Aspectos e tendências relevantes para a concessão de bolsas de pós-graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/3009 |
Resumo: | A política de pós-graduação no Brasil tem na concessão de bolsas um de seus maiores instrumentos de fomento. Entretanto, por meio de uma análise das informações apresentadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e utilizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para subsidiar a concessão adicional de bolsas do Programa de Demanda Social em 2011, verifica-se a existência de algumas tendências na pós-graduação brasileira que não são consideradas no processo de concessão de bolsas, mas que poderiam contribuir para a redução das assimetrias do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). |
id |
FURG-2_f712d0ebd8c0f073025c7df929f44b30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/3009 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos e tendências relevantes para a concessão de bolsas de pós-graduaçãoBolsas de Pós-Graduação. Financiamento da Pós-Graduação. Formação de recursos humanosA política de pós-graduação no Brasil tem na concessão de bolsas um de seus maiores instrumentos de fomento. Entretanto, por meio de uma análise das informações apresentadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e utilizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para subsidiar a concessão adicional de bolsas do Programa de Demanda Social em 2011, verifica-se a existência de algumas tendências na pós-graduação brasileira que não são consideradas no processo de concessão de bolsas, mas que poderiam contribuir para a redução das assimetrias do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).Universidade Federal do Rio Grande2014-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/3009Momento - Diálogos em Educação; Vol. 21 No. 2 (2012); 9-30Momento - Diálogos em Educação; v. 21 n. 2 (2012); 9-302316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/3009/2488Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Martins, Zena MariaOliveira, João Tiburcio Dias deMuniz, Graciela Ines Bolzonde Souza, Diogo Onofre Gomes2018-05-08T14:50:16Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/3009Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:50:16Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos e tendências relevantes para a concessão de bolsas de pós-graduação |
title |
Aspectos e tendências relevantes para a concessão de bolsas de pós-graduação |
spellingShingle |
Aspectos e tendências relevantes para a concessão de bolsas de pós-graduação Silva Martins, Zena Maria Bolsas de Pós-Graduação. Financiamento da Pós-Graduação. Formação de recursos humanos |
title_short |
Aspectos e tendências relevantes para a concessão de bolsas de pós-graduação |
title_full |
Aspectos e tendências relevantes para a concessão de bolsas de pós-graduação |
title_fullStr |
Aspectos e tendências relevantes para a concessão de bolsas de pós-graduação |
title_full_unstemmed |
Aspectos e tendências relevantes para a concessão de bolsas de pós-graduação |
title_sort |
Aspectos e tendências relevantes para a concessão de bolsas de pós-graduação |
author |
Silva Martins, Zena Maria |
author_facet |
Silva Martins, Zena Maria Oliveira, João Tiburcio Dias de Muniz, Graciela Ines Bolzon de Souza, Diogo Onofre Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, João Tiburcio Dias de Muniz, Graciela Ines Bolzon de Souza, Diogo Onofre Gomes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Martins, Zena Maria Oliveira, João Tiburcio Dias de Muniz, Graciela Ines Bolzon de Souza, Diogo Onofre Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bolsas de Pós-Graduação. Financiamento da Pós-Graduação. Formação de recursos humanos |
topic |
Bolsas de Pós-Graduação. Financiamento da Pós-Graduação. Formação de recursos humanos |
description |
A política de pós-graduação no Brasil tem na concessão de bolsas um de seus maiores instrumentos de fomento. Entretanto, por meio de uma análise das informações apresentadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e utilizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para subsidiar a concessão adicional de bolsas do Programa de Demanda Social em 2011, verifica-se a existência de algumas tendências na pós-graduação brasileira que não são consideradas no processo de concessão de bolsas, mas que poderiam contribuir para a redução das assimetrias do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/3009 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/3009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/3009/2488 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 21 No. 2 (2012); 9-30 Momento - Diálogos em Educação; v. 21 n. 2 (2012); 9-30 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944869740183552 |