Pedagogias culturais na revista Todateen: produzindo modos de ser feminina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida, Saionara Vitória
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Quadrado, Raquel Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6730
Resumo: Este trabalho tem por objetivo problematizar uma seção de uma revista disponibilizada na WEB, que se destina ao público adolescente feminino – a Revista Todateen, mais especificamente a sessão “Toda Diva”. A proposta é a de discutir as questões apresentadas pela revista voltadas a ensinar procedimentos para diversos fins assim como a linguagem usada nessas informações que têm o público adolescente como leitores. Muito mais do que seduzir a consumidora ou induzi-la a obter determinado produto, a publicidade que ali se apresenta comporta um tipo de pedagogia e de currículo culturais. Estes, entre outras coisas, produzem valores e saberes; regulam condutas e modos de ser; re-produzem identidades e representações; constituem certas relações de poder e ensinam modos de ser mulher e de ser homem, formas de feminilidade e de masculinidade. Palavras-chave: feminilidade, pedagogia, publicidade.
id FURG-2_95770fa9e100ed97c813e1b604079c3a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/6730
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Pedagogias culturais na revista Todateen: produzindo modos de ser femininafeminilidadepedagogiapublicidadePedagogias culturais na educaçãoEste trabalho tem por objetivo problematizar uma seção de uma revista disponibilizada na WEB, que se destina ao público adolescente feminino – a Revista Todateen, mais especificamente a sessão “Toda Diva”. A proposta é a de discutir as questões apresentadas pela revista voltadas a ensinar procedimentos para diversos fins assim como a linguagem usada nessas informações que têm o público adolescente como leitores. Muito mais do que seduzir a consumidora ou induzi-la a obter determinado produto, a publicidade que ali se apresenta comporta um tipo de pedagogia e de currículo culturais. Estes, entre outras coisas, produzem valores e saberes; regulam condutas e modos de ser; re-produzem identidades e representações; constituem certas relações de poder e ensinam modos de ser mulher e de ser homem, formas de feminilidade e de masculinidade. Palavras-chave: feminilidade, pedagogia, publicidade.Universidade Federal do Rio Grande2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/673010.14295/momento.v26i2.6730Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 146-163Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 146-1632316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6730/5009de Almeida, Saionara VitóriaQuadrado, Raquel Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T14:25:29Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/6730Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-06-11T14:25:29Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogias culturais na revista Todateen: produzindo modos de ser feminina
title Pedagogias culturais na revista Todateen: produzindo modos de ser feminina
spellingShingle Pedagogias culturais na revista Todateen: produzindo modos de ser feminina
de Almeida, Saionara Vitória
feminilidade
pedagogia
publicidade
Pedagogias culturais na educação
title_short Pedagogias culturais na revista Todateen: produzindo modos de ser feminina
title_full Pedagogias culturais na revista Todateen: produzindo modos de ser feminina
title_fullStr Pedagogias culturais na revista Todateen: produzindo modos de ser feminina
title_full_unstemmed Pedagogias culturais na revista Todateen: produzindo modos de ser feminina
title_sort Pedagogias culturais na revista Todateen: produzindo modos de ser feminina
author de Almeida, Saionara Vitória
author_facet de Almeida, Saionara Vitória
Quadrado, Raquel Pereira
author_role author
author2 Quadrado, Raquel Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida, Saionara Vitória
Quadrado, Raquel Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv feminilidade
pedagogia
publicidade
Pedagogias culturais na educação
topic feminilidade
pedagogia
publicidade
Pedagogias culturais na educação
description Este trabalho tem por objetivo problematizar uma seção de uma revista disponibilizada na WEB, que se destina ao público adolescente feminino – a Revista Todateen, mais especificamente a sessão “Toda Diva”. A proposta é a de discutir as questões apresentadas pela revista voltadas a ensinar procedimentos para diversos fins assim como a linguagem usada nessas informações que têm o público adolescente como leitores. Muito mais do que seduzir a consumidora ou induzi-la a obter determinado produto, a publicidade que ali se apresenta comporta um tipo de pedagogia e de currículo culturais. Estes, entre outras coisas, produzem valores e saberes; regulam condutas e modos de ser; re-produzem identidades e representações; constituem certas relações de poder e ensinam modos de ser mulher e de ser homem, formas de feminilidade e de masculinidade. Palavras-chave: feminilidade, pedagogia, publicidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6730
10.14295/momento.v26i2.6730
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6730
identifier_str_mv 10.14295/momento.v26i2.6730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6730/5009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 146-163
Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 146-163
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870683901952