Tempos miúdos, transpassados e embichados: encontros (des)aprendentes com Nilda Alves e Regina Leite Garcia e suas provocações com a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Alexsandro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Vale Caetano, Marcio Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6107
Resumo: O presente artigo tem como objetivo abrir uma conversa afetiva, implicada com os entremeios dos trabalhos de Nilda Alves e Regina Leite Garcia em seus modos bonitos de entrar e permanecer na luta social. Em outras palavras, a escrita desse texto emerge das redes de afetos produzidas em sua atuação e a elas almeja retornar. Destaca-se no trabalho de Alves e Garcia a desconstrução e a produção de conhecimentos a favor da escola pública e de seus praticantes. Trabalhando com memória, pois que é feita de bons encontros, tempos e lugares, o texto em tela persegue um estilo/forma/conteúdo que procura melhor compreender as provocações bonitas da prática militante dessas professoras. Nesse texto, trazemos a presença dessas educadoras andarilhas, contadoras de histórias do povo brasileiro e que não se cansam de fazer a denúncia das opressões que nos impedem de sermos mais, demonstrando seus caráteres aguerridos e fortes. O texto buscou costurar momentos/acontecimentos como experiências, em que suas presenças e de suas redes contribuíram e contribuem de forma significativa para a emergência da novidade. Na construção desse artigo pode se afirmar e confirmar o trabalho e a vida de Regina Leite Garcia e Nilda Alves como obras de arte, quando, sem nenhuma dificuldade, suas coerências políticas a favor da escola pública, comprometidas com a justiça social, mostram-se e entremeiam suas vidas, seus trabalhos com a educação, com as classes populares e com a docência.
id FURG-2_7eecb08e4e51909dbe442056854706ba
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/6107
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Tempos miúdos, transpassados e embichados: encontros (des)aprendentes com Nilda Alves e Regina Leite Garcia e suas provocações com a educaçãoExperiênciasemergênciavidaO presente artigo tem como objetivo abrir uma conversa afetiva, implicada com os entremeios dos trabalhos de Nilda Alves e Regina Leite Garcia em seus modos bonitos de entrar e permanecer na luta social. Em outras palavras, a escrita desse texto emerge das redes de afetos produzidas em sua atuação e a elas almeja retornar. Destaca-se no trabalho de Alves e Garcia a desconstrução e a produção de conhecimentos a favor da escola pública e de seus praticantes. Trabalhando com memória, pois que é feita de bons encontros, tempos e lugares, o texto em tela persegue um estilo/forma/conteúdo que procura melhor compreender as provocações bonitas da prática militante dessas professoras. Nesse texto, trazemos a presença dessas educadoras andarilhas, contadoras de histórias do povo brasileiro e que não se cansam de fazer a denúncia das opressões que nos impedem de sermos mais, demonstrando seus caráteres aguerridos e fortes. O texto buscou costurar momentos/acontecimentos como experiências, em que suas presenças e de suas redes contribuíram e contribuem de forma significativa para a emergência da novidade. Na construção desse artigo pode se afirmar e confirmar o trabalho e a vida de Regina Leite Garcia e Nilda Alves como obras de arte, quando, sem nenhuma dificuldade, suas coerências políticas a favor da escola pública, comprometidas com a justiça social, mostram-se e entremeiam suas vidas, seus trabalhos com a educação, com as classes populares e com a docência.Universidade Federal do Rio Grande2016-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6107Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 1 (2016); 15-32Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 1 (2016); 15-322316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6107/3923Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, AlexsandroVale Caetano, Marcio Rodrigo2018-05-08T14:47:36Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/6107Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:47:36Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Tempos miúdos, transpassados e embichados: encontros (des)aprendentes com Nilda Alves e Regina Leite Garcia e suas provocações com a educação
title Tempos miúdos, transpassados e embichados: encontros (des)aprendentes com Nilda Alves e Regina Leite Garcia e suas provocações com a educação
spellingShingle Tempos miúdos, transpassados e embichados: encontros (des)aprendentes com Nilda Alves e Regina Leite Garcia e suas provocações com a educação
Rodrigues, Alexsandro
Experiências
emergência
vida
title_short Tempos miúdos, transpassados e embichados: encontros (des)aprendentes com Nilda Alves e Regina Leite Garcia e suas provocações com a educação
title_full Tempos miúdos, transpassados e embichados: encontros (des)aprendentes com Nilda Alves e Regina Leite Garcia e suas provocações com a educação
title_fullStr Tempos miúdos, transpassados e embichados: encontros (des)aprendentes com Nilda Alves e Regina Leite Garcia e suas provocações com a educação
title_full_unstemmed Tempos miúdos, transpassados e embichados: encontros (des)aprendentes com Nilda Alves e Regina Leite Garcia e suas provocações com a educação
title_sort Tempos miúdos, transpassados e embichados: encontros (des)aprendentes com Nilda Alves e Regina Leite Garcia e suas provocações com a educação
author Rodrigues, Alexsandro
author_facet Rodrigues, Alexsandro
Vale Caetano, Marcio Rodrigo
author_role author
author2 Vale Caetano, Marcio Rodrigo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Alexsandro
Vale Caetano, Marcio Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Experiências
emergência
vida
topic Experiências
emergência
vida
description O presente artigo tem como objetivo abrir uma conversa afetiva, implicada com os entremeios dos trabalhos de Nilda Alves e Regina Leite Garcia em seus modos bonitos de entrar e permanecer na luta social. Em outras palavras, a escrita desse texto emerge das redes de afetos produzidas em sua atuação e a elas almeja retornar. Destaca-se no trabalho de Alves e Garcia a desconstrução e a produção de conhecimentos a favor da escola pública e de seus praticantes. Trabalhando com memória, pois que é feita de bons encontros, tempos e lugares, o texto em tela persegue um estilo/forma/conteúdo que procura melhor compreender as provocações bonitas da prática militante dessas professoras. Nesse texto, trazemos a presença dessas educadoras andarilhas, contadoras de histórias do povo brasileiro e que não se cansam de fazer a denúncia das opressões que nos impedem de sermos mais, demonstrando seus caráteres aguerridos e fortes. O texto buscou costurar momentos/acontecimentos como experiências, em que suas presenças e de suas redes contribuíram e contribuem de forma significativa para a emergência da novidade. Na construção desse artigo pode se afirmar e confirmar o trabalho e a vida de Regina Leite Garcia e Nilda Alves como obras de arte, quando, sem nenhuma dificuldade, suas coerências políticas a favor da escola pública, comprometidas com a justiça social, mostram-se e entremeiam suas vidas, seus trabalhos com a educação, com as classes populares e com a docência.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6107
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6107/3923
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 1 (2016); 15-32
Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 1 (2016); 15-32
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870293831680