Colégio Regina Coeli: sujeitos do ensinar e do aprender de uma escola confessional católica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matiello, Marina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Luchese, Terciane Ângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5859
Resumo: O presente artigo apresenta aspectos da cultura escolar que dizem respeito aos sujeitos do ensinar e do aprender do Colégio Regina Coeli, situado em Veranópolis/RS. Baseado nos pressupostos teóricos da História Cultural utilizou-se, como metodologia, a análise de documentos, principalmente de relatórios e fotografias, produzidos e arquivados pela instituição objeto de estudo, além de entrevistas com os sujeitos escolares. O recorte temporal contempla o período de 1948 a 1969, em que a escola mantinha o estatuto de confessional católica. A partir da análise de dados foi possível depreender que as Irmãs de São José eram reconhecidas como “exímias educadoras” e tornaram-se referencia em educação no município e na região. A relação entre educadores e educandos era marcada pela disciplina, no entanto, sempre permeada pelo afeto, especialmente na educação de crianças.
id FURG-2_bedea1206497a25731c068045b2bbc90
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/5859
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Colégio Regina Coeli: sujeitos do ensinar e do aprender de uma escola confessional católicaHistória da educação. Escola confessional-católica. Educadores. Educandos.O presente artigo apresenta aspectos da cultura escolar que dizem respeito aos sujeitos do ensinar e do aprender do Colégio Regina Coeli, situado em Veranópolis/RS. Baseado nos pressupostos teóricos da História Cultural utilizou-se, como metodologia, a análise de documentos, principalmente de relatórios e fotografias, produzidos e arquivados pela instituição objeto de estudo, além de entrevistas com os sujeitos escolares. O recorte temporal contempla o período de 1948 a 1969, em que a escola mantinha o estatuto de confessional católica. A partir da análise de dados foi possível depreender que as Irmãs de São José eram reconhecidas como “exímias educadoras” e tornaram-se referencia em educação no município e na região. A relação entre educadores e educandos era marcada pela disciplina, no entanto, sempre permeada pelo afeto, especialmente na educação de crianças.Universidade Federal do Rio Grande2017-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5859Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 2 (2016); 55-78Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 2 (2016); 55-782316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5859/4370Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatiello, MarinaLuchese, Terciane Ângela2018-05-08T14:47:24Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/5859Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:47:24Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Colégio Regina Coeli: sujeitos do ensinar e do aprender de uma escola confessional católica
title Colégio Regina Coeli: sujeitos do ensinar e do aprender de uma escola confessional católica
spellingShingle Colégio Regina Coeli: sujeitos do ensinar e do aprender de uma escola confessional católica
Matiello, Marina
História da educação. Escola confessional-católica. Educadores. Educandos.
title_short Colégio Regina Coeli: sujeitos do ensinar e do aprender de uma escola confessional católica
title_full Colégio Regina Coeli: sujeitos do ensinar e do aprender de uma escola confessional católica
title_fullStr Colégio Regina Coeli: sujeitos do ensinar e do aprender de uma escola confessional católica
title_full_unstemmed Colégio Regina Coeli: sujeitos do ensinar e do aprender de uma escola confessional católica
title_sort Colégio Regina Coeli: sujeitos do ensinar e do aprender de uma escola confessional católica
author Matiello, Marina
author_facet Matiello, Marina
Luchese, Terciane Ângela
author_role author
author2 Luchese, Terciane Ângela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matiello, Marina
Luchese, Terciane Ângela
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação. Escola confessional-católica. Educadores. Educandos.
topic História da educação. Escola confessional-católica. Educadores. Educandos.
description O presente artigo apresenta aspectos da cultura escolar que dizem respeito aos sujeitos do ensinar e do aprender do Colégio Regina Coeli, situado em Veranópolis/RS. Baseado nos pressupostos teóricos da História Cultural utilizou-se, como metodologia, a análise de documentos, principalmente de relatórios e fotografias, produzidos e arquivados pela instituição objeto de estudo, além de entrevistas com os sujeitos escolares. O recorte temporal contempla o período de 1948 a 1969, em que a escola mantinha o estatuto de confessional católica. A partir da análise de dados foi possível depreender que as Irmãs de São José eram reconhecidas como “exímias educadoras” e tornaram-se referencia em educação no município e na região. A relação entre educadores e educandos era marcada pela disciplina, no entanto, sempre permeada pelo afeto, especialmente na educação de crianças.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5859
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5859/4370
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 2 (2016); 55-78
Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 2 (2016); 55-78
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870270763008