no fato de que um mundo melhor pode ser possível através do reconhecimento da realidade, compreensão e do desenvolvimento buscando o bem-estar coletivo.Universidade Federal do Rio Grande2019-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/882310.14295/momento.v28i2.8823Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 52-68Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 52-682316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8823/6119Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRafagnin, Thiago RibeiroRafagnin, Maritânia Salete SalviSalvi, Luciana Rita Bellincanta2019-10-24T21:38:59Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8823Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-10-24T21:38:59Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sociologia das ausências e das emergências: um estudo numa Instituição de Ensino Superior do Oeste da Bahia |
title |
Sociologia das ausências e das emergências: um estudo numa Instituição de Ensino Superior do Oeste da Bahia |
spellingShingle |
Sociologia das ausências e das emergências: um estudo numa Instituição de Ensino Superior do Oeste da Bahia Rafagnin, Thiago Ribeiro Sociologia das Ausências Sociologia das Emergências Proposta Pedagógica. |
title_short |
Sociologia das ausências e das emergências: um estudo numa Instituição de Ensino Superior do Oeste da Bahia |
title_full |
Sociologia das ausências e das emergências: um estudo numa Instituição de Ensino Superior do Oeste da Bahia |
title_fullStr |
Sociologia das ausências e das emergências: um estudo numa Instituição de Ensino Superior do Oeste da Bahia |
title_full_unstemmed |
Sociologia das ausências e das emergências: um estudo numa Instituição de Ensino Superior do Oeste da Bahia |
title_sort |
Sociologia das ausências e das emergências: um estudo numa Instituição de Ensino Superior do Oeste da Bahia |
author |
Rafagnin, Thiago Ribeiro |
author_facet |
Rafagnin, Thiago Ribeiro Rafagnin, Maritânia Salete Salvi Salvi, Luciana Rita Bellincanta |
author_role |
author |
author2 |
Rafagnin, Maritânia Salete Salvi Salvi, Luciana Rita Bellincanta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rafagnin, Thiago Ribeiro Rafagnin, Maritânia Salete Salvi Salvi, Luciana Rita Bellincanta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia das Ausências Sociologia das Emergências Proposta Pedagógica. |
topic |
Sociologia das Ausências Sociologia das Emergências Proposta Pedagógica. |
description |
A pesquisa objetiva discutir os conceitos de sociologia das ausências e das emergências, propostos por Santos (2002; 2007), relacionando-os com a proposta pedagógica (PP) de uma instituição de ensino superior (IES). Realizou-se uma pesquisa exploratória, qualitativa, tratando inicialmente desses conceitos, associando-os posteriormente com a PP adotada pela IES. Identificou-se que há uma proximidade da pedagogia institucional com os conceitos, posto que nela se trabalha com utopias realistas, objetivando educar com vistas ao desenvolvimento coletivo, também sustentável. A guisa de conclusão verificou-se que a PP relaciona-se diretamente com os conceitos de Santos, porquanto busca repensar sua práxis educativa, a fim de atuar no desenvolvimento local da sociedade, apostando no fato de que um mundo melhor pode ser possível através do reconhecimento da realidade, compreensão e do desenvolvimento buscando o bem-estar coletivo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8823 10.14295/momento.v28i2.8823 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8823 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v28i2.8823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8823/6119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 52-68 Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 52-68 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944871242792960 |