Didática no ensino superior: possibilidades e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Antônio Batista
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Freitas, Maria Cleidiane Cavalcante, Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7308
Resumo: Este artigo visa discutir a questão da didática no Ensino Superior mediante uma reflexão sobre a relação ensino-aprendizagem. Desse modo, destacamos, através de uma pesquisa estritamente teórica, os principais desafios que são postos à didática dentro das Instituições de Ensino Superior na atualidade, levando em consideração a significância dos fundamentos didáticos para o exercício da prática docente. Para tanto, daremos ênfase às pesquisas desenvolvidas no Brasil pelos seguintes autores: Pimenta (2015), Anastasiou (2010), Candau (2012), Franco (2013) e Libâneo (2012), dentre outros. Portanto, a partir desse estudo esperamos reforçar, por meio de apontamentos teóricos, a importância da Didática no espaço do Ensino Superior, estacando a necessidade de saberes pedagógicos para uma transformação da prática docente.
id FURG-2_f115d8a414479d5865bf978a342fabde
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/7308
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Didática no ensino superior: possibilidades e práticasEnsino Superior. Didática. Ensino-aprendizagem.Didática no Ensino SuperiorEste artigo visa discutir a questão da didática no Ensino Superior mediante uma reflexão sobre a relação ensino-aprendizagem. Desse modo, destacamos, através de uma pesquisa estritamente teórica, os principais desafios que são postos à didática dentro das Instituições de Ensino Superior na atualidade, levando em consideração a significância dos fundamentos didáticos para o exercício da prática docente. Para tanto, daremos ênfase às pesquisas desenvolvidas no Brasil pelos seguintes autores: Pimenta (2015), Anastasiou (2010), Candau (2012), Franco (2013) e Libâneo (2012), dentre outros. Portanto, a partir desse estudo esperamos reforçar, por meio de apontamentos teóricos, a importância da Didática no espaço do Ensino Superior, estacando a necessidade de saberes pedagógicos para uma transformação da prática docente.Universidade Federal do Rio Grande2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/730810.14295/momento.v28i1.7308Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 262-277Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 262-2772316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7308/5793Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Antônio BatistaFreitas, Maria Cleidiane CavalcanteCarneiro, Stânia Nágila Vasconcelos2019-04-26T16:00:00Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/7308Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-04-26T16:00Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Didática no ensino superior: possibilidades e práticas
title Didática no ensino superior: possibilidades e práticas
spellingShingle Didática no ensino superior: possibilidades e práticas
Fernandes, Antônio Batista
Ensino Superior. Didática. Ensino-aprendizagem.
Didática no Ensino Superior
title_short Didática no ensino superior: possibilidades e práticas
title_full Didática no ensino superior: possibilidades e práticas
title_fullStr Didática no ensino superior: possibilidades e práticas
title_full_unstemmed Didática no ensino superior: possibilidades e práticas
title_sort Didática no ensino superior: possibilidades e práticas
author Fernandes, Antônio Batista
author_facet Fernandes, Antônio Batista
Freitas, Maria Cleidiane Cavalcante
Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos
author_role author
author2 Freitas, Maria Cleidiane Cavalcante
Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Antônio Batista
Freitas, Maria Cleidiane Cavalcante
Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior. Didática. Ensino-aprendizagem.
Didática no Ensino Superior
topic Ensino Superior. Didática. Ensino-aprendizagem.
Didática no Ensino Superior
description Este artigo visa discutir a questão da didática no Ensino Superior mediante uma reflexão sobre a relação ensino-aprendizagem. Desse modo, destacamos, através de uma pesquisa estritamente teórica, os principais desafios que são postos à didática dentro das Instituições de Ensino Superior na atualidade, levando em consideração a significância dos fundamentos didáticos para o exercício da prática docente. Para tanto, daremos ênfase às pesquisas desenvolvidas no Brasil pelos seguintes autores: Pimenta (2015), Anastasiou (2010), Candau (2012), Franco (2013) e Libâneo (2012), dentre outros. Portanto, a partir desse estudo esperamos reforçar, por meio de apontamentos teóricos, a importância da Didática no espaço do Ensino Superior, estacando a necessidade de saberes pedagógicos para uma transformação da prática docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7308
10.14295/momento.v28i1.7308
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7308
identifier_str_mv 10.14295/momento.v28i1.7308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7308/5793
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 262-277
Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 262-277
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870712213504