Colégio Regina Coeli: sujeitos do ensinar e do aprender de uma escola confessional católica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5859 |
Resumo: | O presente artigo apresenta aspectos da cultura escolar que dizem respeito aos sujeitos do ensinar e do aprender do Colégio Regina Coeli, situado em Veranópolis/RS. Baseado nos pressupostos teóricos da História Cultural utilizou-se, como metodologia, a análise de documentos, principalmente de relatórios e fotografias, produzidos e arquivados pela instituição objeto de estudo, além de entrevistas com os sujeitos escolares. O recorte temporal contempla o período de 1948 a 1969, em que a escola mantinha o estatuto de confessional católica. A partir da análise de dados foi possível depreender que as Irmãs de São José eram reconhecidas como “exímias educadoras” e tornaram-se referencia em educação no município e na região. A relação entre educadores e educandos era marcada pela disciplina, no entanto, sempre permeada pelo afeto, especialmente na educação de crianças. |
id |
FURG-2_bedea1206497a25731c068045b2bbc90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/5859 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Colégio Regina Coeli: sujeitos do ensinar e do aprender de uma escola confessional católicaHistória da educação. Escola confessional-católica. Educadores. Educandos.O presente artigo apresenta aspectos da cultura escolar que dizem respeito aos sujeitos do ensinar e do aprender do Colégio Regina Coeli, situado em Veranópolis/RS. Baseado nos pressupostos teóricos da História Cultural utilizou-se, como metodologia, a análise de documentos, principalmente de relatórios e fotografias, produzidos e arquivados pela instituição objeto de estudo, além de entrevistas com os sujeitos escolares. O recorte temporal contempla o período de 1948 a 1969, em que a escola mantinha o estatuto de confessional católica. A partir da análise de dados foi possível depreender que as Irmãs de São José eram reconhecidas como “exímias educadoras” e tornaram-se referencia em educação no município e na região. A relação entre educadores e educandos era marcada pela disciplina, no entanto, sempre permeada pelo afeto, especialmente na educação de crianças.Universidade Federal do Rio Grande2017-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5859Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 2 (2016); 55-78Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 2 (2016); 55-782316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5859/4370Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatiello, MarinaLuchese, Terciane Ângela2018-05-08T14:47:24Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/5859Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:47:24Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Colégio Regina Coeli: sujeitos do ensinar e do aprender de uma escola confessional católica |
title |
Colégio Regina Coeli: sujeitos do ensinar e do aprender de uma escola confessional católica |
spellingShingle |
Colégio Regina Coeli: sujeitos do ensinar e do aprender de uma escola confessional católica Matiello, Marina História da educação. Escola confessional-católica. Educadores. Educandos. |
title_short |
Colégio Regina Coeli: sujeitos do ensinar e do aprender de uma escola confessional católica |
title_full |
Colégio Regina Coeli: sujeitos do ensinar e do aprender de uma escola confessional católica |
title_fullStr |
Colégio Regina Coeli: sujeitos do ensinar e do aprender de uma escola confessional católica |
title_full_unstemmed |
Colégio Regina Coeli: sujeitos do ensinar e do aprender de uma escola confessional católica |
title_sort |
Colégio Regina Coeli: sujeitos do ensinar e do aprender de uma escola confessional católica |
author |
Matiello, Marina |
author_facet |
Matiello, Marina Luchese, Terciane Ângela |
author_role |
author |
author2 |
Luchese, Terciane Ângela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matiello, Marina Luchese, Terciane Ângela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da educação. Escola confessional-católica. Educadores. Educandos. |
topic |
História da educação. Escola confessional-católica. Educadores. Educandos. |
description |
O presente artigo apresenta aspectos da cultura escolar que dizem respeito aos sujeitos do ensinar e do aprender do Colégio Regina Coeli, situado em Veranópolis/RS. Baseado nos pressupostos teóricos da História Cultural utilizou-se, como metodologia, a análise de documentos, principalmente de relatórios e fotografias, produzidos e arquivados pela instituição objeto de estudo, além de entrevistas com os sujeitos escolares. O recorte temporal contempla o período de 1948 a 1969, em que a escola mantinha o estatuto de confessional católica. A partir da análise de dados foi possível depreender que as Irmãs de São José eram reconhecidas como “exímias educadoras” e tornaram-se referencia em educação no município e na região. A relação entre educadores e educandos era marcada pela disciplina, no entanto, sempre permeada pelo afeto, especialmente na educação de crianças. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5859 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5859/4370 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 2 (2016); 55-78 Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 2 (2016); 55-78 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870270763008 |