A invenção de narrativas como proposta pedagógica: uma poética sobre o feminino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Carolina Tavares
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Martino, Marlen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8159
Resumo: O presente artigo compreende a descrição de uma ação pedagógica realizada na instituição Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Mascarenhas de Moraes, localizada no munícipio de Rio Grande/RS, e a análise dos dados resultantes das proposições efetuadas junto aos discentes. Durante as aulas, pinturas brasileiras do século XIX e imagens presentes na mídia impressa contemporânea foram dispositivos catalisadores para a produção artística concernente à escrita poética. O trabalho desenvolvido objetivou a abordagem de questões relativas às construções sociais que envolvem o gênero feminino e a subjetividade a partir das considerações propostas por Mary Del Priore e Marie-Christine Josso. Ademais, a atuação no espaço escolar assentou-se na aspiração de contribuir para que o ambiente educacional se tornasse, cada vez mais, um local de diálogo e de tolerância às subjetividades.
id FURG-2_789eb3b77b041a9840af3266dfc6c9d0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/8159
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A invenção de narrativas como proposta pedagógica: uma poética sobre o femininoEnsinoartegênero.O presente artigo compreende a descrição de uma ação pedagógica realizada na instituição Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Mascarenhas de Moraes, localizada no munícipio de Rio Grande/RS, e a análise dos dados resultantes das proposições efetuadas junto aos discentes. Durante as aulas, pinturas brasileiras do século XIX e imagens presentes na mídia impressa contemporânea foram dispositivos catalisadores para a produção artística concernente à escrita poética. O trabalho desenvolvido objetivou a abordagem de questões relativas às construções sociais que envolvem o gênero feminino e a subjetividade a partir das considerações propostas por Mary Del Priore e Marie-Christine Josso. Ademais, a atuação no espaço escolar assentou-se na aspiração de contribuir para que o ambiente educacional se tornasse, cada vez mais, um local de diálogo e de tolerância às subjetividades.Universidade Federal do Rio Grande2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/815910.14295/momento.v27i3.8159Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 30-46Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 30-462316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8159/5621Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Ana Carolina Tavaresde Martino, Marlen2019-01-30T22:30:29Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8159Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-01-30T22:30:29Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A invenção de narrativas como proposta pedagógica: uma poética sobre o feminino
title A invenção de narrativas como proposta pedagógica: uma poética sobre o feminino
spellingShingle A invenção de narrativas como proposta pedagógica: uma poética sobre o feminino
Sousa, Ana Carolina Tavares
Ensino
arte
gênero.
title_short A invenção de narrativas como proposta pedagógica: uma poética sobre o feminino
title_full A invenção de narrativas como proposta pedagógica: uma poética sobre o feminino
title_fullStr A invenção de narrativas como proposta pedagógica: uma poética sobre o feminino
title_full_unstemmed A invenção de narrativas como proposta pedagógica: uma poética sobre o feminino
title_sort A invenção de narrativas como proposta pedagógica: uma poética sobre o feminino
author Sousa, Ana Carolina Tavares
author_facet Sousa, Ana Carolina Tavares
de Martino, Marlen
author_role author
author2 de Martino, Marlen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Carolina Tavares
de Martino, Marlen
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
arte
gênero.
topic Ensino
arte
gênero.
description O presente artigo compreende a descrição de uma ação pedagógica realizada na instituição Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Mascarenhas de Moraes, localizada no munícipio de Rio Grande/RS, e a análise dos dados resultantes das proposições efetuadas junto aos discentes. Durante as aulas, pinturas brasileiras do século XIX e imagens presentes na mídia impressa contemporânea foram dispositivos catalisadores para a produção artística concernente à escrita poética. O trabalho desenvolvido objetivou a abordagem de questões relativas às construções sociais que envolvem o gênero feminino e a subjetividade a partir das considerações propostas por Mary Del Priore e Marie-Christine Josso. Ademais, a atuação no espaço escolar assentou-se na aspiração de contribuir para que o ambiente educacional se tornasse, cada vez mais, um local de diálogo e de tolerância às subjetividades.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8159
10.14295/momento.v27i3.8159
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8159
identifier_str_mv 10.14295/momento.v27i3.8159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8159/5621
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 30-46
Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 30-46
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870794002432