Mais uma vez e sempre: conversas com professoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6109 |
Resumo: | O artigo discute a proposta de formação da professora pesquisadora a partir das contribuições apresentadas por Nilda Alves e Regina Leite Garcia. Considerando a importância da produção teórica das autoras para a educação brasileira, o texto destaca seus aportes para o campo da formação docente, entrelaçando seu pensamento a reflexões e proposições de estudantes do curso de Pedagogia que conectam os processos pelos quais tornam-se professoras pesquisadoras a suas experiências como sujeitos das classes populares. A perspectiva teórico-epistemológica assumida pelas autoras mostra-se relevante para a configuração de percursos potentes de formação, muito especialmente para as estudantes das classes populares. |
id |
FURG-2_8c0ff7b52974a69240dc3762cdfc3020 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/6109 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mais uma vez e sempre: conversas com professorasProfessora pesquisadoraformação docenteclasses popularesO artigo discute a proposta de formação da professora pesquisadora a partir das contribuições apresentadas por Nilda Alves e Regina Leite Garcia. Considerando a importância da produção teórica das autoras para a educação brasileira, o texto destaca seus aportes para o campo da formação docente, entrelaçando seu pensamento a reflexões e proposições de estudantes do curso de Pedagogia que conectam os processos pelos quais tornam-se professoras pesquisadoras a suas experiências como sujeitos das classes populares. A perspectiva teórico-epistemológica assumida pelas autoras mostra-se relevante para a configuração de percursos potentes de formação, muito especialmente para as estudantes das classes populares.Universidade Federal do Rio Grande2016-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6109Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 1 (2016); 51-74Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 1 (2016); 51-742316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6109/3926Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEsteban, Maria Teresa2018-05-08T14:47:36Zoai:periodicos.furg.br:article/6109Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:47:36Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mais uma vez e sempre: conversas com professoras |
title |
Mais uma vez e sempre: conversas com professoras |
spellingShingle |
Mais uma vez e sempre: conversas com professoras Esteban, Maria Teresa Professora pesquisadora formação docente classes populares |
title_short |
Mais uma vez e sempre: conversas com professoras |
title_full |
Mais uma vez e sempre: conversas com professoras |
title_fullStr |
Mais uma vez e sempre: conversas com professoras |
title_full_unstemmed |
Mais uma vez e sempre: conversas com professoras |
title_sort |
Mais uma vez e sempre: conversas com professoras |
author |
Esteban, Maria Teresa |
author_facet |
Esteban, Maria Teresa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteban, Maria Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professora pesquisadora formação docente classes populares |
topic |
Professora pesquisadora formação docente classes populares |
description |
O artigo discute a proposta de formação da professora pesquisadora a partir das contribuições apresentadas por Nilda Alves e Regina Leite Garcia. Considerando a importância da produção teórica das autoras para a educação brasileira, o texto destaca seus aportes para o campo da formação docente, entrelaçando seu pensamento a reflexões e proposições de estudantes do curso de Pedagogia que conectam os processos pelos quais tornam-se professoras pesquisadoras a suas experiências como sujeitos das classes populares. A perspectiva teórico-epistemológica assumida pelas autoras mostra-se relevante para a configuração de percursos potentes de formação, muito especialmente para as estudantes das classes populares. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6109 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6109/3926 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 1 (2016); 51-74 Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 1 (2016); 51-74 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249476067328 |