Pedagogias culturais na revista Todateen: produzindo modos de ser feminina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6730 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo problematizar uma seção de uma revista disponibilizada na WEB, que se destina ao público adolescente feminino – a Revista Todateen, mais especificamente a sessão “Toda Diva”. A proposta é a de discutir as questões apresentadas pela revista voltadas a ensinar procedimentos para diversos fins assim como a linguagem usada nessas informações que têm o público adolescente como leitores. Muito mais do que seduzir a consumidora ou induzi-la a obter determinado produto, a publicidade que ali se apresenta comporta um tipo de pedagogia e de currículo culturais. Estes, entre outras coisas, produzem valores e saberes; regulam condutas e modos de ser; re-produzem identidades e representações; constituem certas relações de poder e ensinam modos de ser mulher e de ser homem, formas de feminilidade e de masculinidade. Palavras-chave: feminilidade, pedagogia, publicidade. |
id |
FURG-2_95770fa9e100ed97c813e1b604079c3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/6730 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogias culturais na revista Todateen: produzindo modos de ser femininafeminilidadepedagogiapublicidadePedagogias culturais na educaçãoEste trabalho tem por objetivo problematizar uma seção de uma revista disponibilizada na WEB, que se destina ao público adolescente feminino – a Revista Todateen, mais especificamente a sessão “Toda Diva”. A proposta é a de discutir as questões apresentadas pela revista voltadas a ensinar procedimentos para diversos fins assim como a linguagem usada nessas informações que têm o público adolescente como leitores. Muito mais do que seduzir a consumidora ou induzi-la a obter determinado produto, a publicidade que ali se apresenta comporta um tipo de pedagogia e de currículo culturais. Estes, entre outras coisas, produzem valores e saberes; regulam condutas e modos de ser; re-produzem identidades e representações; constituem certas relações de poder e ensinam modos de ser mulher e de ser homem, formas de feminilidade e de masculinidade. Palavras-chave: feminilidade, pedagogia, publicidade.Universidade Federal do Rio Grande2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/673010.14295/momento.v26i2.6730Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 146-163Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 146-1632316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6730/5009de Almeida, Saionara VitóriaQuadrado, Raquel Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T14:25:29Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/6730Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-06-11T14:25:29Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogias culturais na revista Todateen: produzindo modos de ser feminina |
title |
Pedagogias culturais na revista Todateen: produzindo modos de ser feminina |
spellingShingle |
Pedagogias culturais na revista Todateen: produzindo modos de ser feminina de Almeida, Saionara Vitória feminilidade pedagogia publicidade Pedagogias culturais na educação |
title_short |
Pedagogias culturais na revista Todateen: produzindo modos de ser feminina |
title_full |
Pedagogias culturais na revista Todateen: produzindo modos de ser feminina |
title_fullStr |
Pedagogias culturais na revista Todateen: produzindo modos de ser feminina |
title_full_unstemmed |
Pedagogias culturais na revista Todateen: produzindo modos de ser feminina |
title_sort |
Pedagogias culturais na revista Todateen: produzindo modos de ser feminina |
author |
de Almeida, Saionara Vitória |
author_facet |
de Almeida, Saionara Vitória Quadrado, Raquel Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Quadrado, Raquel Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Almeida, Saionara Vitória Quadrado, Raquel Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
feminilidade pedagogia publicidade Pedagogias culturais na educação |
topic |
feminilidade pedagogia publicidade Pedagogias culturais na educação |
description |
Este trabalho tem por objetivo problematizar uma seção de uma revista disponibilizada na WEB, que se destina ao público adolescente feminino – a Revista Todateen, mais especificamente a sessão “Toda Diva”. A proposta é a de discutir as questões apresentadas pela revista voltadas a ensinar procedimentos para diversos fins assim como a linguagem usada nessas informações que têm o público adolescente como leitores. Muito mais do que seduzir a consumidora ou induzi-la a obter determinado produto, a publicidade que ali se apresenta comporta um tipo de pedagogia e de currículo culturais. Estes, entre outras coisas, produzem valores e saberes; regulam condutas e modos de ser; re-produzem identidades e representações; constituem certas relações de poder e ensinam modos de ser mulher e de ser homem, formas de feminilidade e de masculinidade. Palavras-chave: feminilidade, pedagogia, publicidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6730 10.14295/momento.v26i2.6730 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6730 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v26i2.6730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6730/5009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 146-163 Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 146-163 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870683901952 |