A produção acadêmica sobre a homossexualidade e a identidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Patrícia Daniela
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Alves Garcia, Maria Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4936
Resumo: O objetivo do artigo é evidenciar a discussão da homossexualidade nos estudos sobre a identidade docente, na área da Educação. Para a análise foram utilizadas 04 teses de doutorado e 21 dissertações de mestrado, defendidas entre os anos de 1987 e 2010, disponibilizadas no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como resultado observa-se a (quase) ausência das pesquisas sobre a sexualidade d(o)as professore(a)s com identidades não heteronormativas, o que permite assinalar a necessidade de aprofundamento teórico sobre a homossexualidade, principalmente feminina, nos estudos em educação e gênero.
id FURG-2_bc6664dea93146b628c06c2181d90f59
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4936
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A produção acadêmica sobre a homossexualidade e a identidade docenteEducaçãoGêneroHomossexualidadeIdentidade docenteCampo científicoO objetivo do artigo é evidenciar a discussão da homossexualidade nos estudos sobre a identidade docente, na área da Educação. Para a análise foram utilizadas 04 teses de doutorado e 21 dissertações de mestrado, defendidas entre os anos de 1987 e 2010, disponibilizadas no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como resultado observa-se a (quase) ausência das pesquisas sobre a sexualidade d(o)as professore(a)s com identidades não heteronormativas, o que permite assinalar a necessidade de aprofundamento teórico sobre a homossexualidade, principalmente feminina, nos estudos em educação e gênero.Universidade Federal do Rio Grande2015-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4936Momento - Diálogos em Educação; Vol. 23 No. 2 (2014): "LGBTT - Movimentos Sociais e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas"; 35-54Momento - Diálogos em Educação; v. 23 n. 2 (2014): "LGBTT - Movimentos Sociais e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas"; 35-542316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4936/3111Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Patrícia DanielaAlves Garcia, Maria Manuela2018-05-08T14:48:35Zoai:periodicos.furg.br:article/4936Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:48:35Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção acadêmica sobre a homossexualidade e a identidade docente
title A produção acadêmica sobre a homossexualidade e a identidade docente
spellingShingle A produção acadêmica sobre a homossexualidade e a identidade docente
Maciel, Patrícia Daniela
Educação
Gênero
Homossexualidade
Identidade docente
Campo científico
title_short A produção acadêmica sobre a homossexualidade e a identidade docente
title_full A produção acadêmica sobre a homossexualidade e a identidade docente
title_fullStr A produção acadêmica sobre a homossexualidade e a identidade docente
title_full_unstemmed A produção acadêmica sobre a homossexualidade e a identidade docente
title_sort A produção acadêmica sobre a homossexualidade e a identidade docente
author Maciel, Patrícia Daniela
author_facet Maciel, Patrícia Daniela
Alves Garcia, Maria Manuela
author_role author
author2 Alves Garcia, Maria Manuela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Patrícia Daniela
Alves Garcia, Maria Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Gênero
Homossexualidade
Identidade docente
Campo científico
topic Educação
Gênero
Homossexualidade
Identidade docente
Campo científico
description O objetivo do artigo é evidenciar a discussão da homossexualidade nos estudos sobre a identidade docente, na área da Educação. Para a análise foram utilizadas 04 teses de doutorado e 21 dissertações de mestrado, defendidas entre os anos de 1987 e 2010, disponibilizadas no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como resultado observa-se a (quase) ausência das pesquisas sobre a sexualidade d(o)as professore(a)s com identidades não heteronormativas, o que permite assinalar a necessidade de aprofundamento teórico sobre a homossexualidade, principalmente feminina, nos estudos em educação e gênero.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4936
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4936/3111
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 23 No. 2 (2014): "LGBTT - Movimentos Sociais e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas"; 35-54
Momento - Diálogos em Educação; v. 23 n. 2 (2014): "LGBTT - Movimentos Sociais e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas"; 35-54
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249413152768