PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9064 |
Resumo: | Este trabalho propõe uma reflexão sobre os processos avaliativos no contexto da educação ambiental (EA) com o objetivo compreender os diversos enfoques sobre a temática para fundamentar o aprimoramento de indicadores como instrumento avaliativo. O objeto de análise são artigos da revista internacional Éducation relative à l'environnement, publicados no volume 2 do ano 2000. Do ponto de vista metodológico, os textos foram traduzidos para a língua portuguesa e submetidos à revisão sistemática considerando: as inquietações e problematizações propostas pelos autores, as metodologias e estratégias apresentadas, com ênfase nos indicadores. Os resultados evidenciam uma diversidade de olhares sobre a avaliação e sua complexidade, a necessidade de indicadores, e uma discussão mais aprofundada sobre a temática da avaliação, como uma questão importante que precisa permear os debates sobre a EA. |
id |
FURG-2_9527cacdd1899f6b668036659a9604eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/9064 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliaçãoAvaliação. Processo educativo. Educação Ambiental.Educação AmbientalEste trabalho propõe uma reflexão sobre os processos avaliativos no contexto da educação ambiental (EA) com o objetivo compreender os diversos enfoques sobre a temática para fundamentar o aprimoramento de indicadores como instrumento avaliativo. O objeto de análise são artigos da revista internacional Éducation relative à l'environnement, publicados no volume 2 do ano 2000. Do ponto de vista metodológico, os textos foram traduzidos para a língua portuguesa e submetidos à revisão sistemática considerando: as inquietações e problematizações propostas pelos autores, as metodologias e estratégias apresentadas, com ênfase nos indicadores. Os resultados evidenciam uma diversidade de olhares sobre a avaliação e sua complexidade, a necessidade de indicadores, e uma discussão mais aprofundada sobre a temática da avaliação, como uma questão importante que precisa permear os debates sobre a EA.Universidade Federal do Rio Grande2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/906410.14295/momento.v29i2.9064Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9064/8319Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Solange ReiguelTorales Campos, Marília AndradeSaheb, Daniele2020-12-03T16:56:20Zoai:periodicos.furg.br:article/9064Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2020-12-03T16:56:20Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliação |
title |
PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliação |
spellingShingle |
PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliação Vieira, Solange Reiguel Avaliação. Processo educativo. Educação Ambiental. Educação Ambiental |
title_short |
PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliação |
title_full |
PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliação |
title_fullStr |
PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliação |
title_full_unstemmed |
PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliação |
title_sort |
PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliação |
author |
Vieira, Solange Reiguel |
author_facet |
Vieira, Solange Reiguel Torales Campos, Marília Andrade Saheb, Daniele |
author_role |
author |
author2 |
Torales Campos, Marília Andrade Saheb, Daniele |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Solange Reiguel Torales Campos, Marília Andrade Saheb, Daniele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação. Processo educativo. Educação Ambiental. Educação Ambiental |
topic |
Avaliação. Processo educativo. Educação Ambiental. Educação Ambiental |
description |
Este trabalho propõe uma reflexão sobre os processos avaliativos no contexto da educação ambiental (EA) com o objetivo compreender os diversos enfoques sobre a temática para fundamentar o aprimoramento de indicadores como instrumento avaliativo. O objeto de análise são artigos da revista internacional Éducation relative à l'environnement, publicados no volume 2 do ano 2000. Do ponto de vista metodológico, os textos foram traduzidos para a língua portuguesa e submetidos à revisão sistemática considerando: as inquietações e problematizações propostas pelos autores, as metodologias e estratégias apresentadas, com ênfase nos indicadores. Os resultados evidenciam uma diversidade de olhares sobre a avaliação e sua complexidade, a necessidade de indicadores, e uma discussão mais aprofundada sobre a temática da avaliação, como uma questão importante que precisa permear os debates sobre a EA. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9064 10.14295/momento.v29i2.9064 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9064 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v29i2.9064 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9064/8319 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020) Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020) 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493250280325120 |