PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Solange Reiguel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Torales Campos, Marília Andrade, Saheb, Daniele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9064
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão sobre os processos avaliativos no contexto da educação ambiental (EA) com o objetivo compreender os diversos enfoques sobre a temática para fundamentar o aprimoramento de indicadores como instrumento avaliativo. O objeto de análise são artigos da revista internacional Éducation relative à l'environnement, publicados no volume 2 do ano 2000. Do ponto de vista metodológico, os textos foram traduzidos para a língua portuguesa e submetidos à revisão sistemática considerando: as inquietações e problematizações propostas pelos autores, as metodologias e estratégias apresentadas, com ênfase nos indicadores. Os resultados evidenciam uma diversidade de olhares sobre a avaliação e sua complexidade, a necessidade de indicadores, e uma discussão mais aprofundada sobre a temática da avaliação, como uma questão importante que precisa permear os debates sobre a EA.
id FURG-2_9527cacdd1899f6b668036659a9604eb
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9064
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliaçãoAvaliação. Processo educativo. Educação Ambiental.Educação AmbientalEste trabalho propõe uma reflexão sobre os processos avaliativos no contexto da educação ambiental (EA) com o objetivo compreender os diversos enfoques sobre a temática para fundamentar o aprimoramento de indicadores como instrumento avaliativo. O objeto de análise são artigos da revista internacional Éducation relative à l'environnement, publicados no volume 2 do ano 2000. Do ponto de vista metodológico, os textos foram traduzidos para a língua portuguesa e submetidos à revisão sistemática considerando: as inquietações e problematizações propostas pelos autores, as metodologias e estratégias apresentadas, com ênfase nos indicadores. Os resultados evidenciam uma diversidade de olhares sobre a avaliação e sua complexidade, a necessidade de indicadores, e uma discussão mais aprofundada sobre a temática da avaliação, como uma questão importante que precisa permear os debates sobre a EA.Universidade Federal do Rio Grande2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/906410.14295/momento.v29i2.9064Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9064/8319Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Solange ReiguelTorales Campos, Marília AndradeSaheb, Daniele2020-12-03T16:56:20Zoai:periodicos.furg.br:article/9064Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2020-12-03T16:56:20Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliação
title PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliação
spellingShingle PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliação
Vieira, Solange Reiguel
Avaliação. Processo educativo. Educação Ambiental.
Educação Ambiental
title_short PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliação
title_full PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliação
title_fullStr PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliação
title_full_unstemmed PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliação
title_sort PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliação
author Vieira, Solange Reiguel
author_facet Vieira, Solange Reiguel
Torales Campos, Marília Andrade
Saheb, Daniele
author_role author
author2 Torales Campos, Marília Andrade
Saheb, Daniele
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Solange Reiguel
Torales Campos, Marília Andrade
Saheb, Daniele
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação. Processo educativo. Educação Ambiental.
Educação Ambiental
topic Avaliação. Processo educativo. Educação Ambiental.
Educação Ambiental
description Este trabalho propõe uma reflexão sobre os processos avaliativos no contexto da educação ambiental (EA) com o objetivo compreender os diversos enfoques sobre a temática para fundamentar o aprimoramento de indicadores como instrumento avaliativo. O objeto de análise são artigos da revista internacional Éducation relative à l'environnement, publicados no volume 2 do ano 2000. Do ponto de vista metodológico, os textos foram traduzidos para a língua portuguesa e submetidos à revisão sistemática considerando: as inquietações e problematizações propostas pelos autores, as metodologias e estratégias apresentadas, com ênfase nos indicadores. Os resultados evidenciam uma diversidade de olhares sobre a avaliação e sua complexidade, a necessidade de indicadores, e uma discussão mais aprofundada sobre a temática da avaliação, como uma questão importante que precisa permear os debates sobre a EA.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9064
10.14295/momento.v29i2.9064
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9064
identifier_str_mv 10.14295/momento.v29i2.9064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9064/8319
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020)
Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020)
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493250280325120