O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
DOI: | 10.14295/momento.v27i1.6169 |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6169 |
Resumo: | Este artigo apresenta algumas reflexões sobre as contribuições da oficina de capoeira desenvolvida no Programa Mais Educação em uma Escola Municipal na cidade de Salvador-BA. Tem por objetivo analisar as contribuições da oficina de capoeira no Programa Mais Educação na aprendizagem dos estudantes. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa apoiado no referencial metodológico em Pimenta (2014), Lakatos e Marconi (2009), Álvaro Pinto (1979), Manzo (1971). A pesquisa fundamentou-se nos estudos de Paulo Freire (2014; 2007; 1997), Jaqueline Moll (2012), Chauí (2008), Hélio Campos (2001), Waldeloir Rego (1968). Os resultados evidenciam contribuições da oficina de capoeira para o desenvolvimento integral dos estudantes ao mesmo tempo em que valoriza a cultura afro-brasileira tencionando o currículo escolar. |
id |
FURG-2_87785b2d81a86fb9f13de7a600d06c70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/6169 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
spelling |
O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BAEducaçãoCapoeiraPrograma Mais Educaçãocontribuições da oficina de capoeira desenvolvida no Programa Mais Educação em uma escola pública da cidade de Salvador-Ba.Este artigo apresenta algumas reflexões sobre as contribuições da oficina de capoeira desenvolvida no Programa Mais Educação em uma Escola Municipal na cidade de Salvador-BA. Tem por objetivo analisar as contribuições da oficina de capoeira no Programa Mais Educação na aprendizagem dos estudantes. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa apoiado no referencial metodológico em Pimenta (2014), Lakatos e Marconi (2009), Álvaro Pinto (1979), Manzo (1971). A pesquisa fundamentou-se nos estudos de Paulo Freire (2014; 2007; 1997), Jaqueline Moll (2012), Chauí (2008), Hélio Campos (2001), Waldeloir Rego (1968). Os resultados evidenciam contribuições da oficina de capoeira para o desenvolvimento integral dos estudantes ao mesmo tempo em que valoriza a cultura afro-brasileira tencionando o currículo escolar.Universidade Federal do Rio Grande2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/616910.14295/momento.v27i1.6169Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 351-370Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 351-3702316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6169/5248Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Alexsandro da SilvaJesus, Maria Fátima Moreira deSoares, Emanoel Luís Roque2018-09-14T17:22:03Zoai:periodicos.furg.br:article/6169Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:22:03Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA |
title |
O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA |
spellingShingle |
O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA Marques, Alexsandro da Silva Educação Capoeira Programa Mais Educação contribuições da oficina de capoeira desenvolvida no Programa Mais Educação em uma escola pública da cidade de Salvador-Ba. Marques, Alexsandro da Silva Educação Capoeira Programa Mais Educação contribuições da oficina de capoeira desenvolvida no Programa Mais Educação em uma escola pública da cidade de Salvador-Ba. |
title_short |
O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA |
title_full |
O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA |
title_fullStr |
O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA |
title_full_unstemmed |
O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA |
title_sort |
O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA |
author |
Marques, Alexsandro da Silva |
author_facet |
Marques, Alexsandro da Silva Marques, Alexsandro da Silva Jesus, Maria Fátima Moreira de Soares, Emanoel Luís Roque Jesus, Maria Fátima Moreira de Soares, Emanoel Luís Roque |
author_role |
author |
author2 |
Jesus, Maria Fátima Moreira de Soares, Emanoel Luís Roque |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Alexsandro da Silva Jesus, Maria Fátima Moreira de Soares, Emanoel Luís Roque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Capoeira Programa Mais Educação contribuições da oficina de capoeira desenvolvida no Programa Mais Educação em uma escola pública da cidade de Salvador-Ba. |
topic |
Educação Capoeira Programa Mais Educação contribuições da oficina de capoeira desenvolvida no Programa Mais Educação em uma escola pública da cidade de Salvador-Ba. |
description |
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre as contribuições da oficina de capoeira desenvolvida no Programa Mais Educação em uma Escola Municipal na cidade de Salvador-BA. Tem por objetivo analisar as contribuições da oficina de capoeira no Programa Mais Educação na aprendizagem dos estudantes. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa apoiado no referencial metodológico em Pimenta (2014), Lakatos e Marconi (2009), Álvaro Pinto (1979), Manzo (1971). A pesquisa fundamentou-se nos estudos de Paulo Freire (2014; 2007; 1997), Jaqueline Moll (2012), Chauí (2008), Hélio Campos (2001), Waldeloir Rego (1968). Os resultados evidenciam contribuições da oficina de capoeira para o desenvolvimento integral dos estudantes ao mesmo tempo em que valoriza a cultura afro-brasileira tencionando o currículo escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6169 10.14295/momento.v27i1.6169 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6169 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v27i1.6169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6169/5248 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 351-370 Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 351-370 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1822176317332783104 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/momento.v27i1.6169 |