O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Alexsandro da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Jesus, Maria Fátima Moreira de, Soares, Emanoel Luís Roque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
DOI: 10.14295/momento.v27i1.6169
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6169
Resumo: Este artigo apresenta algumas reflexões sobre as contribuições da oficina de capoeira desenvolvida no Programa Mais Educação em uma Escola Municipal na cidade de Salvador-BA. Tem por objetivo analisar as contribuições da oficina de capoeira no Programa Mais Educação na aprendizagem dos estudantes. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa apoiado no referencial metodológico em Pimenta (2014), Lakatos e Marconi (2009), Álvaro Pinto (1979), Manzo (1971). A pesquisa fundamentou-se nos estudos de Paulo Freire (2014; 2007; 1997), Jaqueline Moll (2012), Chauí (2008), Hélio Campos (2001), Waldeloir Rego (1968). Os resultados evidenciam contribuições da oficina de capoeira para o desenvolvimento integral dos estudantes ao mesmo tempo em que valoriza a cultura afro-brasileira tencionando o currículo escolar.
id FURG-2_87785b2d81a86fb9f13de7a600d06c70
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6169
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
spelling O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BAEducaçãoCapoeiraPrograma Mais Educaçãocontribuições da oficina de capoeira desenvolvida no Programa Mais Educação em uma escola pública da cidade de Salvador-Ba.Este artigo apresenta algumas reflexões sobre as contribuições da oficina de capoeira desenvolvida no Programa Mais Educação em uma Escola Municipal na cidade de Salvador-BA. Tem por objetivo analisar as contribuições da oficina de capoeira no Programa Mais Educação na aprendizagem dos estudantes. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa apoiado no referencial metodológico em Pimenta (2014), Lakatos e Marconi (2009), Álvaro Pinto (1979), Manzo (1971). A pesquisa fundamentou-se nos estudos de Paulo Freire (2014; 2007; 1997), Jaqueline Moll (2012), Chauí (2008), Hélio Campos (2001), Waldeloir Rego (1968). Os resultados evidenciam contribuições da oficina de capoeira para o desenvolvimento integral dos estudantes ao mesmo tempo em que valoriza a cultura afro-brasileira tencionando o currículo escolar.Universidade Federal do Rio Grande2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/616910.14295/momento.v27i1.6169Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 351-370Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 351-3702316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6169/5248Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Alexsandro da SilvaJesus, Maria Fátima Moreira deSoares, Emanoel Luís Roque2018-09-14T17:22:03Zoai:periodicos.furg.br:article/6169Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:22:03Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA
title O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA
spellingShingle O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA
O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA
Marques, Alexsandro da Silva
Educação
Capoeira
Programa Mais Educação
contribuições da oficina de capoeira desenvolvida no Programa Mais Educação em uma escola pública da cidade de Salvador-Ba.
Marques, Alexsandro da Silva
Educação
Capoeira
Programa Mais Educação
contribuições da oficina de capoeira desenvolvida no Programa Mais Educação em uma escola pública da cidade de Salvador-Ba.
title_short O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA
title_full O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA
title_fullStr O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA
O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA
title_full_unstemmed O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA
O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA
title_sort O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA
author Marques, Alexsandro da Silva
author_facet Marques, Alexsandro da Silva
Marques, Alexsandro da Silva
Jesus, Maria Fátima Moreira de
Soares, Emanoel Luís Roque
Jesus, Maria Fátima Moreira de
Soares, Emanoel Luís Roque
author_role author
author2 Jesus, Maria Fátima Moreira de
Soares, Emanoel Luís Roque
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Alexsandro da Silva
Jesus, Maria Fátima Moreira de
Soares, Emanoel Luís Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Capoeira
Programa Mais Educação
contribuições da oficina de capoeira desenvolvida no Programa Mais Educação em uma escola pública da cidade de Salvador-Ba.
topic Educação
Capoeira
Programa Mais Educação
contribuições da oficina de capoeira desenvolvida no Programa Mais Educação em uma escola pública da cidade de Salvador-Ba.
description Este artigo apresenta algumas reflexões sobre as contribuições da oficina de capoeira desenvolvida no Programa Mais Educação em uma Escola Municipal na cidade de Salvador-BA. Tem por objetivo analisar as contribuições da oficina de capoeira no Programa Mais Educação na aprendizagem dos estudantes. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa apoiado no referencial metodológico em Pimenta (2014), Lakatos e Marconi (2009), Álvaro Pinto (1979), Manzo (1971). A pesquisa fundamentou-se nos estudos de Paulo Freire (2014; 2007; 1997), Jaqueline Moll (2012), Chauí (2008), Hélio Campos (2001), Waldeloir Rego (1968). Os resultados evidenciam contribuições da oficina de capoeira para o desenvolvimento integral dos estudantes ao mesmo tempo em que valoriza a cultura afro-brasileira tencionando o currículo escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6169
10.14295/momento.v27i1.6169
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6169
identifier_str_mv 10.14295/momento.v27i1.6169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6169/5248
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 351-370
Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 351-370
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1822176317332783104
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/momento.v27i1.6169