Reflexões sobre o fim do sistema universidade aberta do Brasil como fundamento para o fortalecimento de políticas públicas em educação superior a distância no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Eucidio Pimenta
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7807
Resumo: Este artigo tem como objetivo problematizar a fragilidade da Educação a Distância nas instituições públicas de ensino superior e a relação do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) com o enfraquecimento da construção de políticas públicas voltadas para a constituição de uma Educação a Distância pública que tenha como parâmetro o fortalecimento da modalidade em todos os níveis. Inicialmente discute-se como que, apesar de 10 anos de existência do sistema UAB, ainda prevalecem políticas emergenciais de oferta de EaD nas instituições públicas, que se consubstanciam no desenvolvimento de poucas políticas que institucionalizem a EaD. Em seguida, problematiza-se como o sistema UAB, ao direcionar todas as políticas para a formação de professores, acabou por fragilizar a modalidade de EaD nas instituições públicas. Por fim, chega-se à conclusão de que o sistema UAB, apesar de ter sido o fomentador da EaD, tornou-se também o obstáculo para que a EaD consiga se consolidar e ampliar os campos de atuação.
id FURG-2_a2d43acc41058fd13e7d72b7b4f81988
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/7807
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre o fim do sistema universidade aberta do Brasil como fundamento para o fortalecimento de políticas públicas em educação superior a distância no Brasilformação de professoressistema UABEducação a DistânciaEducação a DistânciaFormação de professoresEste artigo tem como objetivo problematizar a fragilidade da Educação a Distância nas instituições públicas de ensino superior e a relação do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) com o enfraquecimento da construção de políticas públicas voltadas para a constituição de uma Educação a Distância pública que tenha como parâmetro o fortalecimento da modalidade em todos os níveis. Inicialmente discute-se como que, apesar de 10 anos de existência do sistema UAB, ainda prevalecem políticas emergenciais de oferta de EaD nas instituições públicas, que se consubstanciam no desenvolvimento de poucas políticas que institucionalizem a EaD. Em seguida, problematiza-se como o sistema UAB, ao direcionar todas as políticas para a formação de professores, acabou por fragilizar a modalidade de EaD nas instituições públicas. Por fim, chega-se à conclusão de que o sistema UAB, apesar de ter sido o fomentador da EaD, tornou-se também o obstáculo para que a EaD consiga se consolidar e ampliar os campos de atuação.Universidade Federal do Rio Grande2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/780710.14295/momento.v27i1.7807Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 90-107Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 90-1072316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7807/5235Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessArruda, Eucidio Pimenta2018-09-14T17:22:03Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/7807Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:22:03Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o fim do sistema universidade aberta do Brasil como fundamento para o fortalecimento de políticas públicas em educação superior a distância no Brasil
title Reflexões sobre o fim do sistema universidade aberta do Brasil como fundamento para o fortalecimento de políticas públicas em educação superior a distância no Brasil
spellingShingle Reflexões sobre o fim do sistema universidade aberta do Brasil como fundamento para o fortalecimento de políticas públicas em educação superior a distância no Brasil
Arruda, Eucidio Pimenta
formação de professores
sistema UAB
Educação a Distância
Educação a Distância
Formação de professores
title_short Reflexões sobre o fim do sistema universidade aberta do Brasil como fundamento para o fortalecimento de políticas públicas em educação superior a distância no Brasil
title_full Reflexões sobre o fim do sistema universidade aberta do Brasil como fundamento para o fortalecimento de políticas públicas em educação superior a distância no Brasil
title_fullStr Reflexões sobre o fim do sistema universidade aberta do Brasil como fundamento para o fortalecimento de políticas públicas em educação superior a distância no Brasil
title_full_unstemmed Reflexões sobre o fim do sistema universidade aberta do Brasil como fundamento para o fortalecimento de políticas públicas em educação superior a distância no Brasil
title_sort Reflexões sobre o fim do sistema universidade aberta do Brasil como fundamento para o fortalecimento de políticas públicas em educação superior a distância no Brasil
author Arruda, Eucidio Pimenta
author_facet Arruda, Eucidio Pimenta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Eucidio Pimenta
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
sistema UAB
Educação a Distância
Educação a Distância
Formação de professores
topic formação de professores
sistema UAB
Educação a Distância
Educação a Distância
Formação de professores
description Este artigo tem como objetivo problematizar a fragilidade da Educação a Distância nas instituições públicas de ensino superior e a relação do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) com o enfraquecimento da construção de políticas públicas voltadas para a constituição de uma Educação a Distância pública que tenha como parâmetro o fortalecimento da modalidade em todos os níveis. Inicialmente discute-se como que, apesar de 10 anos de existência do sistema UAB, ainda prevalecem políticas emergenciais de oferta de EaD nas instituições públicas, que se consubstanciam no desenvolvimento de poucas políticas que institucionalizem a EaD. Em seguida, problematiza-se como o sistema UAB, ao direcionar todas as políticas para a formação de professores, acabou por fragilizar a modalidade de EaD nas instituições públicas. Por fim, chega-se à conclusão de que o sistema UAB, apesar de ter sido o fomentador da EaD, tornou-se também o obstáculo para que a EaD consiga se consolidar e ampliar os campos de atuação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7807
10.14295/momento.v27i1.7807
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7807
identifier_str_mv 10.14295/momento.v27i1.7807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7807/5235
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 90-107
Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 90-107
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870745767936