Juventudes e Pedagogias Culturais: experimentações de si e (re)produção de feminilidades nas práticas de tirar selfies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7253 |
Resumo: | O principal objetivo do artigo é analisar como são ensinadas e aprendidas determinadas formas de incorporar o gênero feminino através da produção e publicação de selfies entre meninas, a partir da perspectiva teórica dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero pós-estruturalistas. Metodologicamente foram propostos grupos de debates com jovens meninas estudantes dos anos finais do ensino fundamental pertencentes a uma escola pública estadual do Rio Grande do Sul. Os resultados sublinham aspectos do gênero feminino que são valorizados culturalmente quando as meninas produzem seus corpos como imagem. Além disso, mostra-se que a publicação e a publicação das imagens de si geram efeitos nas formas como as feminilidades são significadas e vividas pelas meninas. |
id |
FURG-2_a9171b00f47a5721bfa28a2ff67ca709 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7253 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Juventudes e Pedagogias Culturais: experimentações de si e (re)produção de feminilidades nas práticas de tirar selfiesJuventudesFeminilidadesIdentidadesImagem.O principal objetivo do artigo é analisar como são ensinadas e aprendidas determinadas formas de incorporar o gênero feminino através da produção e publicação de selfies entre meninas, a partir da perspectiva teórica dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero pós-estruturalistas. Metodologicamente foram propostos grupos de debates com jovens meninas estudantes dos anos finais do ensino fundamental pertencentes a uma escola pública estadual do Rio Grande do Sul. Os resultados sublinham aspectos do gênero feminino que são valorizados culturalmente quando as meninas produzem seus corpos como imagem. Além disso, mostra-se que a publicação e a publicação das imagens de si geram efeitos nas formas como as feminilidades são significadas e vividas pelas meninas.Universidade Federal do Rio Grande2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/725310.14295/momento.v26i2.7253Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 25-43Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 25-432316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7253/4985Pereira, Evelyn SantosGuizzo, Bianca SalazarZago, Luiz Felipeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T14:25:29Zoai:periodicos.furg.br:article/7253Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-06-11T14:25:29Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Juventudes e Pedagogias Culturais: experimentações de si e (re)produção de feminilidades nas práticas de tirar selfies |
title |
Juventudes e Pedagogias Culturais: experimentações de si e (re)produção de feminilidades nas práticas de tirar selfies |
spellingShingle |
Juventudes e Pedagogias Culturais: experimentações de si e (re)produção de feminilidades nas práticas de tirar selfies Pereira, Evelyn Santos Juventudes Feminilidades Identidades Imagem. |
title_short |
Juventudes e Pedagogias Culturais: experimentações de si e (re)produção de feminilidades nas práticas de tirar selfies |
title_full |
Juventudes e Pedagogias Culturais: experimentações de si e (re)produção de feminilidades nas práticas de tirar selfies |
title_fullStr |
Juventudes e Pedagogias Culturais: experimentações de si e (re)produção de feminilidades nas práticas de tirar selfies |
title_full_unstemmed |
Juventudes e Pedagogias Culturais: experimentações de si e (re)produção de feminilidades nas práticas de tirar selfies |
title_sort |
Juventudes e Pedagogias Culturais: experimentações de si e (re)produção de feminilidades nas práticas de tirar selfies |
author |
Pereira, Evelyn Santos |
author_facet |
Pereira, Evelyn Santos Guizzo, Bianca Salazar Zago, Luiz Felipe |
author_role |
author |
author2 |
Guizzo, Bianca Salazar Zago, Luiz Felipe |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Evelyn Santos Guizzo, Bianca Salazar Zago, Luiz Felipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventudes Feminilidades Identidades Imagem. |
topic |
Juventudes Feminilidades Identidades Imagem. |
description |
O principal objetivo do artigo é analisar como são ensinadas e aprendidas determinadas formas de incorporar o gênero feminino através da produção e publicação de selfies entre meninas, a partir da perspectiva teórica dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero pós-estruturalistas. Metodologicamente foram propostos grupos de debates com jovens meninas estudantes dos anos finais do ensino fundamental pertencentes a uma escola pública estadual do Rio Grande do Sul. Os resultados sublinham aspectos do gênero feminino que são valorizados culturalmente quando as meninas produzem seus corpos como imagem. Além disso, mostra-se que a publicação e a publicação das imagens de si geram efeitos nas formas como as feminilidades são significadas e vividas pelas meninas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7253 10.14295/momento.v26i2.7253 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7253 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v26i2.7253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7253/4985 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 25-43 Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 25-43 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249792737280 |