Tempos miúdos, transpassados e embichados: encontros (des)aprendentes com Nilda Alves e Regina Leite Garcia e suas provocações com a educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6107 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo abrir uma conversa afetiva, implicada com os entremeios dos trabalhos de Nilda Alves e Regina Leite Garcia em seus modos bonitos de entrar e permanecer na luta social. Em outras palavras, a escrita desse texto emerge das redes de afetos produzidas em sua atuação e a elas almeja retornar. Destaca-se no trabalho de Alves e Garcia a desconstrução e a produção de conhecimentos a favor da escola pública e de seus praticantes. Trabalhando com memória, pois que é feita de bons encontros, tempos e lugares, o texto em tela persegue um estilo/forma/conteúdo que procura melhor compreender as provocações bonitas da prática militante dessas professoras. Nesse texto, trazemos a presença dessas educadoras andarilhas, contadoras de histórias do povo brasileiro e que não se cansam de fazer a denúncia das opressões que nos impedem de sermos mais, demonstrando seus caráteres aguerridos e fortes. O texto buscou costurar momentos/acontecimentos como experiências, em que suas presenças e de suas redes contribuíram e contribuem de forma significativa para a emergência da novidade. Na construção desse artigo pode se afirmar e confirmar o trabalho e a vida de Regina Leite Garcia e Nilda Alves como obras de arte, quando, sem nenhuma dificuldade, suas coerências políticas a favor da escola pública, comprometidas com a justiça social, mostram-se e entremeiam suas vidas, seus trabalhos com a educação, com as classes populares e com a docência. |
id |
FURG-2_7eecb08e4e51909dbe442056854706ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/6107 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tempos miúdos, transpassados e embichados: encontros (des)aprendentes com Nilda Alves e Regina Leite Garcia e suas provocações com a educaçãoExperiênciasemergênciavidaO presente artigo tem como objetivo abrir uma conversa afetiva, implicada com os entremeios dos trabalhos de Nilda Alves e Regina Leite Garcia em seus modos bonitos de entrar e permanecer na luta social. Em outras palavras, a escrita desse texto emerge das redes de afetos produzidas em sua atuação e a elas almeja retornar. Destaca-se no trabalho de Alves e Garcia a desconstrução e a produção de conhecimentos a favor da escola pública e de seus praticantes. Trabalhando com memória, pois que é feita de bons encontros, tempos e lugares, o texto em tela persegue um estilo/forma/conteúdo que procura melhor compreender as provocações bonitas da prática militante dessas professoras. Nesse texto, trazemos a presença dessas educadoras andarilhas, contadoras de histórias do povo brasileiro e que não se cansam de fazer a denúncia das opressões que nos impedem de sermos mais, demonstrando seus caráteres aguerridos e fortes. O texto buscou costurar momentos/acontecimentos como experiências, em que suas presenças e de suas redes contribuíram e contribuem de forma significativa para a emergência da novidade. Na construção desse artigo pode se afirmar e confirmar o trabalho e a vida de Regina Leite Garcia e Nilda Alves como obras de arte, quando, sem nenhuma dificuldade, suas coerências políticas a favor da escola pública, comprometidas com a justiça social, mostram-se e entremeiam suas vidas, seus trabalhos com a educação, com as classes populares e com a docência.Universidade Federal do Rio Grande2016-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6107Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 1 (2016); 15-32Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 1 (2016); 15-322316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6107/3923Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, AlexsandroVale Caetano, Marcio Rodrigo2018-05-08T14:47:36Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/6107Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:47:36Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tempos miúdos, transpassados e embichados: encontros (des)aprendentes com Nilda Alves e Regina Leite Garcia e suas provocações com a educação |
title |
Tempos miúdos, transpassados e embichados: encontros (des)aprendentes com Nilda Alves e Regina Leite Garcia e suas provocações com a educação |
spellingShingle |
Tempos miúdos, transpassados e embichados: encontros (des)aprendentes com Nilda Alves e Regina Leite Garcia e suas provocações com a educação Rodrigues, Alexsandro Experiências emergência vida |
title_short |
Tempos miúdos, transpassados e embichados: encontros (des)aprendentes com Nilda Alves e Regina Leite Garcia e suas provocações com a educação |
title_full |
Tempos miúdos, transpassados e embichados: encontros (des)aprendentes com Nilda Alves e Regina Leite Garcia e suas provocações com a educação |
title_fullStr |
Tempos miúdos, transpassados e embichados: encontros (des)aprendentes com Nilda Alves e Regina Leite Garcia e suas provocações com a educação |
title_full_unstemmed |
Tempos miúdos, transpassados e embichados: encontros (des)aprendentes com Nilda Alves e Regina Leite Garcia e suas provocações com a educação |
title_sort |
Tempos miúdos, transpassados e embichados: encontros (des)aprendentes com Nilda Alves e Regina Leite Garcia e suas provocações com a educação |
author |
Rodrigues, Alexsandro |
author_facet |
Rodrigues, Alexsandro Vale Caetano, Marcio Rodrigo |
author_role |
author |
author2 |
Vale Caetano, Marcio Rodrigo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Alexsandro Vale Caetano, Marcio Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiências emergência vida |
topic |
Experiências emergência vida |
description |
O presente artigo tem como objetivo abrir uma conversa afetiva, implicada com os entremeios dos trabalhos de Nilda Alves e Regina Leite Garcia em seus modos bonitos de entrar e permanecer na luta social. Em outras palavras, a escrita desse texto emerge das redes de afetos produzidas em sua atuação e a elas almeja retornar. Destaca-se no trabalho de Alves e Garcia a desconstrução e a produção de conhecimentos a favor da escola pública e de seus praticantes. Trabalhando com memória, pois que é feita de bons encontros, tempos e lugares, o texto em tela persegue um estilo/forma/conteúdo que procura melhor compreender as provocações bonitas da prática militante dessas professoras. Nesse texto, trazemos a presença dessas educadoras andarilhas, contadoras de histórias do povo brasileiro e que não se cansam de fazer a denúncia das opressões que nos impedem de sermos mais, demonstrando seus caráteres aguerridos e fortes. O texto buscou costurar momentos/acontecimentos como experiências, em que suas presenças e de suas redes contribuíram e contribuem de forma significativa para a emergência da novidade. Na construção desse artigo pode se afirmar e confirmar o trabalho e a vida de Regina Leite Garcia e Nilda Alves como obras de arte, quando, sem nenhuma dificuldade, suas coerências políticas a favor da escola pública, comprometidas com a justiça social, mostram-se e entremeiam suas vidas, seus trabalhos com a educação, com as classes populares e com a docência. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6107 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6107/3923 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 1 (2016); 15-32 Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 1 (2016); 15-32 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870293831680 |