A decência das garotas: o disciplinamento dos corpos e as linhas de fuga produzidas no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herneck, Heloisa Raimunda
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Castro, Gabriela Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6122
Resumo: O presente trabalho busca compreender as linhas de fuga traçadas por meninas do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Viçosa, Minas Gerais, para desenvolverem suas sexualidades frente ao poder disciplinar e à invisibilização do tema no contexto escolar. Para a realização desta pesquisa foram utilizadas observações e análise de documentos escolares, como o Projeto Político Pedagógico, o Regimento Interno e o Caderno de Ocorrências, a fim de compreender o trabalho de educação sexual que a escola pretendia desenvolver ou ocultar com os/as seus/suas alunos/as. Também foi utilizada a pesquisa cartográfica para o acompanhamento dessas meninas, seguindo pistas e utilizando da observação-participante. As observações foram importantes no sentido de acompanhar as redes de subjetividades produzidas pelas garotas pesquisadas, bem como o meio que estas encontram para escapar das normas escolares. Os momentos de disciplinamento se fazem presentes nos rituais religiosos que ainda existem no cotidiano da referida escola, nas conversas e nos silêncios. Em contrapartida, as linhas de fugas são criadas pelas garotas nos aplicativos, nas conversas, nos olhares e sorrisos. Nesse sentido, consideramos que os sujeitos são ativos na construção de suas identidades, implicando, portanto, numa necessária e urgente problematização do disciplinamento do corpo feminino no cotidiano escolar.
id FURG-2_9e9a168d90555d99735a409f7d0e3866
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/6122
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A decência das garotas: o disciplinamento dos corpos e as linhas de fuga produzidas no cotidiano escolarCotidiano escolarsexualidade das meninasprodução de subjetividadesO presente trabalho busca compreender as linhas de fuga traçadas por meninas do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Viçosa, Minas Gerais, para desenvolverem suas sexualidades frente ao poder disciplinar e à invisibilização do tema no contexto escolar. Para a realização desta pesquisa foram utilizadas observações e análise de documentos escolares, como o Projeto Político Pedagógico, o Regimento Interno e o Caderno de Ocorrências, a fim de compreender o trabalho de educação sexual que a escola pretendia desenvolver ou ocultar com os/as seus/suas alunos/as. Também foi utilizada a pesquisa cartográfica para o acompanhamento dessas meninas, seguindo pistas e utilizando da observação-participante. As observações foram importantes no sentido de acompanhar as redes de subjetividades produzidas pelas garotas pesquisadas, bem como o meio que estas encontram para escapar das normas escolares. Os momentos de disciplinamento se fazem presentes nos rituais religiosos que ainda existem no cotidiano da referida escola, nas conversas e nos silêncios. Em contrapartida, as linhas de fugas são criadas pelas garotas nos aplicativos, nas conversas, nos olhares e sorrisos. Nesse sentido, consideramos que os sujeitos são ativos na construção de suas identidades, implicando, portanto, numa necessária e urgente problematização do disciplinamento do corpo feminino no cotidiano escolar.Universidade Federal do Rio Grande2016-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6122Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 1 (2016); 137-154Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 1 (2016); 137-1542316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6122/3931Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHerneck, Heloisa Raimundade Castro, Gabriela Rodrigues2018-05-08T14:47:36Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/6122Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:47:36Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A decência das garotas: o disciplinamento dos corpos e as linhas de fuga produzidas no cotidiano escolar
title A decência das garotas: o disciplinamento dos corpos e as linhas de fuga produzidas no cotidiano escolar
spellingShingle A decência das garotas: o disciplinamento dos corpos e as linhas de fuga produzidas no cotidiano escolar
Herneck, Heloisa Raimunda
Cotidiano escolar
sexualidade das meninas
produção de subjetividades
title_short A decência das garotas: o disciplinamento dos corpos e as linhas de fuga produzidas no cotidiano escolar
title_full A decência das garotas: o disciplinamento dos corpos e as linhas de fuga produzidas no cotidiano escolar
title_fullStr A decência das garotas: o disciplinamento dos corpos e as linhas de fuga produzidas no cotidiano escolar
title_full_unstemmed A decência das garotas: o disciplinamento dos corpos e as linhas de fuga produzidas no cotidiano escolar
title_sort A decência das garotas: o disciplinamento dos corpos e as linhas de fuga produzidas no cotidiano escolar
author Herneck, Heloisa Raimunda
author_facet Herneck, Heloisa Raimunda
de Castro, Gabriela Rodrigues
author_role author
author2 de Castro, Gabriela Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Herneck, Heloisa Raimunda
de Castro, Gabriela Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Cotidiano escolar
sexualidade das meninas
produção de subjetividades
topic Cotidiano escolar
sexualidade das meninas
produção de subjetividades
description O presente trabalho busca compreender as linhas de fuga traçadas por meninas do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Viçosa, Minas Gerais, para desenvolverem suas sexualidades frente ao poder disciplinar e à invisibilização do tema no contexto escolar. Para a realização desta pesquisa foram utilizadas observações e análise de documentos escolares, como o Projeto Político Pedagógico, o Regimento Interno e o Caderno de Ocorrências, a fim de compreender o trabalho de educação sexual que a escola pretendia desenvolver ou ocultar com os/as seus/suas alunos/as. Também foi utilizada a pesquisa cartográfica para o acompanhamento dessas meninas, seguindo pistas e utilizando da observação-participante. As observações foram importantes no sentido de acompanhar as redes de subjetividades produzidas pelas garotas pesquisadas, bem como o meio que estas encontram para escapar das normas escolares. Os momentos de disciplinamento se fazem presentes nos rituais religiosos que ainda existem no cotidiano da referida escola, nas conversas e nos silêncios. Em contrapartida, as linhas de fugas são criadas pelas garotas nos aplicativos, nas conversas, nos olhares e sorrisos. Nesse sentido, consideramos que os sujeitos são ativos na construção de suas identidades, implicando, portanto, numa necessária e urgente problematização do disciplinamento do corpo feminino no cotidiano escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6122
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6122/3931
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 1 (2016); 137-154
Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 1 (2016); 137-154
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870307463168