DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS TRANSGRESSORAS RUMO AO BRASIL PROFUNDO E DESCOLONIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga Júnior, Álvaro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Accorssi, Aline, Silveira, Anelise Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9192
Resumo: Neste ensaio procuramos cogitar caminhos para a descolonização do pensamento no âmbito da educação e da pesquisa. Embasadas na perspectiva epistemológica descolonial, refletimos sobre diferentes aspectos que ilustram a crise do paradigma dominante no campo da ciência e da sociedade. Aliás, o próprio conceito de Brasil Profundo nos convida a (re)pensar as relações decorridas do imperialismo e da modernidade visando à construção de um mundo mais digno e seguro, que reconheça e respeite todas as existências. Avançamos, assim, problematizando percepções ou narrativas históricas sobre a construção da identidade e da cultura brasileira. E, por fim, sinalizamos a urgência de se produzir práticas transgressoras, por meio da educação popular e da ecologia de saberes, mas também através de pesquisas com métodos inovadores, reconhecendo e, sobretudo, valorizando razões oprimidas e subalternizadas.
id FURG-2_9aec43255c3f3a0db3492192ab841e23
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/9192
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS TRANSGRESSORAS RUMO AO BRASIL PROFUNDO E DESCOLONIALEpistemologia DescolonialEducação TransgressoraEducação PopularEducação TransgressoraEpistemologia Descolonial e Educação PopularNeste ensaio procuramos cogitar caminhos para a descolonização do pensamento no âmbito da educação e da pesquisa. Embasadas na perspectiva epistemológica descolonial, refletimos sobre diferentes aspectos que ilustram a crise do paradigma dominante no campo da ciência e da sociedade. Aliás, o próprio conceito de Brasil Profundo nos convida a (re)pensar as relações decorridas do imperialismo e da modernidade visando à construção de um mundo mais digno e seguro, que reconheça e respeite todas as existências. Avançamos, assim, problematizando percepções ou narrativas históricas sobre a construção da identidade e da cultura brasileira. E, por fim, sinalizamos a urgência de se produzir práticas transgressoras, por meio da educação popular e da ecologia de saberes, mas também através de pesquisas com métodos inovadores, reconhecendo e, sobretudo, valorizando razões oprimidas e subalternizadas.Universidade Federal do Rio Grande2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/919210.14295/momento.v29i2.9192Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9192/8322Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVeiga Júnior, ÁlvaroAccorssi, AlineSilveira, Anelise Fernandes2020-12-04T20:02:41Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/9192Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2020-12-04T20:02:41Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS TRANSGRESSORAS RUMO AO BRASIL PROFUNDO E DESCOLONIAL
title DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS TRANSGRESSORAS RUMO AO BRASIL PROFUNDO E DESCOLONIAL
spellingShingle DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS TRANSGRESSORAS RUMO AO BRASIL PROFUNDO E DESCOLONIAL
Veiga Júnior, Álvaro
Epistemologia Descolonial
Educação Transgressora
Educação Popular
Educação Transgressora
Epistemologia Descolonial e Educação Popular
title_short DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS TRANSGRESSORAS RUMO AO BRASIL PROFUNDO E DESCOLONIAL
title_full DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS TRANSGRESSORAS RUMO AO BRASIL PROFUNDO E DESCOLONIAL
title_fullStr DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS TRANSGRESSORAS RUMO AO BRASIL PROFUNDO E DESCOLONIAL
title_full_unstemmed DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS TRANSGRESSORAS RUMO AO BRASIL PROFUNDO E DESCOLONIAL
title_sort DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS TRANSGRESSORAS RUMO AO BRASIL PROFUNDO E DESCOLONIAL
author Veiga Júnior, Álvaro
author_facet Veiga Júnior, Álvaro
Accorssi, Aline
Silveira, Anelise Fernandes
author_role author
author2 Accorssi, Aline
Silveira, Anelise Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga Júnior, Álvaro
Accorssi, Aline
Silveira, Anelise Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia Descolonial
Educação Transgressora
Educação Popular
Educação Transgressora
Epistemologia Descolonial e Educação Popular
topic Epistemologia Descolonial
Educação Transgressora
Educação Popular
Educação Transgressora
Epistemologia Descolonial e Educação Popular
description Neste ensaio procuramos cogitar caminhos para a descolonização do pensamento no âmbito da educação e da pesquisa. Embasadas na perspectiva epistemológica descolonial, refletimos sobre diferentes aspectos que ilustram a crise do paradigma dominante no campo da ciência e da sociedade. Aliás, o próprio conceito de Brasil Profundo nos convida a (re)pensar as relações decorridas do imperialismo e da modernidade visando à construção de um mundo mais digno e seguro, que reconheça e respeite todas as existências. Avançamos, assim, problematizando percepções ou narrativas históricas sobre a construção da identidade e da cultura brasileira. E, por fim, sinalizamos a urgência de se produzir práticas transgressoras, por meio da educação popular e da ecologia de saberes, mas também através de pesquisas com métodos inovadores, reconhecendo e, sobretudo, valorizando razões oprimidas e subalternizadas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9192
10.14295/momento.v29i2.9192
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9192
identifier_str_mv 10.14295/momento.v29i2.9192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9192/8322
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020)
Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020)
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944871272153088