Representações de homem e natureza em filmes de animação: problematizações de uma pedagogia cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Camila
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vieira, Virgínia Tavares, Silva, Gisele Ruiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6843
Resumo: O artigo analisa as representações de homem e de natureza que circulam nos filmes de animação da série Madagascar produzidos nos anos de 2005, 2008 e 2012. Tem como objetivo discutir o modo como são produzidas certas verdades a respeito da relação entre homem e natureza e a forma como estas instituem determinados modos de ser sujeito na contemporaneidade. Assumimos como referencial teórico o campo dos Estudos Culturais na vertente pós-estruturalista, operando modestamente com o conceito de problematização desenvolvido pelo filósofo Michel Foucault, traçando uma interlocução com autores do campo da Educação Ambiental. As análises do corpus empírico indicam a mídia cinematográfica como produtivo artefato da cultura que, numa sociedade atravessada por certa vontade de pedagogia, reforça o papel central ocupado pelo homem na relação que estabelece com a natureza, reatualizando o ideal moderno antropocêntrico.
id FURG-2_a29a11cce4e590639e0e11be7727ae67
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/6843
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Representações de homem e natureza em filmes de animação: problematizações de uma pedagogia culturalHomem-Natureza. Representação. Pedagogia Cultural.Educação ambiental e mídiasO artigo analisa as representações de homem e de natureza que circulam nos filmes de animação da série Madagascar produzidos nos anos de 2005, 2008 e 2012. Tem como objetivo discutir o modo como são produzidas certas verdades a respeito da relação entre homem e natureza e a forma como estas instituem determinados modos de ser sujeito na contemporaneidade. Assumimos como referencial teórico o campo dos Estudos Culturais na vertente pós-estruturalista, operando modestamente com o conceito de problematização desenvolvido pelo filósofo Michel Foucault, traçando uma interlocução com autores do campo da Educação Ambiental. As análises do corpus empírico indicam a mídia cinematográfica como produtivo artefato da cultura que, numa sociedade atravessada por certa vontade de pedagogia, reforça o papel central ocupado pelo homem na relação que estabelece com a natureza, reatualizando o ideal moderno antropocêntrico.Universidade Federal do Rio Grande2017-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/684310.14295/momento.v26i1.6843Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 1 (2017); 59-73Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 1 (2017); 59-732316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6843/4589Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, CamilaVieira, Virgínia TavaresSilva, Gisele Ruiz2017-07-15T20:10:16Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/6843Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2017-07-15T20:10:16Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações de homem e natureza em filmes de animação: problematizações de uma pedagogia cultural
title Representações de homem e natureza em filmes de animação: problematizações de uma pedagogia cultural
spellingShingle Representações de homem e natureza em filmes de animação: problematizações de uma pedagogia cultural
Magalhães, Camila
Homem-Natureza. Representação. Pedagogia Cultural.
Educação ambiental e mídias
title_short Representações de homem e natureza em filmes de animação: problematizações de uma pedagogia cultural
title_full Representações de homem e natureza em filmes de animação: problematizações de uma pedagogia cultural
title_fullStr Representações de homem e natureza em filmes de animação: problematizações de uma pedagogia cultural
title_full_unstemmed Representações de homem e natureza em filmes de animação: problematizações de uma pedagogia cultural
title_sort Representações de homem e natureza em filmes de animação: problematizações de uma pedagogia cultural
author Magalhães, Camila
author_facet Magalhães, Camila
Vieira, Virgínia Tavares
Silva, Gisele Ruiz
author_role author
author2 Vieira, Virgínia Tavares
Silva, Gisele Ruiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Camila
Vieira, Virgínia Tavares
Silva, Gisele Ruiz
dc.subject.por.fl_str_mv Homem-Natureza. Representação. Pedagogia Cultural.
Educação ambiental e mídias
topic Homem-Natureza. Representação. Pedagogia Cultural.
Educação ambiental e mídias
description O artigo analisa as representações de homem e de natureza que circulam nos filmes de animação da série Madagascar produzidos nos anos de 2005, 2008 e 2012. Tem como objetivo discutir o modo como são produzidas certas verdades a respeito da relação entre homem e natureza e a forma como estas instituem determinados modos de ser sujeito na contemporaneidade. Assumimos como referencial teórico o campo dos Estudos Culturais na vertente pós-estruturalista, operando modestamente com o conceito de problematização desenvolvido pelo filósofo Michel Foucault, traçando uma interlocução com autores do campo da Educação Ambiental. As análises do corpus empírico indicam a mídia cinematográfica como produtivo artefato da cultura que, numa sociedade atravessada por certa vontade de pedagogia, reforça o papel central ocupado pelo homem na relação que estabelece com a natureza, reatualizando o ideal moderno antropocêntrico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6843
10.14295/momento.v26i1.6843
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6843
identifier_str_mv 10.14295/momento.v26i1.6843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6843/4589
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 1 (2017); 59-73
Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 1 (2017); 59-73
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870698582016