Facebook e escola: novas interações entre professores e alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7722 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é apresentar o potencial dos grupos do Facebook como ferramentas possíveis e viáveis para procedimentos pedagógicos e desenvolvimento do trabalho docente, possibilitando a aprendizagem e a construção do conhecimento de forma interativa entre professores e alunos. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou a análise de um grupo do site de rede social Facebook, entrevistas com professores e aplicação de um questionário on-line para os alunos. Concluiu-se que o Facebook é uma ferramenta inovadora, interessante e viável para a utilização no ambiente escolar, visto que os alunos e professores encontram-se conectados e fazem parte de tal site de rede social, sendo um meio com diversos recursos como cores, sons, imagens e outros artifícios que chamam a atenção e fazem parte da realidade dos jovens estudantes. |
id |
FURG-2_e2f7dc98359c63ad85d48c723472eb0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/7722 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Facebook e escola: novas interações entre professores e alunosEducaçãoFacebookTecnologias Digitais.ArtigoEducaçãoO objetivo do presente trabalho é apresentar o potencial dos grupos do Facebook como ferramentas possíveis e viáveis para procedimentos pedagógicos e desenvolvimento do trabalho docente, possibilitando a aprendizagem e a construção do conhecimento de forma interativa entre professores e alunos. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou a análise de um grupo do site de rede social Facebook, entrevistas com professores e aplicação de um questionário on-line para os alunos. Concluiu-se que o Facebook é uma ferramenta inovadora, interessante e viável para a utilização no ambiente escolar, visto que os alunos e professores encontram-se conectados e fazem parte de tal site de rede social, sendo um meio com diversos recursos como cores, sons, imagens e outros artifícios que chamam a atenção e fazem parte da realidade dos jovens estudantes.Universidade Federal do Rio Grande2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/772210.14295/momento.v27i1.7722Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 245-265Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 245-2652316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7722/5243Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBredow, Valdirene HesslerZamperetti, Maristani Polidori2018-09-14T17:22:03Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/7722Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:22:03Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Facebook e escola: novas interações entre professores e alunos |
title |
Facebook e escola: novas interações entre professores e alunos |
spellingShingle |
Facebook e escola: novas interações entre professores e alunos Bredow, Valdirene Hessler Educação Tecnologias Digitais. Artigo Educação |
title_short |
Facebook e escola: novas interações entre professores e alunos |
title_full |
Facebook e escola: novas interações entre professores e alunos |
title_fullStr |
Facebook e escola: novas interações entre professores e alunos |
title_full_unstemmed |
Facebook e escola: novas interações entre professores e alunos |
title_sort |
Facebook e escola: novas interações entre professores e alunos |
author |
Bredow, Valdirene Hessler |
author_facet |
Bredow, Valdirene Hessler Zamperetti, Maristani Polidori |
author_role |
author |
author2 |
Zamperetti, Maristani Polidori |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bredow, Valdirene Hessler Zamperetti, Maristani Polidori |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Tecnologias Digitais. Artigo Educação |
topic |
Educação Tecnologias Digitais. Artigo Educação |
description |
O objetivo do presente trabalho é apresentar o potencial dos grupos do Facebook como ferramentas possíveis e viáveis para procedimentos pedagógicos e desenvolvimento do trabalho docente, possibilitando a aprendizagem e a construção do conhecimento de forma interativa entre professores e alunos. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou a análise de um grupo do site de rede social Facebook, entrevistas com professores e aplicação de um questionário on-line para os alunos. Concluiu-se que o Facebook é uma ferramenta inovadora, interessante e viável para a utilização no ambiente escolar, visto que os alunos e professores encontram-se conectados e fazem parte de tal site de rede social, sendo um meio com diversos recursos como cores, sons, imagens e outros artifícios que chamam a atenção e fazem parte da realidade dos jovens estudantes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7722 10.14295/momento.v27i1.7722 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7722 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v27i1.7722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7722/5243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 245-265 Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 245-265 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870724796416 |